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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO EDUCAÇÃO, FILOSOFIA E ARTE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
23/03/2021
Previsão de Fim:
24/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Karlane Holanda Araujo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adriana Gomes Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 23/03/2021 24/06/2021
Agnes Matos Meira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Ana Carolina de Farias Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Ana Karolina Uchoa de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Ana Klivya Gomes da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Ana Vitoria da Silva Reis IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Antonia Larissa Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Carolinne Vieira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Cleane da Silva Leite IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Cristina Ferreira Gino IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 22/03/2021 24/06/2021
Daniel Rauan da Silva Nunes IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Eulalia Moura Fraga IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/03/2021
Hugo Victor da Silva Maciel IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Isac Oliveira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Isadora Oliveira Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Karlane Holanda Araujo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/03/2021 24/06/2021
Leane de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Livia de Aquino Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Luiz Rafael Sales do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Maria Dryelle da Silva Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Maria Dryelle da Silva Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Maria Karine Santana Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 23/03/2021 24/06/2021
Mikaella Forte Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Moaci Ferreira Lima Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Paulo Robson da Silva Florencio IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Renan Castro Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Silvia Rafaela da Costa Dantas IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Vitoria Conceição Sousa Otaviano IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 23/03/2021 24/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Harada (2018), no artigo intitulado “Filosofia e arte: identidade e diferença”, conceitua linguagem como expressão e meio de comunicação. A partir dessa concepção é possível inferir que a Filosofia e a Arte, embora possuam caracterização específica no campo acadêmico, como também evidenciem a realidade de pontos de vistas distintos, ambas convergem no sentido de serem expressões criativas a respeito da vivência humana. Do ponto de vista interativo, filosofia e arte se entrelaçam reciprocamente, ao passo que podem ser elaborados raciocínios a partir de uma construção artística. Schopenhauer (2001) fala que a intenção da arte é exprimir a ideia. Isto é, consiste numa tentativa de materializar, numa criação artística, as realidades e ideias. Filosofia e arte, arte e filosofia são linguagens que possuem certa afinidade entre si. As obras artísticas são coisas feitas, concretas, físicas, captáveis pelos sentidos, pela visão, audição, tacto, olfato e paladar que nos comunica algo. As teorias, alegorias, diálogos filosóficos são comunicáveis pela língua ou fala, dita e escrita. Nessa perspectiva, a compreensão comum no uso dessas linguagens é a expressão das ideias e vivências que uma ou mais pessoas têm em seu interior, exteriorizando-as, a fim de comunicá-las a outras pessoas. Ancorado nesse preceito, o projeto “Educação, Filosofia e Arte”, oriundo da disciplina de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, vislumbra trabalhar conceitos, teorias e paradigmas educacionais utilizando-se da Filosofia e da Arte no sentido de exercitar o pensamento racional de maneira reflexiva, criativa e estética. Ademais, o referido projeto propõe a publicização das criações artísticas dos estudantes, em ambiente virtual, a fim de mobilizar novos olhares acerca de temáticas sócio filosóficas da educação. Por conseguinte, a iniciativa intenta também dar leveza ao ensino remoto, visto que no contexto atual pandêmico em que estamos isolados, com convívio social limitado, nos deixa mais propícios a ansiedade, depressão, baixa estima e estresse. O filósofo Friedrich Nietzsche fala sobre a vontade de poder na arte. Diz na passagem 822: “nós temos a arte para não sucumbirmos junto à verdade”– em outras traduções encontramos a realidade como sinônimo de verdade. Consideramos que, no momento contemporâneo em que há uma negação da ciência e desvalorização da arte, iniciativas dessa natureza são salutares para transgredir a ordem neoliberal, neoconservadora e neotecnicista que prevalece no ideário da política educacional brasileira. Filosofia e arte, pensar e poetar, são dispositivos valiosos na formação sensível, critica e colaborativa dos futuros docentes. Curiosamente, a ciência “no caso dos brasileiros, 73% desconfiam da ciência e 23% consideram que a produção científica pouco contribui para o desenvolvimento econômico e social do país.”(ANDRADE, 2021, s-p). No outro viés, observamos que grande parte da população não valoriza a arte. Porém, é por meio dela que entendemos mais a história e a política das épocas [...] No Brasil contemporâneo, vemos que grande parte da população não valoriza a arte. Porém, é por meio dela que entendemos mais a história e a política das épocas. A arte brasileira não é vista como um conteúdo importante, é interpretada como algo secundário. A falta de incentivo nas escolas e na família é um dos principais fatores que ocasiona essa deficiência cultural nas crianças e jovens. Diz o artista (QUEIROZ, 2019 apud DELAVEGA, 2019, s-p). O presente projeto é relevante, devido às seguintes razões: i) estabelece condições práticas para que os indivíduos expandam seu potencial reflexivo e criativo e, assim, ampliem suas possibilidades de expressão e comunicação espontânea; ii) oportuniza o diálogo entre os participantes no sentido de discutir a respeito de temas sócio filosóficas da educação, como: alienação, ideologia, violência simbólica, entre outros; iii) utiliza um método lúdico e pedagógico que favorece o processo de construção do conhecimento, como também busca interatividade com os internautas nas exposições dos trabalhos produzidos no percurso da disciplina.
