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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Conexões IFCE: segunda fase
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
27/02/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Davino Machado Andrade Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Edmo Montes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Francisco Adelvane de Paulo Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/03/2021 30/06/2021
Inambe Sales Fontenele IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Israel Davi Jeronimo do Nascimento IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/02/2021 30/06/2021
Izabela Cristiane de Lima Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Iziane Silvestre Nobre IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Jobabe Lira Lopes Leite de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Joyce Maria de Sousa Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/02/2021 30/06/2021
Juliana Bianca Maia Franco IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Marilia Alencar Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 27/02/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Dede a sua origem à pandemia por COVID-19, desencadeada pelo novo coronavírus denominado de SARS-CoV-2 (do inglês, Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2), vem causando eventos drásticos na sociedade (Kamel et al., 2020). Modificando o curso natural das relações humanas e gerando efeitos deletérios no âmbito de saúde, mudanças econômicas e sociais, além de afetar consideravelmente o ambiente educacional, dentre outras situações problemáticas (Singh et al., 2020). Durante o percurso desta pandemia, em seu primeiro ano, observou-se um clima caótico e de incertezas, polarização política e desinformação, o que afetou negativamente o cenário vivenciado, contribuindo para a falta de controle, maior disseminação do vírus e alta mortalidade por essa doença infecciosa (Moscadelli et al., 2020). Várias interrogações são evidentes no atual momento, principalmente no tocante ao prognóstico e desfecho da pandemia, gerando assim, preocupação e hesitação. Neste contexto, frente a esta nova realidade, surge a necessidade de medidas que visem reduzir o impacto negativo do período pandêmico, nos mais variados aspectos. Medidas tais como o combate a desinformação, a promoção de ações educativas que desencadeei maior consciência sobre as orientações corretas dos órgãos de saúde, papel da ciência, compreensão dos mecanismos de imunização, ações para o bem-estar e saúde mental, dentre outras são necessárias. A presente proposta, projeto ‘Conexões IFCE: segunda fase’, tem como foco proporcionar um canal ativo de cunho educacional, social, cultural e de saúde necessário para o período atual de pandemia. Objetivando suprir a carência de informações precisas e baseadas no método cientifico que possam gerar um maior entendimento do atual momento, assim visando reduzir o impacto negativo desta terrível pandemia. Desta forma será disponibilizado semanalmente artefatos educativos (vídeos curtos e cards informativos) através das mídias sociais do IFCE campus Camocim objetivando levar o conhecimento para a comunidade vinculada as tais mídia.
Justificativa
O ambiente desencadeado pela atual pandemia de Covid-19 é complexo e emergencial. Ressalta-se que esta pandemia, até o momento, é o maior problema deste século, afetando o mundo por completo, e desde a sua origem, deixando danos irreparáveis na sociedade. É perceptível os efeitos negativos do atual cenário, contribuindo para diversas fragilidades nos mais variados ambientes humanos e sociais. Indicando assim, à necessidade de suporte e conhecimento em relação alguns contextos, dentre eles o tratamento da doença, disseminação do vírus, medidas de prevenção, isolamento social, contágio ambiental, comunicação, tecnologias aplicáveis à doença, impactos na economia e nas relações interpessoais no cotidiano dentre outros. Assim, fundamenta-se a necessidade de métodos educativos, de fácil e amplo acesso que busquem orientar perante a estas temáticas, para assim tentar, dentre do possível, reduzir os danos que à desinforma gera no momento atual. Observa-se que as mídias sociais têm se mostrado como uma importante ferramenta de difusão de informações que visem reduzir a propagação de notícias falsas. Desta forma, o presente projeto visa planejar e elaborar vídeos / cards educativos semanais, voltados para a comunidade interna e público externo do IFCE campus Camocim, partindo do princípio de carências existentes, em relação ao conhecimento e comportamento diante à pandemia da Covid-19. A presente proposta visa dar sequência a primeira fase projeto que ocorreu no segundo semestre de 2020, e assim continuar produzindo conteúdo documental multidisciplinar, de baixo custo e de amplo acesso que possam atingir à comunidade externa à instituição por meio de mídias sociais. Gerando e otimizando a difusão de conhecimento necessário para este período de pandemia por Covid-19.
Público Alvo
Seguidores externos ao IFCE campus Camocim presente em suas mídias sociais (Instagram e facebook).
Objetivo Geral
Desencadear orientações educativas, científicas, socioambientais e de saúde através de vídeos informativos, a partir de questionamentos do público geral do IFCE campus Camocim, sobre temáticas associadas à pandemia de Covid-19.
