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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Coro Karatis 2021
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Música
Data de Início:
01/04/2021
Previsão de Fim:
31/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Paulo Ribeiro de Holanda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jacqueline Rodrigues Peixoto IFCE Integrante Docente IFCE Não 4 25/03/2021 31/12/2021
Joao Paulo Ribeiro de Holanda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/03/2021 31/12/2021
Lais Costa Rocha IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/03/2021 31/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem por objetivo a manutenção de um Coro Cênico no IFCE - Campus de Crateús, com encontros/ensaios semanais (Obs. Quinzenais de maneira remota enquanto durar a pandemia), que promovam a interdisciplinaridade (dialogando com as performances corporais do teatro) e transdisciplinaridade (na locução com a percussão corporal e o acompanhamento de instrumentos musicais adjutores ao canto coral). O intuito maior é utilizar o coral como meio de difusão e sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Justificativa
O canto coral como organismo coletivo humanizador, difusor de cultura, arte e sensibilidade estética vêm sendo utilizado desde as eras mais remotas da história da humanidade com seu poder de integração e transcendência no que tange a esfera dos saberes sensíveis (GOMES, 2015). De modo que percebemos a necessidade de manter iniciativas como estas no sertão de Crateús considerando o alto fator de sociabilidade e a escassez de projetos como estes, tendo em vista a interlocução do campus com a comunidade, que podem ser estabelecidos nesse harmonioso encontro de interesses. Pois na sociedade atual, inclusive a brasileira, assim como a população dos sertões de Crateús e municípios vizinhos observamos facilmente uma sede, desejo, de uma arte não mercadológica (ADORNO, 1989) que faça a fuga desse mercantilismo global avassalador que desconsidera individualidades e extingue a coletividade, restando apenas um cidadão padrão robótico e insensível. Fator verificável há tempos nas próprias audiências públicas realizadas pelo IFCE Crateús, onde os cursos de maior interesse seriam Licenciatura em Música e Licenciatura em Teatro, desse modo o coral surgiria como resposta a essa demanda da própria comunidade circundante imediata e intermunicipal. Nesse fluxo o coral aliado à sua técnica vocal seria um instigador promotor de autoconhecimento e a sensibilidade que permitem o encontro consigo mesmo e o mundo circundante (COELHO, 1999), a oportunidade de cada um descobrir-se e assumir-se como instrumento, instrumentista e luthier. Ainda vale ressaltar que aliado a vivência coral estética, performática e transcendente, algumas ressonâncias em potenciais de felling educacional são verificáveis nos envolvidos nesses processos de ensino e aprendizagem, tais como: o desenvolvimento motor nas questões de lateralidade, psicomotricidade geral e fina, raciocínio lógico matemático, processos mnemônicos e associativos, (re)interpretação e (re)significação de signos e símbolos linguísticos e musicais, liderança, trabalho coletivo, disciplina, concentração, desinibição, prontidão física, ludicidade e movimento.
Público Alvo
Qualquer indivíduo com a idade igual ou superior a 15 anos, principalmente dos bairros no entorno do campus.
Objetivo Geral
Por meio do coral difundir e promover sociabilização cultural, além dos seus sentidos sensíveis, estéticos, técnicos e performáticos.
Objetivo Específico
• Estudar música em seus múltiplos aspectos e funções na sociedade, porém ressaltando sempre o sentido do fazer música musicalmente (SWANWICK, 2003); • Compartilhar metodologias e vivências em canto e suas técnicas; • Promover vivências e culminâncias esporádicas para apresentar em praças escolas, teatros e demais dispositivos culturais da cidade;
Metodologia
O projeto em condições presenciais irá funcionará com dois encontros semanais de 2h, nas terças e quintas-feiras, das 17h30min às 19h30min. Porém nesse momento de enfrentamento da PANDEMIA do novo Corona Vírus faremos encontros quinzenais às terças-feiras (19h) e passaremos materiais de apoio, para estudo continuado em casa de maneira assíncrona. Em um primeiro momento iremos abordar aspectos musicalizadores gerais para uma melhor apreensão dos conteúdos técnicos e performáticos do canto coletivo. Em seguida daremos ênfase ao conteúdo específico do canto coral aliado a performance cênica-corporal e o estudo de repertório, começaremos com canções simples, cânones com motes clássicos e seguiremos para canções em uníssono, duas vozes, três vozes até chegar ao ideal de quatro vozes simultâneas. Ao finalizar um processo de construção de repertório entre 5 a 7 músicas aprendidas pelos componentes do coro dar-se-á o momento da performance pública que poderá ser realizada em teatros, igrejas, praças, auditórios e demais dispositivos culturais que nos forem solícitos e propícios. Esse momento também constará como parte do processo avaliativo.