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Campus:
CAMPUS CAUCAIA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
As ciências da natureza por uma perspectiva afrorreferenciada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
22/03/2021
Previsão de Fim:
26/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
1
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Encontro
Lançamento
Palestra
Nome do Responsável:
Mariana da Silva de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Mariana da Silva de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/03/2021 22/03/2021
Raphael Feitosa UFC Integrante Sem vínculo Não 1 22/03/2021 26/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Universidade Federal do Ceará Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Diferentemente do racismo enquanto conduta individual, o racismo institucional se caracteriza por ser um sistema de negação de direitos a um determinado grupo por conta de sua raça. No Brasil, ainda há muito que ser estudado quanto à questão do racismo institucional, no entanto atualmente muito tem sido feito para desconstruir todo um sistema que invisibiliza a população afro-brasileira, negando-lhe muitas vezes direitos mais básicos, como saúde e educação de qualidade. As instituições de ensino não fogem à regra, sendo facilmente observado que, em nosso sistema educacional, nos deparamos com um arcabouço de conhecimento, a ser trabalhado pelas escolas, baseado em uma epistemologia eminentemente eurocêntrica, negando o direito ao conhecimento de suas origens e de sua história a uma parte considerável da população brasileira.
Justificativa
É perceptível que a entrada de um grande número de pessoas negras nas universidades, por meio das políticas afirmativas dos últimos anos, foi um fenômeno que deu voz a uma parcela da sociedade dentro dos ambientes acadêmicos. Ainda assim, em vários setores da educação é visível que o racismo institucional ainda se apresenta persistente. Quando falamos do ensino de ciências nas instituições de ensino estamos falando de uma educação científica centrada eminentemente na matriz civilizatória eurocêntrica. Se quisermos uma educação efetivamente democrática precisamos pensar praticar outras formas de ensinar ciência.
Público Alvo
Estudantes da UFC do curso de ciências biológicas, estudantes engajados no laboratório de ensino em biologia da UFC e demais interessados.
Objetivo Geral
Promover o debate acerca da educação pluriversal e democrática no IFCE, na UFC e na educação superior no geral.
Objetivo Específico
Promover um debate sobre o ensino de ciências da natureza por um ponto de vista da ciência e da ética de povos africanos, fugindo dos paradigmas eurorreferenciados.
Metodologia
Evento a ser promovido na forma remota, via google meet, para estudantes do IFCE e da UFC, e para demais interessados. Debates serão fomentados durante o evento para facilitar a reflexão e o diálogo sobre o assunto.