Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mundo dos negócios
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
18/03/2021
Previsão de Fim:
03/03/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marieta Maria Martins Lauar
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edilene Rodrigues Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/03/2021 03/03/2022
Elisvelton Firme Teixeira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/03/2021 03/03/2022
Maira Nobre de Castro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/03/2021 03/03/2022
Marieta Maria Martins Lauar IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 18/03/2021 03/03/2022
Mirlla Valnice Camara de Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/03/2021 03/03/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura de Fortaleza Não
Banco do Nordeste do Brasil Não
Instituto Rede Mulher Empreendedora Sim Acordo de parceria
Sebrae Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Mundo dos negócios Programa
Apresentação
Um novo empreendimento, desde sua criação e fortalecimento, ocasiona um grande desafio. O desenvolvimento do empreendimento até sua consolidação no mercado, irá depender do processo de oportunidades de negócio serem modificadas em realidade. E não são pequenos os obstáculos de implantação, num cenário de negócios de muita complexidade e competitividade, em que não é suficiente ter um bom produto para assegurar a sobrevivência do negócio, já que os custos elevados requerem maiores investimentos, a fase inicial de inexperiência gera maior risco, é um processo moroso a conquista de mercado e dificuldades gerenciais podem acarretar o fracasso, mesmo com boas ideias (CAJUEIRO e SICSÚ, 2002). Para contribuir nesse processo de aprendizagem e consolidação do negócio, as incubadoras têm papel importante. Como características fundamentais para garantir o espaço no mercado, as incubadoras articulam o aumento de novos negócios, a fidelização de clientes, geração de valor ao produto final por meio de novas ferramentas tecnológicas, gerenciais e de planejamento mais adequadas (COSTA et al, 2007). Devido a essa necessidade de apoio técnico aos empreendimentos, na incubação o grupo de incubados busca capacitação para gerir esses empreendimentos econômicos solidários, por meio de um processo prático de ensino de organização e acompanhamento estruturado (CULTI, 2007). 91), “as incubadoras de empresas têm como objetivo oferecer estrutura física e respaldo gerencial para que pequenos negócios empreendedores possam se desenvolver. ” Sendo assim a Incubadora do IFCE campus Fortaleza busca transferir os resultados das pesquisas e o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, com o objetivo de proporcionar aos seus alunos a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação.
Justificativa
A Incubadora do campus Fortaleza além de fortalecer e promover a cultura empreendedora aliada ao ensino, pesquisa e extensão, já apoiou projetos nas modalidades de pré-incubação e incubação, e graduou empresas para serem recebidas pelo mercado. Recentemente foi cadastrada no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), através da Resolução nº 34, de 03 de dezembro de 2019, tornando-se a única do Estado do Ceará. Tem como foco a viabilização de oportunidades de negócio (setor tradicional e de base tecnológica), gerando ações de capacitação para a comunidade interna e externa (mulheres, jovens, idosos, entre outros), promovendo o desenvolvimento local e servindo como alicerce para aqueles que pretendem desenvolver suas ideias e projetos para transformá-los em empreendimentos de sucesso; no total já foram apoiados e impulsionados mais de 30 projetos empreendedores. Atualmente, esta incubadora abriga e dá suporte a nove projetos diferentes, que perpassam diversos setores e se concentram nas categorias de Pré-incubação, Incubada residente, Incubada Graduada e Incubada não-residente: CasaDelas, IN LOVE, Instituto Solar, nilFrame, NR Ambiental, Pixel Side, Sly Viagens, V3 Viagens e TecThinks, todos em diferentes estágios de desenvolvimento por terem diferentes datas de incorporação à Incubadora. No entanto para favorecer ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial é necessário fortalecer a gestão interna e por conseguinte o desenvolvimento econômico local com conjunto de ações que inclui: atualização e organização dos perfis socioeconômicos das empresas no banco de dados, demandas de capacitações e credenciamentos e/ou certificações desta.
Público Alvo
Serão beneficiados aproximadamente 250 pessoas ligadas ao empreendedorismo.
Objetivo Geral
Fortalecer o empreendedorismo através de ações internas e externas realizadas pela Incubadora de empresas do IFCE, como: atualização e organização dos perfis socioeconômicos das empresas no banco de dados, demandas de capacitações e credenciamentos e/ou certificações desta.
Objetivo Específico
Atualizar e organizar os perfis socioeconômicos das empresas residentes da incubadora em um banco de dados; Ampliar as redes sociais da incubadora ; Criar editais para empresas conforme a especificidade de inserção de cada grupo; Levantar demandas de capacitação das empresas; Preparar a incubadora para alguns credenciamentos e/ou certificações.
Metodologia
No cenário atual de desafios é imprescindível focar em ações que permitam uma visibilidade maior da Incubadora do IFCE campus Fortaleza, no intuito de fortalecer seu papel e atrair mais parceiros, investimentos, recursos, pessoas, empresas, etc. Essas ações serão realizadas de forma virtual ou remota (através do serviço de comunicação Google Meet) e quando necessário, seguindo todos os protocolos de segurança à saúde, será de forma presencial. O acompanhamento de todas as atividades será realizado através do organizador de planejamentos denominado Trello. As ações propostas ocorrerão da seguinte maneira: A atualização e organização dos perfis socioeconômicos das empresas será realizada mediante levantamento interno no banco de dados da própria incubadora; A ampliação das redes sociais da incubadora seguirá conforme planejamento de marketing realizado pela equipe; A elaboração dos editais de seleção para as empresas será realizado conforme levantamento prévio das especificidades e/ou necessidades de cada grupo; O levantamento das demandas de capacitação das empresas ocorrerá mediante questionários/formulários online com posterior planejamento, divulgação e execução destas capacitações para a comunidade interna e externa; A preparação da incubadora para alguns credenciamentos e/ou certificações ocorrerá mediante conhecimento e capacitação de pessoal para novas adequações, visando o atendimento a comunidade interna e externa. Essas ações incluem interação com a comunidade interna e externa, no intuito de promovê-las mediante o interesse destas comunidades e para estas comunidades.