Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
24/02/2021
Previsão de Fim:
29/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
3000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Antonio Nunes de Oliveira Vieira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Marcos da Costa Silvano IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 25/02/2021 29/12/2021
Antonio Nunes de Oliveira Vieira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 24/02/2021 29/12/2021
Antony Gleydson Lima Bastos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Arquimedes Albuquerque Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Beatriz Pinheiro Nogueira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/02/2021 29/12/2021
Efraim de Alcantara Matos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
José Eduardo Melo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/02/2021 29/12/2021
José Felipe Guedes Feitosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/02/2021 29/12/2021
Keli Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 25/02/2021 29/12/2021
Kilvia Maria Viana Avila IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Marcelo Nobre dos Santos Beserra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Ramon Andre Mesquita Teixeira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Romeu de Oliveira Felizardo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/02/2021 29/12/2021
Saulo de Lima Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/02/2021 29/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
5ª JORNADA DE FÍSICA Programa
Apresentação
O projeto Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro se propõe ao desenvolvimento de atividades e ações de extensão universitária ligadas aos cursos de Licenciatura em Física e em Matemática e, apoiado pelas coordenações dos referidos cursos em colaboração com os docentes das Licenciaturas, membros da comunidade externa e de outras instituições (IFCE Iguatu, UECE/FECLI e Prefeitura de Cedro). O conjunto de ações e atividades tem como uma de suas principais finalidades estreitar os laços afetivos e cognitivos entre os licenciandos e docentes dos cursos de licenciatura e aproximá-los cada vez mais da comunidade externa, numa perspectiva voltada à: - Divulgação e fortalecimento das licenciaturas ofertadas no IFCE Cedro; - Popularização da ciência; - Ampliação do acesso aos conhecimentos científicos e aos instrumentos de pesquisa; - Divulgação das produções científicas atuais cuja compreensão básica de faz necessária a toda comunidade.
Justificativa
Para Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016, p. 2), “a extensão universitária deveria ser vista pelos estudantes como um processo que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre universidade e sociedade”. Para esses autores, os acadêmicos ainda não têm essa visão de extensão universitária e que certamente ela não está ocupando o devido espaço na tríade ensinopesquisa-extensão. Uma possibilidade ainda mais preocupante, segundos os autores citados, é que os discentes “não conheçam a importância que tem a participação em projetos de extensão para sua formação profissional e cidadã”. Pensando em possibilitar aos licenciando uma formação ampla e sólida, tanto profissional quanto cidadã, à medida em que se possibilita uma maior interação deles, o IFCE Cedro e o público externo, foi que se pensou a ação aqui denominada de “Ciclo de Palestras das Licenciaturas do IFCE Cedro”. Esta visa atingir o público interno (discentes e docentes do IFCE Cedro, em especial dos das licenciaturas) e o público externo (membros da população em geral, crianças, jovens e adultos, estudantes ou não). As atividades envolvem o desenvolvimento de palestras, seminários e visitações guiadas a instituição. Segundo Garcia (2012), o oferecimento de palestras desencadeou historicamente um movimento de disseminação do conhecimento gerado pela universidade à sociedade. Ao aproximar a universidade da sociedade possibilitou-se a esta tomar ciência do conhecimento produzido pela comunidade científica. Para o mesmo autor esse tipo de programa ainda tem atualmente grande importância para a comunicação das instituições de educação com a sociedade, entretanto não podemos resumir a extensão como proposta institucional a esse tipo de evento. A extensão pode possibilitar maior aproximação, articulação, relacionamento efetivo e direto entre instituições de ensino responsáveis pela formação e qualificação de profissionais para a sociedade. Ações como o oferecimento de palestras podem facilitar a aquisição de conhecimentos extracurriculares, de forma a ampliar a formação discente e docente. Além disso, o envolvimento de discentes na execução de atividades de extensão contribui, segundo Bobrowski, Gonçalves e Rocha (2016), para a consolidação de uma formação profissional e cidadã consistente com as demandas da sociedade. A extensão tem o potencial de ampliar e consolidar conhecimentos e técnicas úteis na docência na medida em que proporciona contato prévio entre os licenciandos, pesquisadores e estudantes do ensino básico de modo a favorecer posturas e conhecimentos necessários à atuação docente. Para Frizzo, Marin e Schellin (2017, p. 17), “os saberes docentes são fundamentais para o desenvolvimento da prática pedagógica, sendo a extensão um caminho importante para a construção dos mesmos”. Nesse contexto, o projeto de extensão aqui proposto tem o potencial para fortalecer o elo existente entre a instituição (IFCE Cedro) e a comunidade (Membros da população de Cedro e de outras cidades próximas), oferecendo aos participantes a oportunidade de compreender fenômenos, leis e descobertas científicas atuais, aspectos relacionados à ciência e a sociedade, a formação docente, as práticas pedagógicas e a formação cidadã.
Público Alvo
Estudantes e professores das Licenciaturas em Física e Matemática
Objetivo Geral
• Divulgar e fortalecer as licenciaturas do IFCE Cedro à medida que se desenvolve ações voltadas a comunidade externa visando a ampliação das formações discente, docente e cidadã.
Objetivo Específico
• Divulgar as Licenciaturas do IFCE Cedro; • Estreitar os laços entre os cursos de Licenciatura do IFCE Cedro e a comunidade externa; • Engajar docentes e discentes do ensino básico e superior em atividades relativas ao ensino, pesquisa e extensão; • Contribuir com a popularização da Ciência, a divulgação do conhecimento científico e as produções atuais em ciência; • Fortalecer a formação acadêmica e incentivar alunos a trilharem a carreira científica.
Metodologia
Oferta de palestras mensais para a comunidade local e externa.