Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso: MODELOS ATÔMICOS E O EFEITO COMPTON
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
05/03/2021
Previsão de Fim:
05/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cristiane Silva Moita IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 05/03/2021 05/03/2021
Francisco Wanderson Coelho da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2021 05/03/2021
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 05/03/2021 05/03/2021
Luciele Araújo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2021 05/03/2021
Vitoria Sarah Gomes Leitão IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 05/03/2021 05/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso sobre “MODELOS ATÔMICOS E O EFEITO COMPTON” busca expor desde o surgimento dos primeiros modelos atômicos até as características do Efeito Compton. Tendo como objetivo expor a historicidade do tema e explicar, através de simulações, como esse efeito acontece e como pode ser melhor compreendido.
Justificativa
O minicurso tem como justificativa enaltecer a importância da contribuição da teoria quântica no desenvolvimento cientifico e tecnológico da sociedade, bem como incentivar o precário ensino deste ramo da Física, no ensino básico e superior. Desta forma, a abordagem de momentos históricos da construção da teoria quântica servirá para introdução dos conhecimentos prévios ao formalismo matemático desenvolvido durante todo o século XX.
Público Alvo
Professores e estudantes dos cursos superiores de Física e professores e estudantes da educação básica.
Objetivo Geral
Contribuir para divulgação do conhecimento físico, matemático e histórico da teoria quântica e seu ensino em todas as esferas da educação básica e superior.
Objetivo Específico
a. Buscar e incentivar o maior número de estudantes e interessados no tema a estudarem e conhecerem os conceitos que permeiam a teoria quântica. b. Elaborar estratégias de ensino que abordem tópicos relacionados ao surgimento da teoria quântica de forma introdutória. c. Avaliar e debater com os participantes a importância da teoria e sua aplicação no desenvolvimento tecnológico.
Metodologia
Introdução Exposição do tema através de apresentação de slides e mediação com os participantes através do diálogo, expondo o surgimento e as características do Efeito Compton e da evolução dos modelos atômicos. Desenvolvimento: Exposição do contexto histórico e das principais descobertas, além da demonstração do conteúdo através de simulações. Avaliação: Diálogo com os participantes. Recursos: Para a realização do minicurso, os recursos necessários serão computadores e celulares com acesso à internet, assim como sites de simulação e apresentação de slides. Resultados esperados: Com objetivo de incentivar os participantes a estudar e compreender o Efeito Compton, buscando a compreensão dos participantes sobre o assunto e a motivação dos mesmos continuarem pesquisando e aprimorando seus conhecimentos sobre o conteúdo abordado.