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Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
História e Patrimônio. Conhecendo Maranguape
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
01/02/2021
Previsão de Fim:
30/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
6500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Amelia Rodrigues de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/02/2021 30/11/2021
Antônia Ingrid Souza Maia IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/02/2021 30/11/2021
Ayslane Souza Coêlho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 22/11/2021 30/11/2021
Jessyca Almeida Bessa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/02/2021 30/11/2021
Julio Renan Teixeira Braga IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 01/02/2021 17/09/2021
Julio Renan Teixeira Braga Colaborador Externo Integrante Sem vínculo Não 2 18/09/2021 30/11/2021
Mateus Pereira de Sousa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 01/02/2021 30/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Equipamento e Material Permanente 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O município de Maranguape está situado a 22 quilômetros de distância da capital do estado, Fortaleza. A cidade foi elevada à condição de município através da lei nº 553, de 17 de novembro de 1851, mas sua história remonta às origens do povoamento da capitania do Siará-Grande. Há indícios de que os holandeses, que dominaram o nordeste brasileiro de 1630 a 1654, realizaram expedições ao Monte Itarema após tomarem notícia da existência de minas de prata no local. Essa expedição teria constituído a primeira penetração do “homem branco” nas terras que hoje compõe o município de Maranguape. Tal fato é apenas um dentre muitos que revelam a importância histórica e cultural que Maranguape tem. A cidade é o berço de um dos maiores historiadores brasileiros, Capistrano de Abreu, que deixou para a historiografia brasileira um legado de obras importantíssimas, como "Caminhos antigos e povoamento do Brasil" e "Capítulos de História Colonial". Além disso, Maranguape possui um conjunto arquitetônico urbano bastante relevante, com exemplares que remontam ao século XIX, como a Igreja Matriz, o Solar dos Correias, construído para abrigar os doentes de cólera e tuberculose; o Solar dos Sombras, residência do primeiro Intendente da cidade; e o Solar Bonifácio Câmara, prédio de forte influência portuguesa, antiga residência da família Correia e que hoje abriga a Biblioteca Municipal Capistrano de Abreu. Vale mencionar também a presença dos povos indígenas, que habitam a região desde tempos imemoriais, como os antigos Potiguara, hoje Pitaguari. As referências apresentadas anteriormente são importantes para percebermos, minimamente, a relevância histórica que tem a cidade de Maranguape, com um patrimônio cultural bastante significativo. É justamente por perceber a relevância desse patrimônio, que o Instituto Federal do Ceará – Campus Maranguape propõe o presente projeto de extensão, que visa a envolver a comunidade e seus bens culturais, ajudando a população a (re)conhecer a importância da sua própria história, a fortalecer seus vínculos identitários com a cidade e a região onde vivem e a preservar as memórias do município como um legado para as gerações futuras.
Justificativa
Segundo o Guia de Educação Patrimonial elaborado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Educação Patrimonial é “um processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado no Patrimônio Cultural como fonte primária de conhecimento e enriquecimento individual e coletivo”. Entenda-se aqui patrimônio cultural como algo bastante diversificado, que pode ir de uma edificação a uma festa religiosa, de um objeto a uma narrativa. É através da experiência e do contato direto com as evidências e manifestações da cultura que crianças e adultos desenvolvem uma relação ativa de conhecimento, apropriação e valorização de sua herança cultural. Seguindo essa linha de entendimento, o projeto atuará em duas frentes: a primeira é produzir um material didático que será distribuído entre os alunos do Ensino Fundamental I da rede municipal de Maranguape; e a segunda é ofertar aos professores da rede municipal uma formação que os capacitem a utilizar o patrimônio cultural da cidade como ferramenta educacional, a fim de chamar a atenção da comunidade para a importância de preservação desses bens culturais como forma de fortalecer os sentimentos de identidade e cidadania. A cartilha desenvolvida servirá como material didático que será utilizado pelo professor para sensibilizar o olhar de seus alunos para as questões relativas ao patrimônio cultural. Com o intuito de envolver a comunidade acadêmica, o projeto contará com a participação de alunos do curso Integrado em Informática no trabalho de produção de arte da cartilha, bem como na sua diagramação, o que será importante para que os mesmos possam pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso.
Público Alvo
Professores e alunos da rede municipal de Maranguape do Ensino Fundamental I
Objetivo Geral
Capacitar professores da rede municipal de ensino a utilizarem o patrimônio cultural como ferramenta educacional.
Objetivo Específico
Despertar nos alunos o interesse pela história local; Refletir sobre a relação entre patrimônio cultural e educação; Possibilitar aos alunos do curso técnico em Informática a oportunidade de pôr em prática habilidades e conhecimentos adquiridos no curso técnico
Metodologia
O projeto será desenvolvido em quatro partes: 1ª - Pesquisa histórica e escrita do texto que irá compor a cartilha; 2ª - Produção gráfica da cartilha; 3ª - Impressão e distribuição da cartilha aos alunos do Ensino Fundamental I 4ª - Formação dos professores da Rede Municipal