Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso: O EFEITO FOTOELÉTRICO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
03/03/2021
Previsão de Fim:
03/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriela Medeiros de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2021 03/03/2021
Gabriel Medeiros de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2021 03/03/2021
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 03/03/2021 03/03/2021
Maria Thais de Brito Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2021 03/03/2021
Naltiele Araújo Cardoso IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/03/2021 03/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso sobre “O Efeito Fotoelétrico” surgiu do desejo de entender sobre o funcionamento da transferência de energia para os elétrons, e tem como objetivo expor a historicidade do tema, bem como, explicar através de simulações como esse efeito acontece e como pode ser melhor compreendido. O referido minicurso fará parte de uma das atividades da Jornada da Física Quântica.
Justificativa
O Efeito fotoelétrico é um fenômeno quântico que consiste na ejeção de elétrons em um determinado material iluminado que é exposto a uma fonte luminosa. Tal efeito foi demonstrado em 1886 por Heinrich Hertz durante seus experimentos relacionados à produção e a captação de ondas eletromagnéticas. A explicação teórica para o efeito que foi descoberto a partir do experimento com chapas metálicas e que resultava em uma maior produção de faíscas quando a chapa era exposta a luz ultravioleta só recebeu explicação teórica em 1905 pelo então físico Albert Einstein. Cerca de dois anos após a demonstração de Hertz, surge Thomson que demonstrou através de experimentos que o valor de Energia/Massa das partículas emitidas no efeito fotoelétrico era o mesmo para os elétrons associados aos raios catódicos. Entre 1903 e 1904 dois nomes também surgem para acrescentar neste ramo da física quântica, são eles Lenard e Schweidler, ambos com contribuições relevantes como por exemplo, Lenard provou que a energia dos elétrons emitidos não apresentava dependência da intensidade da luz e Schweidler mostrou que a energia do elétron era proporcional à freqüência da luz. De 1900 até 1905 surgem nomes como o de Planck e de Albert Einstein. Este último por sua vez desenvolveu uma teoria muito simples e revolucionária para explicar o efeito fotoelétrico. Ao invés de considerar a luz como uma onda, ele propôs que ela fosse considerada como fótons. A partir das ideias de Einstein e de outros foi possível adequar os conhecimentos e experiências de modo que suas aplicações para a vida humana fossem significativas, tais como a produção de energia elétrica por meio da energia solar que beneficiam países que não possuem condições para outros meios de geração de energia e até mesmo residências que optam pela produção e consumo de uma forma de energia mais limpa e mais sustentável
Público Alvo
Professores e estudantes dos cursos superiores de Física e professores e estudantes da educação básica.
Objetivo Geral
O objetivo principal é estimular os participantes a compreenderem sobre um dos fenômenos precursores da teoria quântica e que hoje faz parte do cotidiano.
Objetivo Específico
a) Expor os aspectos históricos relacionados ao entendimento do efeito fotoelétrico. b) Explicar com o uso de simulações computacionais as características do efeito fotoelétrico e suas aplicações.
Metodologia
3. Procedimentos Metodológicos. Introdução: Exposição do tema através de apresentação de slides e mediação com os participantes através do diálogo e contribuição mútua, expondo o surgimento do efeito fotoelétrico. Desenvolvimento : Exposição do contexto histórico e das principais descobertas encontradas ao longo dos anos, bem como exposição através de simulações. Avaliação: Roda de conversa com os participantes. 4. Recursos Para a realização do minicurso: devido a situação pandêmica atual e a modalidade do evento, à distância, os recursos necessários serão computadores e celulares com acesso à internet, assim como sites de simulação e aplicativos. 5. Resultados esperados Durante todo o projeto, serão trabalhadas com os participantes as descobertas encontradas e suas funcionalidades, evidenciando as suas características sobre o assunto apresentado. De modo que ao final estes sejam capazes de compreender o assunto em sua superficialidade e estejam motivados para dar continuidade pesquisando sobre o assunto e estabelecendo as conexões necessárias.