Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
RESIDÊNCIA PROFISSIONAL AGRÍCOLA EM FRUTICULTURA NO SEMIÁRIDO
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
10/03/2021
Previsão de Fim:
31/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Russas
Quixeré
Limoeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Cleilson do Nascimento Uchoa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cleilson do Nascimento Uchoa IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 6 10/03/2021 31/03/2024
Francisco Sildemberny Souza dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2021 31/03/2024
Jürgen Alfred Baier Saip UCM - Universidad Catolica del Maule Integrante Sem vínculo Não 1 10/03/2021 31/03/2024
Keline Sousa Albuquerque Uchoa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2021 31/03/2024
Rodrigo Gregorio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 10/03/2021 31/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
F. Maciano Bezerra Agropecuária ME. CNPJ: 19.680.571/0001-42 Endereço: Projeto Irrigado Tabuleiro de Russas, S/N, Lote C1-330, Zona rural. Russas – CE. CEP: 62.900-000. Sim Outro (Carta de aceite)
Tropical Nordeste Agrícola LTDA. CNPJ: 06.292.439/0002-00 Endereço: Fazenda Banesa, S/N, Zona Rural, Distrito de Tomé. Limoeiro do Norte – CE. CEP: 62.930-000. Sim Outro (Carta de aceite)
FRUTACOR (Razão social: João Teixeira Júnior). Inscrição Estadual: 06.311.228-0 Endereço: Rodovia Baraúnas. Km 05, S/N. Sítio Maria Preta. Quixeré – CE. CEP: 62.920-000. Sim Outro (Carta de aceite)
FAPIJA (Federação das Associações do perímetro irrigado Jaguaripe-Apodi). CNPJ: 04.488.288/0001-46. Endereço: Rodovia CE 265. Chapada do Apodi. Limoeiro do Norte – CE. CEP: 62.930-000. Sim Outro (Carta de aceite)
ASTEF - Fundação ASTEF Sim Outro (Contrato )
LEONARDO PASSOS PINHO. CPF: 843.928.603-10. CEI 51.209.14411/87. Endereço: Projeto Irrigado Tabuleiro de Russas, S/N, Lote C1-330, Zona rural. Limoeiro do Norte – CE. CEP: 62.930-000. Sim Outro (Carta de aceite)
EDILEUZA FAMA GUIMARÃES. CNPJ: 41.413.774/0001-21 Endereço: Rua Manoel Saraiva, n° 646. Centro. Limoeiro do Norte – CE. CEP: 62.930-000. Sim Outro (Carta de aceite)
MAPA - MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO - SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR E COOPERATIVISMO Sim Termo de execução descentralizada
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 24.640,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 8.360,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 275.000,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa Residência Profissional Agrícola destina-se a jovens estudantes e profissionais recém egressos das áreas de ciências agrárias e afins para um período de treinamento prático, orientado e supervisionado, tanto em cursos de nível médio quanto superior. O Programa pretende aproximar o universo acadêmico das unidades produtivas, por meio do intercâmbio de conhecimento e de tecnologias, de forma que possam contribuir mutuamente para o crescimento do agronegócio de forma a propiciar aos produtores rurais assistência na produção e na comercialização, visando a melhoria da qualidade dos produtos, a redução de custos e a maximização de lucros na Agricultura, Pecuária e Abastecimento, unindo a pesquisa, extensão e inovação. O Programa conta com a presente regulamentação complementar, na forma de manual, editado por meio da Portaria nº 95, de 17 de junho de 2020, do Sr. Secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do MAPA.
