Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Investigar, meu caro Watson! Sherlock Holmes e o ofício do historiador
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
26/03/2021
Previsão de Fim:
26/03/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
90
Carga Horária de Execução do Evento:
3
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Jossefrania Vieira Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caroline Souza Silva UECE/FAFIDAM Integrante Sem vínculo Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Jossefrania Vieira Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/03/2021 26/03/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este evento reúne a história e a literatura a fim de abordar, de forma lúdica e interdisciplinar, aspectos referentes à história como ciência e ao ofício do historiador. O mesmo ocorrerá on line através da plataforma virtual google meet e será aberto também à comunidade, com ênfase em alunos do Ensino Médio. O evento trata-se de uma oficina com enfoque na história em seu aspecto enigmático e investigativo utilizando-se da comparação das ações da personagem detetivesca Sherlock Holmes e seu método dedutivo para solucionar seus casos, com a metodologia utilizada pelos historiadores no momento de pesquisa das fontes, apresentando também o trabalho desenvolvido pelo historiador Italiano Carlo Ginzburg com o “Paradigma Indiciário”.
Justificativa
Tendo em vista a constante relativização social não apenas da ciência de modo geral, como também do conhecimento histórico especificamente, esta oficina se utiliza de uma linguagem lúdica como é a literatura para ilustrar algumas das metodologias de pesquisa que o historiador pode utilizar. Assim, este evento torna-se relevante, pois aproxima o público alvo, o ensino médio, da ciência histórica ao argumentar sobre a semelhança entre o ofício do historiador e o de um detetive, em relação à busca de fontes, premissas, realizando observações e segundo Carlo Ginzburg, as próprias deduções sobre múltiplos assuntos, antecipando, inclusive, o contato dos alunos com reflexões acadêmicas.
Público Alvo
Alunos e alunas do Ensino Médio do município de Limoeiro do Norte e adjacências.
Objetivo Geral
Identificar as possíveis similaridades entre os métodos detetivesco e do historiador, evidenciando como é feita uma pesquisa histórica.
Objetivo Específico
Apresentar o método do Detetive Sherlock Holmes, com base na dedução. Aproximar os alunos do campo da pesquisa histórica e a diversidade de suas práticas. Mostrar o leque de possibilidades de fontes que podem ser usadas para a pesquisa e das variadas temáticas.
Metodologia
Como informado anteriormente, o evento acontecerá em formato on line, ou seja, em meio virtual a partir do uso da ferramenta do google meet. Sua realização se dará no dia 26 /03/2021 no turno vespertino, entre às 14:00 e 17:00 horas. Na ocasião serão apresentadas características gerais do Romance Policial, a personagem Sherlock Holmes, a explicação do método dedutivo, as aproximações e distanciamentos com o método indiciário desenvolvido pelo historiador italiano Carlo Ginzburg e, por fim, serão disponibilizados casos a serem desvendados pelos participantes da oficina. As inscrições bem como a frequência do evento se darão por formulário google.