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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Trabalho colaborativo na formação continuada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
26/02/2021
Previsão de Fim:
26/02/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Luiz Torres Raposo Neto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Luiz Torres Raposo Neto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/02/2021 26/02/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do evento do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. A palestra abordará o tema: Trabalho colaborativo na formação continuada. A palestra tem por escopo desenvolver uma reflexão crítica sobre o processo de formação docente sob uma perspectiva colaborativa de conhecimento, tendo como base analítico o contexto educacional para unir teoria-prática efetivando as ações docentes no processo de ensino e aprendizagem.
Justificativa
A atual legislação educacional, representada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei nº 9.394/96, que estabelece as diretrizes básicas da educação nacional (LDB) determina que a adequada formação dos profissionais do magistério constitui elemento fundamental para a melhoria da qualidade da educação escolar no Brasil. Assim considerando é que os artigos 62, 64 e 67 dessa mesma Lei dão especial destaque ao tema, e sinaliza com a progressiva elevação dos níveis de formação do magistério e seu permanente aperfeiçoamento. É sabido que a garantia da qualidade da educação depende de vários fatores. O mais importante deles, com certeza é aquele relativo à competência dos profissionais do magistério. Professores bem formados, atualizados e motivados constituem o elemento básico para a educação de qualidade. É notória a ênfase que a LDB dá a formação continuada dos profissionais do magistério. O artigo 63 garante “programas de educação continuada para os profissionais do magistério de todos os níveis”. O artigo 67 em seu inciso II estabelece que, nos estatutos e planos de carreira do magistério público, deverá ser previsto o “aperfeiçoamento profissional continuado, com licenciamento periódico remunerado”.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Compreender os significados e as contribuições das políticas de formação continuada na efetivação da prática pedagógica.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto.
Metodologia
A palestra será ministrado pelo professor doutor Raphael Moreira Martins e contará com o professor mestre Luiz Torres Raposo Neto como debatedor, ambos do Instituto Federal do Ceará (IFCE). A palestra será realizada no dia 26.02.2021 e será dividida em dois momentos: 1) fala das professoras e apresentação do suporte teórico relacionado ao tema; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os alunos se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento.