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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
DOUTORES DO SERTÃO: A experiência Profissional no Campo na Aplicação do Manejo Sanitário e Bem Estar na Produção Animal Agroecológica, executado pelo IFCE campus Sobral.
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
17/03/2021
Previsão de Fim:
30/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Santana do Acaraú
Martinópole
Juazeiro do Norte
Granja
Acaraú
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Mala direta
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Inez Liberato Evangelista
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Julikecia Carneiro de Araujo Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
Antônio Hercules Silva de Sousa Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
ELDER AGUIAR SINDICATO DE MARTINÓPOLE Integrante Sem vínculo Não 40 17/03/2021 30/04/2022
Hayane Gomes Andrade Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
Inez Liberato Evangelista IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 4 17/03/2021 30/04/2022
João Lopes Vieira Sindicato Rural de Santana do Acaraú Integrante Sem vínculo Não 40 17/03/2021 30/04/2022
José Williame Barroso Marques Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
Júlio César Rodrigues do Nascimento Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
Mário David Ferreira Dias SINDICATO GRANJA Integrante Sem vínculo Não 40 17/03/2021 30/04/2022
Mauro Rodrigues Amaro Araujo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Independência (STR) Integrante Sem vínculo Não 40 17/03/2021 30/04/2022
Raimundo Gonçalves Nobre Curso FIC - IFCE Campus Limoeiro Integrante Sem vínculo Sim 40 17/03/2021 30/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE MARTINOPOLE Sim Outro (Carta de Adesão)
SINDICATO RURAL DE SANTANA DO ACARAÚ- Unidade Residente participantes no Processo Seletivo Simplificado n°02 /2020 DG-/SOBRAL -IFCE- Sim Outro (Carta de adesão)
Unidades Residentes participantes no Processo Seletivo Simplificado n°02 /2020 DG-/SOBRAL -IFCE Sim Outro (Carta de Adesão)
Unidades Residentes participantes no Processo Seletivo Simplificado -SINDICATO RURAL DE GRANJA °02 /2020 DG-/SOBRAL -IFCE- Sim Outro (Carta de adesão)
Unidades Residentes participantes no Processo Seletivo Simplificado n°02 -FAZENDA SOSSEGO2020 DG-/SOBRAL -IFCE- Sim Outro (Carta de Adesão)
Unidades Residentes participantes no Processo Seletivo Simplificado n°02 /2020 DG-/SOBRAL -IFCE-Sítio Santa Lídia Sim Outro (carta adesão)
MAPA-Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Sim Termo de execução descentralizada
ASTEF- Associação Técnico-Científica Eng.° Paulo de Frontin Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) conforme Edital de Chamamento Público Nº 01/2020.
Justificativa
A agropecuária representa importante papel na economia nacional. Atualmente no Brasil, apesar dos impactos negativos no desenvolvimento da agroindústria em seguelas da Covid-19, segundo Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), o ramo da pecuário mantém o ritmo de crescimento mensal, com expressivos 9% no ano, favorecendo também o desenvolvimento do segmento agrícola no país. A manutenção da saúde e bem-estar animal são fatores intrínsecos para o sucesso na produção animal gratificando com bons rendimentos na exploração pecuária. O acometimento por doenças infecto-contagiosas, parasitárias e e ou carenciais resultam emdecréscimo dos índices de produção animal e conseguentes perdas econômicas. O sucesso na produção é aliado a prática de atividades técnicas preventivas de manejo, inclusive sanitário, com a manutenção das condições de saúde dos animais minimizando a influências das condições adversas do meio ambiente. A influência do bem estar na produção animal é considerado um fator relevante para o sucesso da atividade agropecuária, sendo seus procedimentos gerais de práticas citados nas premissas das “Cinco Liberdades” (base do bem-estar), que visa o respeito ao bem-estar animal, exigidas pelos países europeus e estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (MAPA-IN 56 – de 06/11/2008). Possibilita a expressão máxima do potencial produtivo ou reprodutivo, de acordo com as aptidões do animal pelo estado harmônico do animal com o meio em que vive, contribuindo com a qualidade do produto final. O desenvolvimento agropecuário sustentável atende aos aspectos econômicos, ambientais e socioculturais enunciada na Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil (PNAPO) instituída em 2012, por meio do Decreto no 7.794, marco para nossa sociedade. Através do desenvolvimento rural com a conservação dos recursos naturais, somada a valorização do conhecimento dos povos e comunidades tradicionais, vem sendo aderida nos diversos sistemas produção agropecuária. Destaca-se neste