Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Mulheres na ciência: trajetórias, avanços e desafios no cenário brasileiro
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Direitos Individuais e Coletivos
Data de Início:
26/03/2021
Previsão de Fim:
26/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Maria Poliana Mendes Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Sandra Oliveira dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta Palestra se materializa no contexto do evento do Projeto Encontros Forped proposto pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) vinculado ao campus Tianguá. O FORPED definiu que todas as suas ações no mês de março seriam voltadas para a discussão do papel da mulher na sociedade. Assim, a palestra do presente mês abordará o tema: Mulheres na ciência: trajetórias, desafios e avanços no cenário brasileiro. A professora que ministrará a palestra, têm formação e atuação de pesquisa tanto no âmbito das ciências humanas e sociais, como no âmbito das ciências naturais, fato que permite um olhar mais apurado em relação ao fenômeno que será foco da discussão. Historicamente, diversos tabus e preconceitos são impostos às mulheres que buscam ocupar espaços políticos, sociais e científicos. Sabe-se que avanços importantes têm fomentado ampliação das possibilidades e oportunidades para as novas gerações, no entanto, a questão de gênero ainda se materializa como desafio, obstáculo para a concretização do processo de valorização e respeito das mulheres nos diversos lugares que ocupam, não sendo diferente no meio científico. Diante desse fato, no mês da mulher, o FORPED considera importante fomentar reflexões sobre o tema.
Justificativa
A distribuição do capital científico nunca foi equânime entre os gêneros. Mesmo no Ocidente, as mulheres permaneceram excluídas do acesso à educação formal por muito tempo, fato que historicamente tem afetado a sua representatividade social e científica até os dias atuais. Essa ausência feminina nas principais posições científicas é resultado de uma questão profunda arraigada no país, causada pelos mesmos fatores que explicam por que os salários das mulheres são mais baixos ou porque há poucas mulheres em conselhos de empresas, ou mesmo em posições governamentais de alto nível. As mulheres, por aspectos culturais e históricos, ainda não são reconhecidas como capazes e competentes pelos responsáveis ​​pela seleção dos candidatos que têm acesso a esses cargos: na maioria dos casos, homens. Superar essa invisibilidade requer o compromisso de toda a sociedade. Nessa perspectiva, como meta para o desenvolvimento sustentável, a Assembleia Geral da ONU definiu o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, buscando incentivar o acesso e a participação feminina de forma igualitária. No mês de março, a ideia de dar flores e parabenizar apenas uma vez no ano, tem sido gradativamente substituída por campanhas educativas para compreensão desse processo, para estimular as meninas a se tornarem cientistas e para valorizar as mulheres que movem o país nas diversas áreas de atuação. Assim, o FORPED considera importante pôr em relevo essa discussão, promovendo a palestra em questão.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre os desafios e os avanços da atuação das mulheres na ciência brasileira.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto; - Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
A palestra será ministrada pela professora doutora Eloísa Maia Vidal da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e mediada pela professora Mestra Willana Nogueira Medeiros Galvão (IFCE). A palestra será realizada no dia 26.03.2021 e será dividida em dois momentos: 1) fala das professoras e apresentação do suporte teórico relacionado ao tema; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os alunos se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no canal do FORPED no Youtube ( FORPED IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA) com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização da certificação posterior, se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).