Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ecossistema Virtual de Aprendizagem: formação e prática docente em cenários remotos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
10/03/2021
Previsão de Fim:
30/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Sinara Socorro Duarte Rocha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Costa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 10/03/2021 30/06/2021
Adrielly Rodrigues das Chagas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Aiza Bella Teixeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Alyne Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Amanda de Sousa Araujo Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Ana Lídia Santana Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Andréia da Silveira Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Antônio Aildo de Freitas Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Antonio Wellington Martins de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Beatriz de Sousa Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Benaya Sanders Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Bruna Xavier dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Caio Bruno Lima Monteiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Davi de Sousa Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Domingos Denner da Rocha Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Ellen Larissa Matos Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Francisco Higor Lima Felix IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/03/2021 30/06/2021
Joana Darc Lourenco Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
João Vianei Xavier Santos Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Jose Jadson Sales de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
José Luis Faustino de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Juliana Monte Mesquita Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Lilia Mara da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Luiz Bastos da Silva Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Luiz Osmar de Lima Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Lya de Queiroz Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Mairla Rodrigues Paiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Marcio Alberto Freitas Marques dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Marcos Antonio Rocha de Lima SME Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Marcus Matheus Gomes de Farias IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Nara Lidia Mendes Alencar IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Renata Cyntia Santos de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Renner de Sousa Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Rômulo Roussel Cavalcante Arruda Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Samuel Santos do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Sandy Emanuelle Castro Braga Xavier IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Sara Oliveira Alexandre IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Sinara Socorro Duarte Rocha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Tainá Eugenio Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 10/03/2021 30/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
UFC-Laboratório de Pesquisa Multimeios Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O ano de 2020 foi marcado historicamente pela epidemia de Covid-19 no qual alunos e professores tiveram que se adaptar a um novo cenário: o ensino remoto. Diante desse cenário faz necessário que os professores em formação inicial pudessem compreender como atuar nessa nova modalidade educacional para que possam contribuir com a reflexão sobre a própria prática docente em ambientes presenciais e virtuais.
Justificativa
Vivemos um momento singular na sociedade, em que nos leva refletir o cenário da pandemia mundial de Covid-19 e suas reações. De acordo com a Unesco (2020) cerca de 1,2 bilhão de estudantes de todo o mundo foram afetados com essa situação. Por esse prisma, a utilização das Tecnologias Digitais (TD) ganhou novo olhar exigindo que as instituições tivessem que se adaptar aos modos de ensinar e de aprender, com vistas a ressignificar seus processos pedagógicos, principalmente, em relação à transição da modalidade presencial, substituída mesmo que, temporariamente, pela pelo modelo remoto. O governo brasileiro, seguindo o raciocínio dos demais países, tomaram medidas emergenciais que possibilitasse um menor número de contaminação, optando pelo isolamento social de alguns setores, dentre eles a educação. No Brasil, as aulas de todas as modalidades, como também sua infraestrutura, foram imediatamente suspensas e substituídas pela modalidade de ensino virtual. Uma realidade que gerou grandes impactos quando se trata da aprendizagem dos alunos principalmente de escolas públicas, pois muitos pais e responsáveis tiveram que lidar com desafios. Foram observadas dificuldades em manusear as novas ferramentas digitais, falta de tempo em parar e ensinar as tarefas de 2, 3, 4 filhos ou até mesmo por serem analfabetos e não entender o que está sendo repassado. É uma realidade totalmente diferente para alunos de escolas privadas, por exemplo, onde os desafios são bem menores comparados aos de escolas públicas. Com as escolas e universidades fechadas, como estratégia de enfrentamento ao vírus,professores e alunos foram estimulados a dar continuidade aos estudos de seus lares. Nesse ínterim surgiram cursos online, webinários e lives (transmissões ao vivo) para que escolas implementem, o mais rápido possível, as aulas virtuais. Em algumas situações não houve tempo hábil para formações com os educadores, e sim a imposição do uso de tecnologias digitais para essa situação, sem a devida orientação ou equipamentos adequados.
Público Alvo
Professores das escolas pública e estudantes da rede pública da educação básica de Paracuru e adjacências.
Objetivo Geral
Construir um processo formativo que desenvolva em professores em formação inicial e continuada de ciências as competências digitais para o planejamento e gestão em ambientes virtuais de ensino a partir da vivência da metodologia de ensino Sequência Fedathi em espaços virtuais de forma reflexiva.
Objetivo Específico
I)Conhecer a realidade do ensino de ciências/biologia na educação básica vivenciando o estágio como local da indissociabilidade da teoria e prática em ambientes presenciais e virtuais de forma reflexiva. II) Proporcionar aos futuros professores um curso de formação sobre planejamento, desenvolvimento, gerenciamento e avaliação de cursos em ambientes virtuais de ensino e mediação didática em cenários remotos ou híbridos com aporte da Sequência Fedathi; III) Adquirir competência para planejar e gerenciar projetos educativos que envolvam as tecnologias digitais para educação virtual/presencial de forma crítica, significativa, reflexiva e ética numa perspectiva fedathiana. IV) Praticar a docência em ambientes virtuais dde ensino superando a otica tradicional da formação docente na formação inicial de professores de ciências a partir da vivência em um ecossistema de virtual de aprendizagem. IV) Refletir sobre práxis docente promovendo um diálogo virtual entre formadores e professores cursistas acerca dos temas trabalhados na formação e atividades práticas desenvolvidas no projeto formativo.
Metodologia
O projeto terá quatro fases: 1) Análise contextual: os professores em formação inicial irão conhecer a realidade das escolas de educação básica bem como o trabalho docente desenvolvido, os recursos didáticos adotadas dentre outras atividades. 2) Sensibilização: os professores em formação inicial participarão de oficinas temáticas de tecnologias digitais e metodologias de ensino com aporte da sequência fedathi; 3) prática e vivência em ambientes remotos: os professores em formação inicial irão ministrar minicursos online com temáticas ligadas a BNCC e as ciências da natureza; sendo acompanhados por professores das escolas e do IFCE; 4) reflexão sobre a pratica docente: após a etapa de vivência os professores em formação serão estimulados por meio de entrevistas a relatar sua experiência apontando dificuldades e avanços.