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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Uma nova visão sobre a Eletricidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
22/02/2021
Previsão de Fim:
25/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jorge Roberto Pereira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Clara Souza Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/02/2021 25/06/2021
Jorge Roberto Pereira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/02/2021 25/06/2021
Jose Elias Araujo do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/02/2021 25/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
II Seminário de Extensão do IFCE Campus Acaraú (SEMEX): Saber, fazer e conviver - a extensão acadêmica e seu papel social Evento
Apresentação
Os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio indicam que a área de Física (BRASIL, 1999b, p. 54) e, em especial, as áreas de Ótica e Eletromagnetismo “além de fornecerem elementos para uma leitura do mundo da informação e da comunicação, poderiam, numa conceituação ampla, envolvendo a codificação e o transporte da energia, ser o espaço adequado para a introdução e discussão de modelos microscópicos”. Destaca-se assim a importância de uma compreensão dos conteúdos dessa área para uma formação efetiva do aluno, que o faça capaz de entender os conhecimentos científicos como também contextualizá-lo nos fenômenos que acontecem em sua vida diária.
Justificativa
Hoje novos espaços de aprendizagem começam a ser planejados e construídos, não mais restritos ao perímetro em que ocorre uma relação tradicional e fechada entre professores e alunos. Verifica-se que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram na impossibilidade de visualização dos campos elétricos e magnéticos por parte dos alunos no espaço tridimensional. Segundo Paz (2007, p. viii), "constatamos que as dificuldades de aprendizagem dos conteúdos de Eletromagnetismo se concentram no entendimento das interações e comportamento das variáveis eletromagnéticas no espaço tridimensional". O professor deve ser um constante pesquisador. Kenski (2003, p. 90) indica que o professor é um profissional que se reinventa a cada dia, que aceita os desafios e a imprevisibilidade da época para se aprimorar cada vez mais. Que procura conhecer-se para definir seus caminhos, a cada instante. Em um momento social em que não existem regras definidas de atuação, cabe ao professor o exame crítico de si mesmo, procurando orientar seus procedimentos de acordo com seus interesses e anseios de aperfeiçoamento e melhoria de desempenho. Dentre os conteúdos de Física que apresentam um grau maior de dificuldade de aprendizagem, comparado aos demais, está o Eletromagnetismo. Paz (2007, p. 17) ainda afirma que os professores, de modo geral, declaram que os estudantes expressam dificuldades na aprendizagem dos fenômenos, leis e conceitos que o envolvem. Compreendendo esse contexto de importância versus dificuldade, pensou-se na construção e divulgação de materiais de fácil linguagem, reunindo os principais conteúdos de Eletricidade, afim de levar um melhor entendimento para alunos de ensino médio e que estão no início da graduação.
Público Alvo
Alunos de ensino médio da rede municipal de Acaraú.
Objetivo Geral
Elaborar materiais didáticos, reunindo os conteúdos de Eletricidade, com linguagem de fácil entendimento, para alunos do ensino médio e graduação.
Objetivo Específico
• Analisar o conteúdo da disciplina de Eletricidade; • Transformar todo o conteúdo em uma linguagem mais simples; • Associar a teoria com a prática.
Metodologia
Esse projeto de extensão será trabalhado por meio de metodologia bibliográfica de caráter qualitativo, ou seja, por análise valorativa. Deste modo, os conteúdos pesquisados serão buscados em fontes como livros didáticos renomados, a exemplo disso, o Fundamentos de Física, do autor Moysés Nussenzveig, o Fundamentos de Física volume 3 do autor David Halliday, além de se buscar tais conteúdos também em artigos científicos, sempre fazendo paralelos entre a teoria e os fenômenos relacionados a ela.