Objetivo Específico
- Dar sequência a divulgação científica iniciada na primeira fase do projeto conexões; - Otimizar a ferramenta de divulgação científica e educativa para o contexto pandêmico por Covid-19; - Aumentar o perfil informativo do IFCE campus Camocim sobre as temáticas relacionadas à pandemia de Covid-19; - Elevar a interação entre os públicos internos e externos do IFCE campus Camocim; - Realizar a interconversão das áreas de conhecimento do IFCE campus Camocim; - Validar o uso das mídias sociais do IFCE campus Camocim para aspectos educativos; - Estimular continuidade da divulgação científica cientifica para a comunidade local e regional do IFCE campus Camocim.
Metodologia
Metodologia - Formato e equipe executora. Trata-se de um projeto de extensão de caráter educativo, científico e social, formulado no intuito de otimizar à difusão de conhecimento para a comunidade externa local, vinculada ao IFCE campus Camocim, diante a situação emergencial da Covid-19. A proposta será executada pelo corpo docente e técnico da referida instituição, conforme suas linhas de atuação, e tendo como objetivo gerar uma interação entre as diversas áreas de conhecimento. Esta segunda fase do projeto será executada nos meses de fevereiro a junho de 2021.Será continuado em outras fases conforme durar à pandemia de Covid-19, sendo reformular o e submetido novamente. Para execução da proposta serão definidas áreas de conhecimento às quais serão preparados vídeos e cardes que irão suplementar os questionamentos do público geral, obtidos por meio de consultas em mídias sociais. Os docentes e técnicos participantes da proposta serão agrupados em linhas de conhecimentos, conforme exposto abaixo: Linha 1 – Saúde e Atividade Física; Linha 2 – Biologia e Microbiologia; Linha 3 – Tecnologia da Informação; Linha 4 – Aspectos Socioambientais; Linha 5 – Geopolítica e Economia; Linha 6 – Linguística e Comunicação social; Linha 7 – Gastronomia e Nutrição; Linha 8- Biotecnologia / Química; Linha 9 – Educação e Relações Interpessoais. A proposta será feita e executada a partir do desenho abaixo. Desenho de execução da proposta: Para o desenvolvimento da proposta serão realizados 3 blocos ações. Estas darão fluidez e corpo de execução ao projeto. Estágio 1- Obtenção dos questionamentos da comunidade interna e externa. Inicialmente, será divulgado na semana, por meio das mídias oficiais do IFCE campus Camocim as temáticas as quais à comunidade poderá enviar seus questionamentos e dúvidas através de chats e do e-mail divulgados. Em seguida, as respectivas dúvidas serão encaminhadas aos docentes que tenham formação ou capacidade técnica de argumentação e resposta. Em relação as respostas/orientações, os docentes seguirão a fundamentação a partir de bases cientificas e técnicas. Estágio 2- Formatação do vídeo Ambos os questionamentos e seus respectivos comentários emitidos pelos docentes serão editados e formatados, usando o suporte de tecnologias digitais do setor de comunicação do IFCE campus Camocim. Os vídeos terão duração de em torno de 3 a 4 minutos. Serão objetivos e seguindo as normas técnicas de edição e aspectos visuais normatizados pela comunicação do IFCE. Estágio 3 - Divulgação e avaliação Os vídeos serão semanalmente divulgados nas principais mídias sociais do IFCE campus Camocim. Serão avaliados alguns critérios após divulgação; (i) quantidade de visualizações, (ii) comentários nas postagens, (iii) questionamentos e sugestões advindas pelo o público alvo. Poderão ser emitidas respostas adicionais e individuais após questionamento surgido a partir do vídeo. Critérios de inclusão e exclusão do público externo As perguntas serão previamente analisadas em relação a sua composição e ao seu teor. Serão excluídas perguntas com política partidária, de cunho preconceituoso ou que possa gerar algum desconforto ético ou de qualquer outra ordem. Ficando o discernimento de inclusão final ou não desta, pelo do coordenador do atual projeto. Todas às perguntas enviadas pelo público de forma geral serão usadas como critério de inclusão e participação no presente projeto. A equipe permanente (Tabela 1) irá fazer contato por meio de reunião remota semanalmente. Assim serão feitos os planejamentos e apontamentos das semanas futuras. Podendo adicionar novas medidas que possam melhorar à proposta. Avaliação e análise de dados O projeto irá quantificar os critérios de avaliação do projeto. Assim será estratificado o quantitativo de participação, comentários e de sugestões. À amostragem será avaliada conforme a sua distribuição, com os dados apresentados como a média e/ou mediana. A análise será feita usando o programa GraphPad Prism 7.0 (Software GraphPad, USA). Os dados serão vinculados à produção relatórios que serão encaminhados aos setores administrativos do campus do IFCE Camocim. Além de serem futuramente vinculados a produção cientifica de manuscritos.