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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Reciclando o futuro
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Resíduos Sólidos
Data de Início:
01/03/2021
Previsão de Fim:
30/09/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
4000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rodrigo de Salles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ariadne Maciel de Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
David Santos Magalhães IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
Elias Xavier Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
Hiago Soares Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
João Batista de Sousa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
Luciana Antonia Araujo de Castro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/03/2021 30/09/2022
Rodrigo de Salles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/03/2021 30/09/2022
Silvia Rafaela da Costa Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 01/03/2021 30/09/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Catadores de Resíduos sólidos Não
Escolas e centros de ensino do município de Paracuru - CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Projeto Amigos do Mar: Caracterização dos resíduos solidos coletados nas praias e promoção da educação ambiental no combate ao lixo marinho no município de Paracuru-Ceará. Projeto
Reciclando o futuro Projeto
Apresentação
O programa: “Reciclando o futuro” é uma iniciativa de estudantes e professores do IFCE, Campus Paracuru. A proposta essencial do programa consiste em criar uma rede de coleta seletiva de resíduos sólidos urbanos - RSU, disponibilizando nas escolas uma estrutura de armazenamento de produtos com valor econômico, tais como papel, metais e plástico. O programa existe a cerca de um ano e baseia-se do no tripé clássico do desenvolvimento sustentável. Do ponto de vista ambiental tem por objetivo destinar à reciclagem os resíduos sólidos gerados pelas famílias dos estudantes das escolas do município de Paracuru. Já sob o ponto de vista econômico, busca gerar renda aos catadores de resíduos sólidos, facilitando o acesso à matéria prima e disponibilizando material limpo e livre de riscos à saúde. Em relação ao aspecto social, trata de conscientiza os estudantes sobre a necessidade urgente de destinar adequadamente os resíduos sólidos, por meio da educação ambiental.
Justificativa
A gestão dos RSU representa um dos temas centrais relacionados à conservação e manutenção dos serviços ambientais em todo o mundo. São inúmeras iniciativas, como a proposta pela Organização das Nações Unidas que, em 2020, instituiu a década da reestruturação dos ecossistemas, cujo pacto internacional previsto para os próximos dez anos prevê, dentre outros desafios, reduzir a quantidade de RSU lançados nos oceanos (UN, 2020). No Brasil o tema ganhou relevância e maior direcionamento das ações a partir da Lei nº 12.305/10, de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (BRASIL, 2010). No entanto, as estimativas não apontam para uma efetiva solução deste problema. Entre 2010 e 2019 a produção total e percepta de RSU aumentou em cerca de 15%, resultando que, atualmente, cada brasileiro produz, em média, um quilo de lixo diariamente (ABRELPE, 2020). Aproximadamente metade dos municípios nordestinos realizam coleta seletiva de RSU, entretanto, o município de Paracuru não se inclui neste contexto. Outro fato relevante é que embora seja uma meta nacional e, portanto, uma obrigação dos municípios construíres aterros sanitários, este município ainda lança seus resíduos de maneira desordenada, em um lixão a céu aberto, a cerca de 3km do centro da cidade. Neste programa constará, sobretudo, três metas elencadas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) municipal: a reciclagem de RSU, a educação ambiental nas escolas, além da inclusão de grupos de catadores nas ações contínuas da cadeia produtiva dos RSU, incluindo a geração de renda (BRASIL, 2010). O IFCE, Campus Paracuru, possui os cursos superiores de Licenciatura em Ciências Biológicas e Tecnologia em Gestão Ambiental, além do curso técnico subsequente em Meio Ambiente, tendo como componente essencial e permanente a Educação Ambiental, em consonância com a lei n°9.795, da educação nacional (BRASIL, 1999). Espera-se que o desenvolvimento deste programa possa contribuir para uma gradual mudança de comportamento e, assim, reduzir os impactos ambientais gerados pelos RSU.
Público Alvo
Professores e estudantes das escolas municipais e estaduais do município de Paracuru Catadores de RSU do município de Paracuru
Objetivo Geral
• Propor e executar uma estratégia tecnológica simples e reaplicável que envolva os jovens da rede pública de educação, os resíduos sólidos gerados nas residências e os catadores de lixo.
Objetivo Específico
• Confeccionar estruturas de recebimento dos resíduos sólidos que possuem valor comercial na cidade de Paracuru (papel, metal e plástico). • Realizar palestras de conscientização sobre a problemática dos resíduos sólidos no Brasil, as possibilidades de ação e as políticas públicas que tratam sobre o tema. • Avaliar os efeitos das estratégias de conscientização. • Gerar TCC’s, artigo e demais materiais didáticos.
