Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Judô - O Caminho da Vida
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
03/05/2021
Previsão de Fim:
19/12/2031
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paramoti
Madalena
Itatira
Caridade
Canindé
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Eduardo da Silva Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Eduardo da Silva Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/05/2021 19/12/2031
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Academia de Judô Emanuel Alves Não
Academia Aiko Não
Academia GoldFit Não
Federação Cearense de Judô - FECJU Não
Associação de Judô Professor Garcia Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Práticas Corporais Inclusivas Projeto
IFCEmCasa Projeto
Apresentação
O Judô, que significa caminho suave, é uma arte marcial, um desporto olímpico e uma filosofia de origem japonesa criada pelo mestre Jigoro Kano, em 1882, e desenvolvida a partir de alguns estilos de Jiu-jitsu (arte suave) que atualmente assume uma característica esportivista bastante expressiva (FERREIRA, 2012). Esta modalidade de luta apresenta um método de ensino sequencial, que possibilita uma aprendizagem mais rápida e consistente atrelada a um forte conceito educacional, filosófico, moral e científico, além de proporcionar um amplo desenvolvimento cognitivo, físico e mental (VIRGÍLIO, 2002). Assim, o judô destaca-se por ser uma forma de combate sistematizada e organizada que, além de oferecer um amplo repertório de movimentos corporais, possui aspectos particulares e relevantes que podem contribuir com a formação dos praticantes, não somente como esportistas, mas como pessoas equilibradas e de bem, portanto esta luta é um conteúdo enriquecedor dentro da educação. Portanto, o aluno que pratica o Judô aprende que é necessário “ceder para vencer”, “ser perseverante”, “cair para se levantar”, dentre outros preceitos que são aplicados na luta e na vida (SHIOZAWA, 2000). O presente programa de extensão é a continuação de um programa de extensão intitulado Judô: um convite a aptidão física e a saúde, iniciado em 2013 e finalizado em 2020 devido a atualização da plataforma sigproext e em meio ao contexto pandêmico da Covid-19. O objetiva democratizar o acesso à prática do Judô em uma perspectiva educacional e esportiva, desenvolvidas com qualidade, como forma de inclusão esportiva para toda a população de Canindé e de localidades circunvizinhas. Vale salientar, que este programa é a continuação de um programa de extensão intitulado Judô: um convite a aptidão física e a saúde, iniciado em 2013 e finalizado em 2020 devido a atualização da plataforma sigproext e em meio ao contexto pandêmico da Covid-19.
Justificativa
A idealização desse programa surgiu da necessidade de dar continuidade a um antigo projeto esportivo já existente na região de Canindé, proporcionando a um número maior de pessoas a oportunidade de conhecer e praticar uma modalidade esportiva que colabora para o exercício do autocontrole e da disciplina e que proporciona um diálogo com seu próprio corpo. A partir da continuidade e ampliação desse programa, os alunos do curso de Educação Física que se tornarem graduados na luta, ao concluírem o curso, estarão capacitados a ensinar o Judô em escolas, clubes e academias, fortalecendo e disseminando ainda mais o Judô em toda a região dos Sertões de Canindé. Essa cultura esportiva, permitirá, inclusive, um maior número de participantes dessa modalidade nas olimpíadas escolares e possibilitando até mesmo a descoberta de talentos esportivos. Vale salientar, que como modalidade esportiva, o Judô brasileiro merece lugar de destaque, uma vez que os atletas brasileiros têm apresentado resultados significativos no cenário esportivo mundial e olímpico, sendo o Judô, inclusive, a modalidade em que Brasil tem o maior número medalhas olímpicas. Dentro do programa, também ocorrerá o desenvolvimento de pesquisa científica, abordando as dimensões educacionais, comportamentais, esportivas e fisiológicas da modalidade. Inclusive, já foram desenvolvemos vários estudos (artigos, resumos, monografias) que investigaram inúmeros aspectos da modalidade. Além disso, os alunos do curso de Educação Física que derem continuidade aos treinamentos poderão compor o quadro de monitores da modalidade colaborando, assim, com o desenvolvimento desse projeto de extensão.
Público Alvo
População em geral (crianças , jovens, adultos de ambos os sexos) residente na cidade de Canindé e cidades circunvizinhas.
Objetivo Geral
Democratizar o acesso à prática do Judô (caminho suave) em uma perspectiva educacional e esportiva, desenvolvidas com qualidade, como forma de inclusão social para toda a população de Canindé e de localidades circunvizinhas por meio de aulas práticas da modalidade para promover a inserção dessa cultura esportiva na região.