modelo a melhoria da qualidade de vida do produtor e da sua família, favorecendo a agricultura familar tão importante na promoção de valores cada vez mais exigidos pelos consumidores como a responsabilidade socio/ ambiental e valorização da cultura local que gera trabalho, renda e, consequentemente, desenvolvimento local sustentável. Outro fato relevante é o cenário em que o trabalhador do campo esta envelhecendo e os jovens representando minoria no campo ( IBGE, 2017). Fato atualmente citado durante a evolução da pandemia Covid19. A faixa etária média das pessoas ocupadas no campo apresenta idade avançada e se constitui no grupo de maior risco, sendo fundamental, a participação dos jovens nos processos produtivos (EMBRAPA, 2020). Essa sucessão no campo é assunto relevante no agronegócio e o jovem rural é colocado como um fator responsável pelo movimento migratório para as cidades onde podem buscar na educação superior a autonomia financeira, desvinculada da família, fragilizando mais a agricultura familiar. O fortalecendo de ações de assistência técnica e extensão rural na formação profissional de jovens tem se mostrado uma estratégia significativa nos processos de desenvolvimento rural. A difusão de novas tecnologias atrai o jovem a fixação no campo (REDIN, 2014). O desenvolvimento de atividades práticas de manejo sanitário, bem estar animal de forma sustentável através da Residência Profissional Agrícola para técnicos em Agropecuária do IFCECampus Sobral permitirá a difusão da experiência acadêmica elevando a qualificação das propriedades rurais e produtores integradas ao projeto. Será impacto positivo na continuidade da especialização profissional dos educandos favorecendo tanto redução do desemprego entre jovens de 15 a 29 anos, recém egressos, nesta categoria, como contribuindo para o progresso socioeconômico local, regional e nacional, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e da integração com as demandas da sociedade e com o setor produtivo. As regiões denominadas áreas de abrangência a serem assistidas pelo projeto envolve os municípios de Acaraú, Meruóca, Moraújo, Massapê e Forquilha. O campus Sobral-IFCE está localizada na Mesorregião do Noroeste Cearense, de características clima Semiárido, uma das sete mesorregiões do Estado do Ceará, estando as Unidades Residentes propostas para o projeto localizadas neste entorno. São na maioria representados pela a agricultura de subsistência - cultivo do milho, feijão, arroz, mandioca e outras leguminosas, em épocas de chuvas; na pecuária - criação de bovino, caprino, suíno, aves; no extrativismo – cera de carnaúba, algodão, mamona e oiticica. Em busca de uma maior experiência pelos educandos na prática de manejo sanitário na pecuária, essas unidades são caracterizadas ou como pequenos produtores, como médios produtores e ou áreas assistidas por programas técnicos já estabelecidos, como programa de assistência técnica e gerencial do SENAR – AteG. Representam neste sentido desde de regiões carentes de práticas estabelecidas de manejo sanitário e bem-estar na produção animal até regiões tecnicamente orientadas e regidas por estas atividades, favorecendo a amplitude na nivelação de experiência pelo residente durante a prática da atividade agrícola.
Público Alvo
Unidades Residentes e Tecnicos em Agropecuária
Objetivo Geral
Desenvolver atividades de Residência Profissional Agrícola para técnicos em Agropecuária do IFCE-Campus Sobral através de atividades práticas de manejo e bem estar na produção animal agroecológica, favorecendo a inserção desses profissionais no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura brasileira
Objetivo Específico
Desenvolver a prática da residência profissional agrícola para estudantes entre 15 e 29 anos de idade recém-egressos (até 12 meses) ou que tenha cursado todas as disciplinas do curso técnico em Agropecuárias do IFCE-Campus Sobral, através do desenvolvimento de atividades práticas de manejo e bem estar na produção animal agroecológica com o senso de responsabilidade ética ; Realizar o reconhecimento das demandas e o potencial produtivo das unidades de residência participantes do projeto; Favorecer as Práticas de de manejo e bem estar na produção animal agroecológica nas unidades de residência participantes do projeto, visando a melhoria da qualidade dos produtos, a redução de custos possibilitando a maximização de lucros da Pecuárianas unidades residentes/parceiras; Garantir o assessoramento técnico docente por parte da coordenação, responsável pelo Projeto na instituição de ensino nas Unidades Residentes, qualificando os educandos na prática profissional para assistirem ao pequeno, ao médio e ao grande produtor rural na área de manejo e bem estar na produção animal agroecológica, possibilitando a inserção dos jovens no mercado de trabalho do agronegócio.
