Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DESVENDANDO OS DESAFIOS DO ENEM
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
24/02/2021
Previsão de Fim:
25/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Augusto Cesar Oliveira Bezerra IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 24/02/2021 25/05/2021
Beatriz Campina Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Emanuele do Nascimento Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Francisca Myrtes de Sousa Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Francisca Trifena Silva Faustino IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Gabriel da Silva de Menezes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Gustavo de Sousa Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 24/02/2021 25/05/2021
Leonardo Rodrigues Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 24/02/2021 25/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Pensando no déficit que os pré-vestibulandos tiveram e estão tendo devido a pandemia, que ocasionou na suspensão das aulas e implementação do ensino à distância. O ensino à distância não fazia parte do ensino básico até então e por esse motivo as medidas e planejamentos foram feitos de maneira emergencial, deixando alguns alunos com acesso limitado ao material ou até nenhum acesso. Algumas problemáticas, como falta de equipamentos para assistir às aulas, falta de internet para acessar os materiais, tempo reduzido das aulas, conteúdos ofertados de maneira suprimida, o déficit de conteúdos que os alunos já trazem dos anos anteriores, a falta de orientações e de suporte psicológico para a prova, podem refletir e interferir diretamente no resultado do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). Pensando em oferecer algum suporte para os alunos em um momento tão decisivo, decidiu-se oferecer um suporte que estivesse ao alcance da equipe proponente do projeto, com o intuito de colaborarum pouco na vida desse pré-vestibulando. Ofertando aulas e conteúdos no formato de postagens em uma plataforma de uso comum para os adolescentes que é o Instagram, meio que tem acesso fácil em qualquer smartphone, além de disponibilizar materiais com conteúdos focados na prova do ENEM em formato de resumos que não exijam muita internet para fazer download. Dessa forma, pretende-se oferecer suporte sobre um momento que a equipe proponente do projeto já passou e superou, dando dicas do que pode ajudar nesse momento e orientações do que funcionou dentro da experiência da equipe, aliando-se a tudo aprendido no curso de licenciatura em química, passando um pouco do conhecimento e formação.
Justificativa
Diante das limitações do acesso aos conteúdos do Exame Nacional do Ensino Médio, existe uma grande dificuldade de alunos com vulnerabilidade social para o acompanhamento das aulas e do aprofundamento nas disciplinas. Em decorrência da pandemia da COVID-19 e da interrupção das aulas presenciais nas escolas, muitos alunos foram prejudicados por não serem preparados para o ENEM. Além do preparo psicológico, é necessário que haja orientações para a prova, pois existem alguns macetes que facilitam a resolução das questões. Falta de orientação sobre as Prova O Exame Nacional do Ensino Médio é um divisor de águas na vida dos estudantes em vulnerabilidade social. É através desta ferramenta que tal público tem acesso ao ensino superior e consequentemente a melhores oportunidades trabalhistas e qualidade de vida. Assim, o ingresso no ensino superior é uma forma de ampliar as expectativas de futuro desse público. Redução das perspectivas de futuro Aumento da vulnerabilidade Social
Público Alvo
Alunos do ensino médio que estão com dificuldades para estudar pro ENEM.
Objetivo Geral
Facilitar o acesso aos conteúdos do ENEM
Objetivo Específico
fornecer orientações sobre a prova do ENEM
Metodologia
O projeto será desenvolvido com o intuito de facilitar o acesso aos conteúdos do ENEM, serão planejadas vídeo aulas com conteúdos voltados às ciências da natureza (Química, Física e Biologia) com os assuntos que mais caem no ENEM, como também resolução de questões para fixação dos conteúdos. Os alunos terão acesso aos conteúdos através de uma página que será criada no instagram e poderão acompanhar semanalmente as aulas disponibilizadas. Além disso, serão criados conteúdos em formato PDF, pensando nos alunos que possuem dificuldade com acesso à internet. As primeiras aulas serão de química abordando os conteúdos de ligações química, forças intermoleculares, estequiometria, compostos orgânicos, eletroquímica e termoquímica. Logo após, serão abordados os conteúdos de biologia, origem da vida e evolução, bioquímica, células, ácidos nucleicos, genética e ecologia e por fim física, com os conteúdos de mecânica, eletricidade e energia, ondulatória e termodinâmica.