Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Tópicos de Matemática para Olimpíadas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
08/02/2021
Previsão de Fim:
30/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Seminário
Relatório
Prova
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/02/2021 30/08/2021
Hudson de Souza Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/02/2021 30/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto é uma iniciativa conjunta entre o IFCE Campus Crateus, o IMPA e a SBM com o proposito de ofertar treinamento para olimpiadas academicas de Matematica, em especial OBM, OCM e OBMEP. As olimpiadas academicas vem ganhando espaço como atividades promotoras e indutoras de conhecimento. Alunos com interesse em Matematica encontram nessas competições formas de testar seus conhecimentos e mediante programas como OBMEP na Escola, POTI e PIC ampliar seus conhecimentos e ate mesmo serem contemplados com bolsas de estudos. O objetivo do polo é oportunizar um aprendizado diferenciado na perspectiva olimpica para alunos do Fundamental II, Médio e alunos do ensino superior.
Justificativa
Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais. As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante. Algumas vantagens para alunos que se dedicam a participar de olimpíadas científicas: 1. São desafiadoras. Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra um jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar uma determinada fase? Provavelmente, se o jogo fosse muito fácil, você não teria gostado tanto dele e sequer se lembraria. 2. Oportunidade de você se aprofundar em uma matéria de seu interesse. Gosta de fazer contas, treinar o raciocínio e de matemática? Gosta de computadores e gostaria de aprender mais sobre programação? De entender como “funciona” a vida, como são os seres vivos e como é o seu corpo? Do mundo invisível dos átomos e de como eles se organizam para formar tudo o que vemos ao nosso redor? De saber as características dos lugares e do que está acontecendo em nosso planeta? De saber a história de nosso país? Gostaria de tentar construir um robô? De como funcionam as leis da física, que regem todo o nosso universo? Por que não se aprofundar nessa matéria e fazer uma prova sobre apenas essa matéria que você gosta? 3. Bolsas de Estudo. Quer ganhar uma bolsa de estudo? Alguns colégios brasileiros oferecem bolsas que variam de 40% a 100% para alunos premiados em olimpíadas. 4. Abrem portas. Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país, destaques em competições internacionais, diretores de colégios que são destaques no Brasil, entre outros. 5. Faculdade no Exterior. Já pensou em estudar em Harvard, Oxford, Princeton, MIT, Cambridge etc? As suas chances de ser aceito aumentam muito se você for premiado em uma olimpíada internacional, indo representar o Brasil no exterior, e até mesmo, sendo um dos destaques nas competições brasileiras. 6. Currículo. Sempre é bom ter um bom currículo, nunca se sabe quando você pode precisar, e essas competições melhoram e muito o seu currículo escolar. 7. Amizades. Nessas competições você sempre conhece muitas pessoas novas e faz vários amigos. 8. Te diferenciam. Quantas pessoas você conhece que participam de olimpíadas científicas? Podem até ser muitas, mas com certeza são menos do que a quantidade de pessoas que você conhece que não participam. 9. Vestibular. Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros. 10. Melhoram o seu rendimento escolar. Estudar para elas é igual se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr uma maratona, uma corrida de 1km não será nenhum desafio para você, e o mesmo acontecerá com as matérias da sala de aula.
Público Alvo
Alunos da rede publuca e privada, estadual e municipal, regularmente matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Objetivo Geral
Oportunizar encontros para discussões de questões de nivel olimpico na area de Matemática
Objetivo Específico
Preparar os alunos para as olimpiadas nacionais de Matemática
Metodologia
As aulas do Polo ocorrerão as quartas e quintas-feiras de 13h as 17h de forma remota via Google Meet, ministradas pelos professores. Nos encontros haverá aula expositiva, resolução de exercicios e estudos em grupo. O projeto se iniciara dia 08/02 com a presença de todos os alunos e professores em solenidade virtual, tratando sobre a tematica olimpica e sua relevancia no futuro academico do aluno. As semanas pares do mês (2a e 4a) serão destinadas aos blocos de Geometria e Combinatoria e as demais os blocos de Algebra e Teoria dos numeros. Os alunos farão testes periodicos ao final de cada bloco.