Metodologia
Este projeto será executado no periodo de 12 (doze) meses corridos nas Unidades de Residentes. Todas as atividades serão realizadas com desenvolvimento em conjunto com técnico orientador e da coordenação, responsável pelo Projeto IFCE-Campus Sobral. Etapa 1- Realizar reconhecimento das demandas e o potencial produtivo das unidades de residência citadas no projeto O projeto será iniciado com a reunião prévia entre a equipe executora (Coordenação, tecnicos e residentes) e com as Unidades residentes afim de pontuar e registrar suas expectativas em relação a atividade de Residência Profissional Agrícola para sua produção e as demandas que estes podem reconhecer nas atividades práticas de manejo e bem estar na produção animal agroecológica de sua propriedade. As práticas de residência profissional agrícola será realizado através da prática profissional dos educandos com a residencia semestral em uma Unidade, devendo em 12 meses residir em duas unidades residentes com perfis produtivos difenciado entre pequenos produtores, médios produtores e/ou áreas assistidas do SENAR – AteG. Garantindo desta forma a ampliação na experiência da atividade, qualificando os educandos na prática profissional para assistirem ao pequeno, ao médio e ao grande produtor rural na área de manejo e bem estar na produção animal agroecológica. Etapa 2- Antes do desenvolvimento da atividade prática de residência pelo educando será feito em locus o reconhecimento técnico do potencial produtivo e das demandas de manejo sanitário e bem estar em relação a produção animal agroecológica da Unidade Residente que estiver atuante, em conjunto com técnico orientador e da coordenação, responsável pelo Projeto IFCECampus Sobral. Será registrados dados de Tipos de sistema se produção, principais alimentos utilizados na nutrição, disponibilidade de água tipos de instalações, uso de tecnologias, ambiência animal, prevenção e controle de doenças, principalmente as de origem infecciosa e parasitária. Desenvolver a prática da residência profissional agrícola e Favorecer as Práticas de de manejo e bem estar na produção animal agroecológica nas unidades de residência participantes do projeto Etapa 3- Após o estabelecimento e registro dessas demandas será elaborado o Plano de Ação período de doze meses, para Unidade Residente que estiver atuante cada educando. Etapa 4 - Realização das atividade práticas de manejo sanitário e com vistas na produção animal agroecológica: controle sanitário específico do rebanho, recomendações para a prevenção de doenças, aplicação, orientação e recomendações de calendarios de vacinações inerentes a cada espécie produtora ( bovina, caprina e ovina); cálculo da quantidade mínima de água necessária e cuidados sanitários com animais recém nascidos.e difundidas pelo Farm Animal Welfare Comitee (FAWC, 2009): estabelidas Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento MAPA- (IN 56 – de 06/11/2008).Os animais devem estar livres de desconforto; livres de dor; de maus tratos e doenças; livres para expressar seu comportamento natural e livre de medo e de tristeza. Ainda como práticas de bem estar será realizada a determinação das variáveis climáticas da temperatura do ar (T°Ar), e umidade relativa (UR) nas instalações existentes para a pecuária nestas unidades residentes. Esta etapa representa um favorecimento da inovação tecnológica como proposta a melhor ambiência animal na produção nessa região de clima semiárido. Será utilizado um aparelho data logger (coletor ou registrador de dados), acoplado a um termômetro introduzido em um globo negro estando instalado no local onde os animais serão abrigados. O equipamento utilizado trata-se de um dispositivo eletrônico que funciona como uma estação meteorológica automática registrando os dados ao longo do tempo. A coleta de dados será feita através da programação do equipamento em seu software, registrando os dados em intervalos de uma hora durante 24 horas por todos os dias durante periodo de 1(um)mês. Periodo em que se fara também uma aferição da temperatura retal de uma amostra de animais que estiverem na isntalação. Serão utilizados para análise estatística os dados ambientais e animais 07:00 horas para o turno manhã e das 13:00 horas para o turno da tarde. Após a obtenção dos dados ambientais será registrado para obtenção dos calculos a carga térmica de radiação (CTR) e o índice de temperatura do globo negro e umidade (ITGU). O ITGU, de acordo com a fórmula: Tgn + 0,36*Tpo + 41,5 onde Tgn é a temperatura do globo negro e Tpo : Temperatura do ponto de orvalho. Os resultados serão demosntardos aos respectivas unidades e bem como a promoçõa de prostas adequadas a cada ambiente que favoreçam a melhor ambiencia na respectiva produção. Visitas presenciais sistematizado periódicas a cada unidade residente serão realizadas com o objetivo de garantir o assessoramento técnico docente por parte da coordenação ao educando atuante, acompanhando e orientando as atividades de seu trabalho com senso de responsabilidade ética por meio do exercício de atividades profissionais nas unidades residentes, direcionando-os para uma vida cidadã e para o trabalho. Serão abordados os tópicos tecnicos de sanidade , bem estar animal e sustentabilidade além do desenvolvimento da convivência harmoniosa, respeito mútuo, democracia, respeito pelas diferenças, uso responsável dos recursos naturais. Será realizada o registro, análise da atuação do(a) educando(a) no campo de residência, apresentação de casos concretos sobre situações de trabalho e valores reconhecendo os limites e possibilidades das respostas profissionais nos diferentes perfis de residência . Incorporasse-a ao acompanhamento das atividades a elaboração do diário de campo como instrumento avaliativo e pedagógicos (nas visitas institucionais). Esta etapa também realizado conjuntamente pelo(a) técnico (a) orientador (a) de campo da unidade residente pontuar as evoluções favoráveis e que necessitem de melhorias. Ao final do projeto será realizada reunião com cada Unidades Residente parceiras/atendidas no âmbito do projetos afim de se avaliar os impactos tecnológicos, econômicos e as possibilidades de adesão das tecnologias adotadas, em vistas ao desenvolvimento técnico sustentável Também nesta etapa práticas de bem estar será realizada pela adequação das atividades criadas