Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
ESCOLA DE GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER - GDL JUNIOR
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
03/03/2021
Previsão de Fim:
31/12/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kleber Augusto Ribeiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 08/03/2021 31/12/2021
Gustavo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 08/03/2021 31/12/2021
Kleber Augusto Ribeiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/03/2021 31/12/2021
Marcos Monteiro da Cruz IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 08/03/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Esporte e Juventude do Estado do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Escola de Gestão Desportiva e de Lazer - GDL Junior representa uma ação extensionista integrada ao ensino e a pesquisa, estabelecida no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Fortaleza. O propósito do projeto é aproximar o estudante da prática profissional de gestor atuante na indústria do esporte. Será desenvolvido no Laboratório de Gestão do Esporte do IFCE-campus Fortaleza, estruturado no formato de escritório escola de gestão, onde os estudantes realizarão atividades inerentes à gestão de organizações do esporte, quando permitidas atividades presenciais e de forma remota durante a pandemia. As organizações serão selecionadas da comunidade cearense, para estabeleceram parcerias institucionais com vistas ao aperfeiçoamento administrativo e desenvolvimento do esporte.
Justificativa
A gestão do esporte e do lazer, enquanto área de conhecimento e área de atuação, vem crescendo a cada dia no mundo e no país. A profissionalização desta área de conhecimento tem transformado o esporte e o lazer em produtos que têm sido altamente demandados pela sociedade. O Brasil, nos últimos anos tornou-se o centro dos megaeventos esportivos no mundo, com a realização dos Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos em 2007, da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Tratando das outras dimensões do esporte, citamos a situação de evolução do futebol brasileiro, por meio da profissionalização de suas gestões, transformando os clubes em verdadeiras empresas rentáveis. O quadro crescente de profissionalização do esporte no Brasil surge como uma necessidade de desenvolvimento e de superação do amadorismo administrativo que ainda condena a evolução de diversas modalidades esportivas do país. Neste contexto, propomos o Projeto “Escola de Gestão Desportiva e de Lazer – GDL Junior” com o foco na intervenção profissional nas entidades esportivas do município de Fortaleza e estado do Ceará, com vistas ao assessoramento e apoio na profissionalização da gestão, objetivando o desenvolvimento regional do esporte e do lazer. Este projeto, além de contribuir com a formação do estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus Fortaleza, por meio da aproximação e desempenho da prática profissional supervisionada pelos professores do projeto, ofertará à comunidade esportiva local conhecimentos e apoio nas ações de gestão dos eventos e organizacional dos clubes, ligas e federações que necessitam profissionalizar suas administrações.
Público Alvo
Organizações esportivas cearenses: clubes, associações, ligas, federações, confederações e órgãos públicos do esporte.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento da gestão do esporte cearense, aliado à formação profissional dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus Fortaleza.
Objetivo Específico
Ofertar assessoramento profissional de gestão de entidades esportivas e de eventos esportivos e de lazer à comunidade esportiva do Ceará; Apoiar a gestão de eventos, entidades de prática e de administração da área do esporte e do lazer no Ceará; Ampliar a formação acadêmica e profissional dos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus Fortaleza por meio da articulando da extensão com o ensino das disciplinas curriculares aplicadas; Promover, por meio da articulação da extensão com a pesquisa, a formação e produção cientificas com o desenvolvimento dos trabalhos de conclusão de curso e pesquisas aplicadas ao ambiente organizacional esportivo; Apresentar aos estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus Fortaleza as diversas possibilidade de atuação profissional na indústria do esporte.
Metodologia
1. Seleção dos monitores: serão selecionados 4 estudantes do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Desportiva e de Lazer do campus Fortaleza, sendo preferencialmente um de cada semestre letivo. 2. Levantamento dos docentes interessados na participação no projeto; 3. Elaboração de edital de chamamento para seleção das organizações para a parceria de intervenção. 4. Elaboração de plano de trabalho para intervenção nas organizações esportivas de acordo com a demanda identificada; 5. Formalização da parceria interinstitucional; 6. Início da intervenção; 7. Realização de reuniões semanais de controle; 8. Elaboração do relatório de resultados e impactos; 9. Elaboração das produções científicas e relatos de experiência e estudo de caso. 10. Elaboração do relatório final.