Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Elaboração de Manual de Boas Práticas de Fabricação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Segurança Alimentar e Nutricional
Data de Início:
20/03/2021
Previsão de Fim:
26/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Cartaz
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Herlene Greyce da Silveira Queiroz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cinthia Soares Rodrigues Paier AGEFIS Fortaleza (PMF) Integrante Sem vínculo Não 20 20/03/2021 26/03/2021
Herlene Greyce da Silveira Queiroz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 20/03/2021 26/03/2021
Maria Roseane Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 20/03/2021 26/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Manual de Boas Práticas de Fabricação é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento considerando os Regulamentos Técnicos sobre as Condições Higiênico-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos, bem como de Procedimentos Operacionais Padronizados. O objetivo deste curso é capacitar estudantes e profissionais na elaboração e implantação do manual de boas de fabricação (MBPF) e dos procedimentos operacionais padronizados (RDC Anvisa Nº. 275/2002), bem como em suas formas de registro e controle conforme disciplina regulamentos específicos.
Justificativa
Sendo a elaboração do documento (MBPF) de competência do (a) Responsável Técnico (a) pelo estabelecimento industrial na área de alimentos, este curso faz-se importante para aperfeiçoamento dos (as) profissionais na elaboração e implantação do manual de boas práticas e dos procedimentos padronizados conforme disciplina regulamentos específicos voltados aos estabelecimentos industriais. Comumente, encontram-se disponíveis cursos para elaboração de manual de boas práticas de manipulação de alimentos, aplicados a serviços de alimentação e fundamentados na Resolução Anvisa RDC Nº. 216/2004.
Público Alvo
Acadêmicos na área de alimentos de outras instituições de ensino, profissionais formados na área e microempreendedores individuais que atuam na área de alimentos.
Objetivo Geral
Apresentar as normas e os regulamentos técnicos adotados no país para Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos para elaboração do manual de boas práticas de fabricação.
Objetivo Específico
Conceituar manual de boas práticas e procedimentos padronizados e outros termos importantes; Conscientizar os cursistas sobre a importância da implantação das boas práticas para o fornecimento de alimentos seguros; Capacitar os profissionais da área de alimentos para assumir a responsabilidade técnica de uma indústria com conhecimento e segurança, compreendendo a importância de cada obrigatoriedade; Capacitar os cursistas para atendimento das inspeções sanitárias realizadas pelos órgãos competentes.
Metodologia
Aula 1 (20/03/2021) – Aula síncrona (2h) com a coordenadora do projeto e a professora-facilitadora para explicar o planejamento do curso. Aula introdutória abordando os temas: Direito à alimentação; Alimento seguro; Introdução às boas práticas na área de alimentos; Noções gerais de contaminantes em alimentos. Atividade assíncrona (30 minutos): Apresentação dos alunos pelo Google Classroom através de ferramenta disponibilizada pelo próprio aplicativo. Carga horária total: 2h e 30 minutos Aula 2 (22/03/2021) – Aula assíncrona (2h) – Aspectos legais associados às boas práticas de fabricação de alimentos; Definição de manual de boas práticas; Antes da elaboração: planejamento. Aula gravada disponibilizada na pasta do Google drive. Atividade assíncrona (1h): Leitura de texto complementar e questionário sobre o tema abordado. Carga horária total: 3h Aula 3 (24/03/2021) – Aula assíncrona (1h e 30 minutos) – Requisitos gerais e de higiene para as boas práticas de fabricação (estudo da Portaria Federal N. 326/1993 e da RDC Anvisa N. 275/2002). Aula gravada disponibilizada na pasta do Google drive. Atividade assíncrona (1h): Elaborar plano de ação mediante registro fotográfico de não conformidades. Carga horária total: 2h e 30 minutos Aula 4 (27/03/2021) – Aula síncrona (2h) - Discussão sobre as atividades da semana e tira-dúvidas Carga horária total: 2h Aula 5 (29/03/2021) – Aula assíncrona (1h e 30 minutos) – Aspectos formais do Manual de Boas Práticas de Fabricação (estudo da Portaria Federal N. 1428/1997 e da RDC Anvisa N. 275/2002). Aula gravada disponibilizada na pasta do Google drive. Atividade assíncrona (1h): Leitura das normas regulamentares citadas em aula e de material complementar a ser enviado. Carga horária total: 3h Aula 6 (31/03/2021) – Aula assíncrona (2h) – Procedimentos operacionais padronizados – parte 1. Formulários de registro; Instruções de trabalho. Aula gravada disponibilizada na pasta do Google drive. Atividade assíncrona (1h): Leitura de material complementar e análise-problema de POP. Carga horária total: 3h Aula 7 (01/04/2021) – Aula assíncrona (2h) – Procedimentos operacionais padronizados – parte 2. Formulários de registro; Instruções de trabalho. Aula gravada disponibilizada na pasta do Google drive. Atividade assíncrona (1h): Leitura de material complementar e Análise-problema de POP. Carga horária total: 3h Aula 8 (03/04/2021) – Aula síncrona (2h) – Discussão sobre as atividades da semana e tira-dúvidas. Resolução de questionário final com todos os conteúdos abordados disponibilizado na plataforma Google Classroom em formato de Google Docs com a previsão de entrega até segunda dia 05/03/21.Carga horária total: 2h Carga horária total do curso: 20 horas