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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Estratégias de ensino/aprendizagem no desenvolvimento de flaschcards por meio de um blog educativo na área da Nutrição
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
17/03/2021
Previsão de Fim:
17/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
60
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Paula Pinheiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 29/03/2021 17/12/2021
Camilla Emilly França Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/03/2021 17/12/2021
Erlandia Alves Magalhaes Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 29/03/2021 17/12/2021
Maria Karolayne Rosa Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/03/2021 17/12/2021
Maria Nayara Pinheiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 29/03/2021 17/12/2021
Sandra Machado Lira IFCE Campus Iguatu Integrante Sem vínculo Não 3 29/03/2021 17/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A aprendizagem depende de estímulos (Nascimento, 2013). E as metodologia ativas apresentam justamente como estratégia motivar o discente no processo ensino- aprendizagem. Elas utilizam a problematização para essa motivação. Sabe-se que o questionamento e a dúvida ajuda o aluno a resolver os impasses e impulsiona o seu próprio desenvolvimento. Dessa forma o discente sai do seu papel de receptor de conteúdos e se torna ativo em relação a sua aprendizagem (Mitre et al., 2008). Os mecanismos didáticos são importantes para ajudar no entendimento do conteúdo a ser trabalhado, incentivando a criatividade, a habilidade de utilizar objetos e coordenação motora facilitando dessa maneira o processo ensino- aprendizagem (Souza, 2007). Um dos mecanismos didáticos utilizados com os alunos, são os flashcards. Eles são cartões ou fichas em que podem ser associados a palavras, definições ou conteúdos a figuras, tópicos ou conceitos (Sales, 2016), auxiliando dessa forma a uma rápida revisão do conteúdo. Estudos mostram que a utilização de flashcards torna as aulas mais atrativas e o conteúdo fica de mais fácil compreensão (Dos Santos, 2018; Pequeno, 2018). Logo, o presente projeto visa oferecer instrumentos pedagógicos em formato de flashcards aos alunos da disciplina de técnica e dietética para contribuir dessa forma com o processo de aprendizagem dos mesmos. O projeto também visará a extensão, por exemplo através da divulgação dos flashcards para um público por meio de blog via redes sociais, inclusive os perfis oficiais do campus. Os Blogs, a depender dos princípios que venham a nortear a sua utilização, podem constituir-se em ferramentas importantes para o empoderamento de variados estratos sociais. O Blog “Aprendiz em Nutrição” visa promover diálogo com a sociedade sobre a área de Métodos e Técnicas para Pesquisar e Aprender por meio de ações integradoras entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa. A produção de conteúdo na internet é volumosa, dispersa e continuamente mutável. Mas o material publicado é variável e de qualidade nem sempre adequada. Por isto disponibiliza por meio de um Blog de acesso livre e gratuito, temas pertinentes ao seu foco e que sejam socialmente relevantes. Desenvolve além a produção de conteúdo próprio, ações de curadoria do conteúdo disponível em variadas fontes.
Justificativa
JUSTIFICA-SE a criação e manutenção de um blog com ênfase na aprendizagem de temas relevantes da Nutrição que permita: Curadoria de material pertinente e de qualidade, atualmente disponível, porém disperso na rede. Produção coletiva de conteúdos pertinentes ao tema do blog e considerados relevantes para o público alvo. Distribuição rápida de material próprio ou de terceiros (respeitados os direitos autorais e de publicação). Debate público dos temas socialmente relevantes. Apoio a disciplinas do Curso Técnico em Nutrição e Dietética do IFCE campus Iguatu. Produção de dados para projetos de pesquisa.
Público Alvo
Público em geral, com interesse em temas da área de Nutrição.
Objetivo Geral
Promover diálogo com a sociedade sobre a área de Métodos e Técnicas para Pesquisar e Aprender por meio de ações integradoras entre a Extensão, o Ensino e a Pesquisa.
Objetivo Específico
Elaboração de flaschcards como ferramenta de conteúdos da área de Nutrição. Desenvolvimento de um Blog de acesso livre e gratuito, que proporcione debate público dos temas pertinentes ao blog e que sejam socialmente relevantes. Produção de conteúdo na área de Métodos e Técnicas de Pesquisar e Aprender dirigido a aprendizes da área da Nutrição. Criação de um ambiente virtual de consulta e debate por parte dos alunos, professores da instituição e outros, bem como profissionais da área e interessados pelo assunto. Desenvolver estudos de acesso e recepção no ambiente virtual.
Metodologia
Produção de material para criar e manter um blog com temas pertinentes na área da nutrição; Aplicação de ferramentas, como elaboração de flaschcards como instrumentos de alimentação do blog; Revisão dos flaschcards pela professora(s) e os estudantes, os mesmos serão formatados de forma padronizada e disponibilizados ao público via redes sociais com pequenos textos; Publicação de material de temas pertinentes ao seu foco e que sejam socialmente relevantes;