Justificativa
Quando, tanto o pensador na filosofia como o artista no vivenciar, “deitam-se juntos” na terra da verdade do ser, então surge o fundo da “realidade humana”, a imensidão, a profundidade e a liberdade da humanidade essencial como poetar pensante e pensar poético (HARADA, 2018, p.13). Essa citação nos mobiliza a conceber o processo formativo valorizando as expressões do pensar e do poético, da reflexão e da criação, enquanto elementos indispensáveis ao ato de educar. Dispare da ideia de formação alienada aos conteúdos programáticos, a proposta em questão avança no sentido de abranger o protagonismo do ser pensante e poético. Para além de mero espectadores e reprodutores de teorias da educação, pretende-se ativar as linguagens da filosofia e da arte no entendimento da historicidade das questões sócio filosóficas da educação. No cenário em que vivemos, através da indústria cultural e da apelação midiática se impõem códigos, rituais, modas e comportamentos que atendam aos interesses da classe dominante. Nesse sentido, a opressão cultural, aliada às formas de exploração econômica política e social do sistema capitalista, permitem que o ideário do Capital penetre nas mentes dos oprimidos com soberania, tornando suas mentes ermas, áridas e paralisadas. Diante dessa realidade, reconhecemos que é indispensável à promoção de diálogos entre o pensar e o criar como subsídios de resistência ao ideário do Capital. A politização passa pela arte, pelo filosofar. Por isso, justifica-se a importância desse projeto no sentido de oportunizar espaço e tempo para tais diálogos, no sentido de dar visibilidade as produções artísticas (autorretrato, áudio novela, quadrinhos etc) dos estudantes.
Público Alvo
Docentes e discentes visitantes das redes sociais oficiais do IFCE, especialmente do Campus Paracuru.
Objetivo Geral
• Trabalhar conceitos, teorias e paradigmas educacionais utilizando-se da Filosofia e da Arte, por meio de diálogos e produções criativas, no sentido de exercitar o pensamento racional de maneira reflexiva, criativa e estética, a fim de enriquecer o ser pensante e o ser poético dos estudantes licenciandos.
Objetivo Específico
• Oportunizar condições práticas para que os estudantes expandam seu potencial reflexivo e criativo e, assim, ampliem suas possibilidades de expressão e comunicação espontânea; • Promover o diálogo entre os participantes no sentido de discutir a respeito de temas sócio filosóficas da educação, como: alienação, ideologia, violência simbólica, entre outros; • Dar leveza ao ensino remoto, fazendo uso da ludicidade no processo de construção do conhecimento; • Buscar interatividade com os internautas nas exposições dos trabalhos produzidos (autorretrato, áudio novela, quadrinhos, etc) no percurso da disciplina, a fim de mobilizar novos olhares acerca de temáticas sócio filosóficas da educação.
Metodologia
• Estudo e pesquisa teórica dirigida acerca das temáticas sócio filosóficas da educação; • Atividades dialógicas no ambiente de aprendizagem virtual (Google meet); • Produção do autorretrato com materiais reutilizáveis; • Construção coletiva de áudio novela sobre releitura do Mito da Caverna, de Platão; • Confecção de histórias em quadrinhos para trabalhar os conceitos de alienação, ideologia, classe social, Estado, trabalho, violência simbólica, entre outros; • Publicação dos materiais produzidos no percurso da disciplina de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação na galeria virtual do projeto Educação, Filosofia e Arte. O planejamento e a avaliação do referido projeto ocorrerão de forma contínua, sistêmica e processual.