Exibir Ação

Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS)
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Questões de gênero e diversidade sexual
Data de Início:
25/03/2021
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Arliene Stephanie Menezes Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arliene Stephanie Menezes Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 25/03/2021 10/03/2023
Karla Fernanda Leitão de Castro Prefeitura Municipal de Paracuru Integrante Sem vínculo Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Lidiane Ramos Lima Prefeitura Municipal de Paracuru Integrante Sem vínculo Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Lilia Mara da Silva Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Lourdes Goés Araújo Casa Lilás Integrante Sem vínculo Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Maria Karine Santana Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Marillia Mcdonald Gomes Farias IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 25/03/2021 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Casa Lilás Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) terá como caráter proposital à realização de grupo de estudos e de ações de extensão propositivas e consultivas que estimulem e promovam ações que dialoguem com o tripé ensino-pesquisa-extensão, e orientadas à temática da educação para a diversidade de gênero e sexualidade. Opinar sobre questões pertinentes que lhe forem encaminhadas, e que envolvam a temática de estudo e pesquisa do núcleo.
Justificativa
Justifica-se para a proposição e desenvolvimento de estudos, ações e pesquisas direcionadas à garantias de direito à vivência de identidades de gênero e sexualidade e, também, para o incentivo a produção científica relativa à temática.
Público Alvo
Pessoas da cidade de Paracuru e adjacências que se identifiquem com a temática de gênero e diversidade sexual.
Objetivo Geral
Promover ações que visem uma educação inclusiva, não sexista, com equidade e igualdade entre os gêneros. Trabalhando também temáticas do combate à violência e à discriminação contra o público feminino e LGBTQIA+, de todas as orientações sexuais minoritárias e para as diversas manifestações de identidades de gênero e a valorização da diversidade.
Objetivo Específico
Propor políticas, Programas, Ações e/ou Atividades que envolvam as temáticas relacionadas a corpo, gênero, sexualidade e diversidade; Assessorar e prestar consultoria à comunidade externa e ao campus em situações ou casos que envolvam essas temáticas; Estudar e produzir conhecimento científico sobre as temáticas do Núcleo a fim de contribuir para este campo de conhecimento; Auxiliar na elaboração de informação que possibilitem a utilização do nome social por alunos e servidores; Articular os diversos setores da instituição e da comunidade externa nas atividades relativas às temáticas de atuação dos NEPGSs, definindo prioridades de ações, aquisição de equipamentos, materiais didático-pedagógicos a serem utilizados nas práticas educativas e ações de ensino, pesquisa e extensão; Participar das políticas do tripé ensino-pesquisa-extensão e ainda da gestão para compor o planejamento da instituição no que se refere ao atendimento, aconselhamento e acompanhamento de pessoas que em função de gênero e/ou sexualidade que se encontram em vulnerabilidade social, cultural e/ou educacional; Discutir a importância dos movimentos sociais na luta contra as desigualdades sociais, com ênfase nas desigualdades de gênero; Conhecer e debater junto à comunidade externa e interna sobre as leis que tratam da temática de gênero e sexualidade; Fomentar discussões sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis, sintomas e tratamentos, em parceria com Secretarias Municipais de Saúde e órgãos afins; Opinar sobre questões pertinentes que lhe forem encaminhadas, e que envolvam a temática de estudo e pesquisa pelo grupo; Fomentar reuniões sistemáticas a fim de propor leituras sobre a temática de gênero e diversidade sexual.
Metodologia
O núcleo proporá mensalmente reuniões virtuais que visem a debater e estudar questões sobre a temática em questão. Elencando esse debate com a interface com parcerias como a Casa Lilás e Prefeitura de Paracuru, entre outros grupos de estudos que tenham interesse na temática. Especificamente no mês de março fará ações mais direcionadas como lives e transmissão de filmes voltadas a temática do mês da mulher; no mês de janeiro com temáticas voltadas a visibilidade trans e no mês de junho a visibilidade gay. Também fará suas ações de divulgação e informação por meio de divulgação nas redes sociais através da página @nepgsifceparacuru no Instagram.