Justificativa
A fruticultura moderna está atualmente direcionada pelas diretrizes da produção integrada e envolvendo as boas práticas de manejo agrícola que estão sendo implementadas na condução das culturas, e tem como maior desafio a produção em sistemas sustentáveis que possam produzir frutos e produtos agroindustriais sem afetar os recursos do solo e do ambiente, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida para consumidores e produtores. Portanto, surge a necessidade do desenvolvimento de tecnologias apropriadas para o manejo das culturas e profissionais de ciências agrárias que possam atender esta demanda de conhecimento e que sejam capazes de aplicar as novas tecnologias e fomentar a pesquisa, a extensão e a inovação nas unidades residentes, como por exemplo: o uso de cultivares resistentes, monitoramento das principais pragas e doenças, uso racional de defensivos agrícolas, manejos culturais que sejam adaptados às condições edafoclimáticas da região semiárida e aos aspectos ecofisiológicos das culturas, buscando um maior rendimento, qualidade fisiológica e sanitária das frutas produzidas. Geralmente as habilidades adquiridas na educação profissionalizante nas instituições de ensino nos cursos de graduação ou técnico são aquelas que exigem um conhecimento específico, e são desenvolvidas nas diversas disciplinas distribuídas durante anos de estudo. Estas habilidades desenvolvidas necessitam de aperfeiçoamento constante para que o profissional se capacite e exerça uma determinada profissão, entretanto, limitações vivenciadas no âmbito acadêmico deixam lacunas nesta formação. Envolver na execução do projeto profissionais recém-formados dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária. Proporcionando qualificação profissional na PRODUÇÃO INTEGRADO DE FRUTEIRAS colocando em prática as diversas áreas do conhecimento, executando saberes interdisciplinares como: agrometeorologia, uso eficiente da água de irrigação, cuidados com o solo, fitossanidade e propagação de plantas frutíferas, no desenvolvimento de uma fruticultura sustentável.
Público Alvo
Egressos dos cursos de ciências agrárias selecionados como bolsistas, empresas agrícolas e produtores rurais do Vale do Jaguaribe.
Objetivo Geral
Orientar a qualificação técnica de recém-egressos dos cursos de Bacharelado em Agronomia e do Técnico em Agropecuária, por meio de aplicação prática de conhecimentos em empresas agrícolas.
Objetivo Específico
- Promover conhecimento sobre práticas agrícolas, apropriadas às condições semiáridas, na produção de frutas com padrões internacionais e nacionais; - Estimular o uso prático das diversas áreas do conhecimento interdisciplinares aos egressos dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Técnico em Agropecuária; - Fortalecer habilidades técnicas e competências para execução de tratos culturais, diagnóstico e solução de problemas relacionados a produção de fruteiras, por meio da pesquisa, extensão e inovação; - Qualificação profissional com conhecimentos relativos à agrometeorologia, uso eficiente da água de irrigação, cuidados com o solo, fitossanidade, propagação de plantas frutíferas e manejo cultura de fruteiras.
Metodologia
Seleção Realizada com edital específico e atendendo aos critérios da Unidade Residente, distribuindo os residentes de acordo com o perfil da vaga. Atividades na Residência As atividades serão desenvolvidas em Unidades Residentes que tem reconhecido destaque na produção de frutas, que utilizam modernas tecnologias e seguem padrões de qualidade nacionais e internacionais, além de pequenos e médios produtores assistidos pela FAPIJA (Federação das Associações do perímetro irrigado Jaguaripe-Apodi), além das atividades de assistência técnica realizadas pela empresa AGROVALE (Razão Social: Edileuza Fama Guimarães). Conhecendo a Empresa da Unidade Residente Visita aos pomares e instalações da empresa agrícola (escritórios, salas de reunião, packing house, galpões de equipamentos e maquinário etc.). Produção de mudas e plantio Verificação do uso de mudas e a sua origem, que devem ser sadias e resistentes para garantir a sanidade dos pomares, buscando implantar tecnologias apropriadas para o manejo das mudas. Manejo das culturas Acompanhamento de atividades realizadas pela Unidade Residente. Observação e analisando os manejos realizados e posteriores sugestões na melhoria dos processos. Certificação e rastreabilidade Buscar informações sobre o processo de rastreabilidade da Unidade Residente e Selos de Certificação que possuam, estimulando estas práticas, como diferenciação e valorização de características relacionadas à qualidade e segurança do produto. Os eventos que por ventura ocorram de forma presencial todas as medidas de segurança sanitárias adotadas durante a pandemia da COVID-19 serão observados e seguidas, em local aberto e ventilado.