Objetivo Específico
• Oferecer a prática do Judô numa perspectiva educacional, estimulando os participantes, a manter interação efetiva para o seu desenvolvimento integral e prática continuada para desenvolver competências pessoais, sociais, cognitivas, educativas, motoras e produtivas; • Contribuir para a melhoria das capacidades físicas e habilidades motoras dos alunos, proporcionando uma melhoria da aptidão física geral e específica do Judô, principalmente força, potência aeróbica, flexibilidade e equilíbrio; • Oportunizar, numa perspectiva esportiva, a participação em festivais, competições e torneios de judô organizados internamente pelo projeto e/ou oficialmente organizados pela Federação Cearense de Judô e em parceria com a Secretaria de Esporte do Município Canindé e com a Secretaria de Esporte do Estado do Ceará; • Colaborar para uma maior participação de escolares do município de Canindé e circunvizinhanças nos Jogos Escolares; • Promover a evolução do nível de aprendizado dos judocas do projeto, oferecendo aos alunos a possibilidade da troca de faixas; • Manter um processo de formação continuada dos acadêmicos envolvidos com o projeto por meio de cursos, capacitações e mudanças de faixas para um crescimento pessoal e profissional desses colaboradores para que futuramente trabalhem o Judô dentro das escolas da região. • Possibilitar a construção de novos conhecimentos por meio de pesquisas científicas e orientações de monografias de alunos do curso de licenciatura em Educação Física do campus Canindé.
Metodologia
A proposta do presente programa é dar continuidade ao antigo programa de extensão em Judô com campus Canindé (Judô - um convite ao esporte II) é ampliar e a disseminar ainda mais a prática do Judô nessa região. A divulgação do projeto será realizada de forma ampla e irrestrita com objetivo de dar publicidade aos distintos públicos. Portanto, utilizaremos os diversos meios de comunicação e mídia tais como cartazes, rádio local e site institucional do IFCE. Na divulgação informaremos, também, o período de inscrição dos participantes nas diversas ações do referido programa, como os projetos e eventos, e colocaremos a disposição do público um telefone da instituição para quaisquer dúvidas sejam esclarecidas. Poderão participar do programa, pessoas de ambos os gêneros (masculino e feminino) que tenham a partir de 8 anos de idade, selecionados pela ordem de inscrição até o limite de vagas por horário. Se houver excedente de vagas por horários será formado um cadastro de reserva. Após esta seleção inicial iniciaremos as aulas da modalidade. As aulas ocorrerão as segundas, quartas e sextas-feiras em de 12h às 14h, nas dependências do campus Canindé, e as 20h às 22 nas dependências das empresas parceiras que apoiam o referido programa. Deste modo, o programa atende a um público de alunos e servidores que frequentam o campus diuturnamente e a noite o projeto atende a um público mais diversificado na sede da cidade de Canindé e cidades circunvizinhas a medida em que novas parcerias forem sendo firmadas. Serão ofertadas até 30 vagas por horário, portanto distribuídas entre os locais da realização da prática esportiva, totalizando, uma média de 120 vagas por semestre. O treinamento dessa modalidade é uma aula coletiva com objetivos generalizados, entretanto como objetivamos uma melhora das capacidades físicas e cognitivas e não apenas o desempenho atlético e por se tratarem de turmas mistas (homens e mulheres) e heterogêneas (com diversas faixas etárias), as aulas ocorrerão respeitando os princípios da individualidade biológica, os limites físicos de cada aluno e especialmente a fase de maturação e crescimento dos alunos adolescentes, evitando-se assim uma sobrecarga excessiva nos treinamentos e diminuindo o risco de lesões esportivas. Os treinamentos serão conduzidos pelo coordenador do projeto (um faixa preta 3ª Dan, com 27 anos de prática da modalidade) auxiliado por 3 alunos já graduados na modalidade (dois faixas pretas e 1 faixa marrom) e monitores (com no mínimo 2 anos de prática da modalidade) dos projetos que serão vinculados semestralmente ao programa, que auxiliarão na condução das metodologias empregadas durante os treinos e colaborarão com a segurança das atividades. A sequência da estrutura básica das aulas é: aquecimento leve, alongamento, aquecimento específico, treinamento de rolamentos, treinamento de coordenação motora geral e específica, treinamento de condicionamento físico geral e específico, luta propriamente dita e relaxamento. O espaço físico utilizado é a quadra poliesportiva da instituição, onde é montado um tatame móvel de E.V.A. com 40 mm de espessura (material já disponível no campus) e o Dojô (local da prática de artes marciais e lutas) das academias academias parceiras do programa, onde já se encontram permanentemente montado um tatame similar ao do IFCE. O projeto possui 16 quimonos (uniforme para a prática da modalidade) adultos que são emprestados aos alunos para um período de experimentação da modalidade de até 3 meses. Após o término deste período os alunos que tiverem condições financeiras para adquiriram seu próprio quimono o farão. Caso o aluno abandone o projeto ele terá que devolver o referido quimono. Com a verba de custeio deste projeto alguns quimonos poderão ser adquiridos e doados definitivamente para os alunos que se dedicarem efetivamente aos treinos e que não tenham condições de comprar um quimono. A capacitação dos acadêmicos do curso de Educação Física (Monitores que fizerem parte do projeto) por meio da formação continuada de forma planejada e relacionada com as ações que serão desenvolvidas no decorrer do projeto, isso através de reuniões semanais e ou quinzenais com coordenador do projeto, discussões acerca dos problemas da prática pedagógica, entre outras ações relacionadas com a formação desses colaboradores, buscando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, sob a orientação do coordenador deste projeto, os monitores do projeto serão responsáveis diretos pela execução e condução de pesquisas relacionadas às diversas manifestações e contribuições da modalidade para os seus praticantes.