Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Oficina sobre uso de mídias digitais
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Organizações da Sociedade e Movimentos Sociais e Populares
Data de Início:
17/03/2021
Previsão de Fim:
20/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Raquel de Oliveira Santos Lira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 17/03/2021 20/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação Cultural Casa de Quitéria (Baixio das Palmeiras) - Crato-CE Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A realização da oficina sobre uso de mídias digitais surgiu da demanda de pessoas que constituem o território rural do Crato-CE nas localidades do Baixio do Muquém, das Palmeiras, dos Oitis e da Chapada. Através da Associação Cultural Casa de Quitéria que procurou a docente do IFCE para dar apoio às ações de gestão e formação em tecnologias para melhoria das práticas das diferentes organizações que atuam no território.
Justificativa
Parte dessas organizações têm se fortalecido pela necessidade de lutar pela terra e pela ação das políticas públicas como o CAC que atravessam a região. Os seus representantes salientam que essas organizações e atividades se concentram em preservar a identidade cultural, a história, a ancestralidade e o modo de vida próprio do território. A partir da escuta realizada com os representantes, foi possível diagnosticar áreas de comunicação, estratégia e gestão, finanças e projetos que foram articulados nos seguintes itens como Necessidades para 2021 1. Capacitação para uso das redes sociais como alternativa para registro e canal de produção para atividades em período de pandemia; 2. Fortalecimento em processos de gestão voltados para registro, memória e processos decisórios para as organizações; 3. Formação em ferramentas de controle de projetos e controle financeiro com foco no edital da Lei Aldir Blanc;
Público Alvo
Moradores da zona rural do Crato (Baixio das Palmeiras, dos Oitis, da Chapada e do Muquém.
Objetivo Geral
Realização de oficina sobre uso de mídias digitais para apresentar canais mais utilizados para divulgação das ações dos grupos culturais da região rural do Crato com uso de smartphones e outros instrumentos tecnológicos
Objetivo Específico
Levantar as demandas prioritárias de capacitação para o uso de redes sociais; Capacitar os integrantes das organizações culturais e de outra natureza a usar as redes sociais como meio alternativo de comunicaçao durante à pandemia; Produzir materiais de maneira conjunta com moradores para dar visibilidade às atividades culturais de fortalecimento cultural da região.
Metodologia
Em virtude das restrições sanitárias, a oficina será realizada em espaço aberto na região rural disponibilizado pela Associação Casa de Quitéria respeitando o distanciamento social. A formação para o uso das ferramentas será enviada por meios eeltrônicos aos participantes para garantir que não haja necessidade de contato físico de acesso aos materiais. Assim, a oficina será ministrada no período de 3 horas através do método expositivo dos conteúdos com a proposição de exercícios práticos aos participantes com uso individual dos seus smartphones. Após o conteúdo trabalhado, serão mapeadas as postagens para fins de registro no relatório final da ação.