Metodologia
A estratégia metodológica se baseia na proposta da pesquisa-ação, que consiste em integrar à pesquisa a ação engajada, unindo o conhecimento teórico, sistemático e de perfil acadêmico ao ativismo prático das ações sociais, realizado pelas comunidades organizadas (ENGEL, 2000). A “ferramenta metodológica” que viabilizara os objetivos elencados neste programa é o da educação ambiental, seguindo as estratégias consagradas por este campo de trabalho. A estratégia pode ser resumida em três momentos. Iniciará com a sensibilização, por meio de palestras. Em seguida serão implementadas ações práticas, quando os discentes recolherão os resíduos sólidos gerados em suas residências e descartarão em um ponto de coleta seletiva nas escolas. Por fim será feita a transferência dos RSU para os catadores. Os projetos que farão parte do programa serão executados semestralmente, ao longo do período letivo, em escolas selecionada no município de Paracuru. Após a conclusão das etapas proposta logo abaixo, a equipe reiniciará as ações em uma outra escola, elencando um representante local para dar continuidade as ações. Desta forma, espera-se que dez escolas (10 projetos) sejam beneficiadas com o programa “reciclando o futuro”. Em cada escola será selecionado um grupo e catadores para receberem os RSU, gratuitamente. Etapas de execução dos projetos nas escolas: Etapa 1 – Sensibilização das escolas: Os membros do projeto realizarão uma reunião junto à diretoria da escola selecionada, demonstrando as propostas e etapas a serem realizadas em parceria com os professores e alunos. Definida a parceria, será elaborado um calendário de atividades para o semestre letivo. Etapa 2 – Construção de estruturas de armazenamento dos resíduos sólidos: Os coletores consistem em “bags” de rafia de grande porte, fixados em ambiente protegido da chuva e, preferencialmente, posicionados na entrada da escola ou ao longo do caminho percorrido pelos alunos em direção às salas de aula. Esta estratégia visa facilitar o descarte do material, além de chamar a atenção para o descarte consciente. Serão disponibilizados três coletores, visando à seleção de papéis, plásticos e metais. Não haverá coleta de vidros, haja vista que este produto ainda não apresenta valor agregado no município, bem como por apresentar riscos durante o transporte e o armazenamento. Para cada coletor será confeccionado um painel, devidamente identificado com a cor do item a ser armazenado e contendo exemplos de produtos. Etapa 3 – Palestra de conscientização e implementação: tem por finalidade apresentar a problemática mundial em relação à produção de RSU, as estratégias adotadas para minimizar os danos ambientais, algumas políticas públicas adotadas no país e a proposta do projeto a ser adotada na escola. A apresentação será feita pelos alunos do IFCE Campus Paracuru, com uso de projetor e duração aproximada de 50 minutos. Etapas 4 e 7 – coleta de dados e doação dos resíduos sólidos: após seis semanas ou sempre que os coletores estivessem cheios, todo o material será triado, pesado e doado para um grupo de catadores pré-selecionados. As informações serão armazenadas em planilha Excel para posterior análise dos dados. Etapa 5 e 8 – pré-análise dos dados: por meio de uma equação matemática, será avaliada a eficiência do processo de conscientização dos alunos e, consequentemente, a adesão ao processo de destino adequado dos RSU. A equação consiste em uma regra de três simples, envolvendo a quantidade de RSU que deveria ser armazenada e a quantidade que de fato foi armazenada pelos alunos, em quilos, durante o período em que as estruturas de armazenamento ficaram expostas, sendo o valor expresso em porcentagem. A equação funcionará como um “índice de eficiência” e permitirá a comparação entre os ciclos de armazenamento de RSU. Equação (1) PRSU ind. x Na x Nh x D ------------100% PRSU e-------------------------------------X Onde: PRSU ind. = Peso médio do resíduo sólido urbano (sem considerar o vidro e a matéria orgânica), em quilos, gerado por habitante, dia, no Brasil (ABRELPE, 2020); Na = Número de alunos da escola; Nh= Número médio de habitantes por moradia do município de Paracuru; D = Dias de armazenamento de RSU; PRSU e = Peso total do RSU, em quilos, armazenados pelos alunos durante o período. Etapa 6 e 9 – Palestra de divulgação dos resultados parciais e finais: tem por objetivo apresentar os resultados parciais e finais do projeto, demonstrando a quantidade de cada RSU depositado nas estruturas de armazenamento durante os ciclos. Neste momento os alunos serão informados sobre o resultado do índice de eficiência do projeto. Após a apresentação dos dados será realizado um breve debate, ressaltando a importância da coleta seletiva e o quanto os alunos ainda podem contribuir. Por fim os alunos serão desafiados a participarem mais ativamente na tarefa de trazer seus RSU para as estruturas de armazenamento. Etapa 10 – Dar continuidade ao projeto na escola – Serão apresentados os resultados e os benefícios alcançados com a execução do projeto. Esta etapa visa emancipar a escola na tarefa de dar continuidade ao projeto. Para isso a escola deverá garantir autonomia para que o profissional que acompanhou as etapas do projeto possa dar continuidade, por meio das campanhas de divulgação, controle dos coletores de armazenamento dos RSU, contato com o grupo de catadores parceiro da escola e repasse dos dados à coordenação do programa “Reciclando o futuro”.