Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Patrimônio da Cultura Junina: processos de aprendizagem
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Patrimônio Cultural, Histórico, Natural e Imaterial
Data de Início:
22/03/2021
Previsão de Fim:
31/07/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raimundo Aterlane Pereira Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/03/2021 31/07/2024
Luiz Eduardo Alves Gomes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/04/2023 31/07/2024
Mirna Maria Felix de Lima Lessa Instituto Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina Integrante Sem vínculo Não 3 22/03/2021 31/07/2024
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 22/03/2021 31/07/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Patrimônio da Cultura Junina: processos de aprendizagem surge da parceria com o Instituto Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina - INRPCJ, iniciada com o objetivo de qualificar os processos de aprendizagem no campo da cultura junina, entre estes ações formativas para o público de detentores, agentes e outros interessados na cultura junina. O projeto constará de ações diversas formativas como seminários, cursos, rodas de conversas, ações artísticas e produção de publicações. A integração entre arte, cultura e educação possibilitará aos parceiros IFCE e IRNPCJ um valoroso intercâmbio de saberes que resultará na produção de conhecimentos.
Justificativa
É de grande importância a aproximação do IFCE com o campo cultural, em especial aquele que se relaciona com os patrimônios culturais locais, a exemplo dos bens culturais juninos, como proposto neste projeto. Ao aproximar-se desta realidade diversos públicos que não acessam os serviços educativos oferecidos pelo IFCE, como são as ações de extensão, assim o poderão fazer. Os processos de aprendizagem serão de grande validade para ambos os parceiros pelas possibilidades que o encontro poderá gerar sendo que os públicos advindos de locais distintos trarão consigo experiências distintas que enriquecerão a relação.
Público Alvo
Público de detentores e agentes culturais, mestres de cultura, brincantes juninos, jurados juninos e outros profissionais da cultura junina, sendo estes de diversas faixas etárias, de locais também distintos do território cearense, e possivelmente além deste limite, homens e mulheres, em particular a comunidade LGBTQIA+.
Objetivo Geral
Promover, em parceria com o IRNPCJ, ações formativas em arte e cultura no campo do patrimônio junto aos agentes juninos.
Objetivo Específico
Promover ações de formação contemplando os saberes acadêmicos e populares no campo do patrimônio cultural; Efetivar intercâmbios culturais entre as instituições parcerias do projeto; Produzir conhecimento, registra-lo e difundi-lo; Valorizar os agentes da cultura junina reconhecendo-os como detentores de um bem cultural imaterial.
Metodologia
O planejamento das ações foi executado entre os membros do projeto de ambas as instituições por meio de reuniões virtuais para definição de ações a serem realizadas durante a execução. A execução se dará coma efetivação das diversas ações programadas e outras ações que possam, por ventura, surgir e que sejam condizentes com os objetivos do projeto. O monitoramento se dará pelo acompanhamento contínuo das ações em sua execução e posteriormente por meio de relatórios, observação entre outras. A avaliação do projeto se dará pela efetividade de suas ações e da participação dos integrantes e convidados, podendo ser medida pela frequência, pelas avaliações das ações feitas pelos participantes, além de reuniões avaliativas, por fim o relatório final.