Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
APOSTILA DE QUÍMICA PARA VESTIBULARES: CONCEITOS E APLICAÇÕES
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Jovens e Adultos
Data de Início:
26/02/2021
Previsão de Fim:
27/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Juliana de Brito Marques do Nascimento
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Victor da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Joao Guilherme Nunes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Juliana de Brito Marques do Nascimento IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 26/02/2021 27/05/2021
Marilene Rodrigues Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Murilo Rodrigues dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Paulo Icaro Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Rafaela Fernandes Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Rayara Martins do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 26/02/2021 27/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem como objetivo aproximar os alunos dos principais conceitos da disciplina de Química para os vestibulares, abordando teoria e prática com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de cada discente. As dificuldades de aprendizado do conteúdo dessa disciplina são recorrentes, tendo em vista uma aprendizagem mecânica, a falta de recursos didáticos e motivação, e ausência de interdisciplinaridade com outros conteúdos escolares ou vivências do dia a dia. Dessa forma, com o intuito de diminuir essa visão de um conteúdo difícil, para um conteúdo de linguagem mais acessível e compreensível pelo estudante, assim contribuindo para a diminuição da reprovação, e até uma possível evasão escolar. Diante desse contexto, o público-alvo será os jovens e adultos que utilizará do recurso de uma apostila de fácil compreensão e acesso, disponibilizada na internet, com a finalidade de instigar a sua aproximação com a disciplina de Química, assim como proporcionar sua aprovação no Enem e Vestibulares.
Justificativa
A Química é uma ciência que apresenta grande relevância social pois está intrinsecamente presente em diversas áreas como: médica, industrial e científico-tecnológica. Desta forma, um ensino de química de qualidade proporciona aos cidadãos conhecimentos que podem ser vastamente utilizados para o bem comum, proporcionando à sociedade uma conscientização sobre suas ações no ambiente em que vive, oferecendo saberes, métodos e teorias para investigação do mundo em busca de melhorias gerais. (FERNANDES; SALDANHA, 2014). Contudo, percebe-se que a disciplina de Química por vezes não se mostra atrativa para o estudante. Essa problemática é decorrente de motivos internos e externos à instituição escolar como fatores socioemocionais e recursos didáticos, respectivamente. Diante desse contexto, a criação da apostila de Química poderá complementar um recurso didático escasso na instituição escolar, proporcionando ao público-alvo conquistar a tão sonhada aprovação no Vestibular e no Enem.
Público Alvo
alunos de Ensino Médio e cidadãos em geral que interessados em estudar para Vestibular e Enem
Objetivo Geral
O projeto tem como objetivo elaborar uma apostila que possibilite abordar teoria e prática da disciplina de Química, aproximando o aluno do Ensino Médio ao melhor aprendizado através de uma linguagem simples e de fácil compreensão por parte do leitor, mesmo que seja o primeiro contato com a disciplina, proporcionando a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos estudantes, democratizando técnicas e modos de entender a Química anteriormente não mencionados em sala de aula.
Objetivo Específico
1.Visando auxiliar os estudantes com os conteúdos já ministrados por professores em salas de aula, a apostila possuirá uma linguagem mais acessível ao público jovem facilitando o processo de ensino-aprendizagem do aluno, fortalecendo suas bases teóricas, com assuntos relacionados com o cotidiano. com cotidiano. Adicionalmente, pretende-se valorizar o uso de exercícios de fixação para que o aluno tenha uma experiência prévia de questões propostas em Vestibulares e no Enem. 2.A apostila busca realizar um paradoxo ao aprendizado mecânico proposto pela escola tradicional, uma vez terá uma base científica aliada favorecimento das experiências do aluno com o cotidiano, assim estimulando o estudante a realizar descobertas, partindo de conhecimentos prévios que já possui através de experiências anteriores em sala de aula e em ambientes informais e não-formais.
Metodologia
Inicialmente, será realizada a seleção e divisão de conteúdos que serão abordados no desenvolvimento da apostila de Química. Em seguida, serão efetuadas, pelos membros da equipe, sucessivas pesquisas de revisões bibliográficas de autores e estudiosos previamente estabelecidos na área de Química buscando fornecer embasamento teórico à apostila que será confeccionada. Posteriormente, com o término da fase de produção do material didático, pretende-se utilizar das plataformas disponíveis na internet, Instagram e IFCE Acadêmico, assim como verificar a possibilidade de utilizar a apostila em alguma escola de Maracanaú, visando a divulgação do produto educacional confeccionado. Para concluir, por meio da aplicação de pesquisas de satisfação e questionários de forma online, será realizada a avaliação do desempenho social atingido para efeito de comparação com desempenho social pretendido inicialmente.