Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Soldadinho do Araripe.
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
01/04/2021
Previsão de Fim:
01/04/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crato
Barbalha
Juazeiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rubens Cesar Lucena da Cunha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
CICERA MARIA ALVES COSTA AEASA Integrante Sem vínculo Não 4 01/04/2021 01/04/2023
JOSÉ NILTON ARAUJO DE SOUSA AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
JUCIMAR ALVES COSTA AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
MARIA DO SOCORRO ALVES DA COSTA AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
MARIA JUCILENE PEREIRA DA CRUZ AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
MARIA RAMOS FELIX AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
RAFAELA PEREIRA COELHO AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
Rubens Cesar Lucena da Cunha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 01/04/2021 01/04/2023
TAMIRES LUNA BARROS AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
VALMIR DOS SANTOS AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
VILMAR DIAS DA SILVA AEASA Integrante Sem vínculo Não 3 01/04/2021 01/04/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
AEASA - Associação Escolinha de Atletismo Soldadinho do Araripe Sim Acordo de parceria
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão Soldadinho do Araripe é uma junção do esforço entre o professor Rubens César Lucena da Cunha do IFCE em parceria com a AEASA – Associação Escolinha de Atletismo Soldadinho do Araripe, fundada em 23 de agosto de 2019 que é uma associação, sem fins lucrativos, com sede no Município de Juazeiro do Norte - Estado do Ceará, situada na Rua Dom Pedro II, 1.111 A - Bairro Franciscanos, CEP: 63020-030, CNPJ 34.890.126/0001-09, cuja criação e fundação se deu pelo professor de Educação Física Valmir dos Santos e mais José Nilton Araújo de Sousa; Tamires Luna Barros; Maria Ramos Felix; Jucimar Alves Costa; Vilmar dias da Silva; Rafaela Coelho Pereira; Maria Jucilene Pereira da Cruz; Cícera Maria Alves Costa e Maria do Socorro Alves da Costa seus primeiros fundadores. Fundada com a missão e princípio básico de fomentar o esporte, mas, acima de tudo, de facilitar a inclusão social por meio do atletismo a crianças e adolescentes carentes da região do Cariri, principalmente na região do CRAJUBAR, mais especificamente na Cidade de Juazeiro do Norte, sede da Associação. O projeto atendera crianças, jovens e adolescentes de classe social baixa e que estejam em situações de vulnerabilidade social seja ela independente de cor, raça ou religião e que moram nos bairros adjacentes ao IFCE campus Juazeiro do Norte como Aeroporto, João Cabral, Campo Alegre e Tiradentes além de estar aberto a todos da região do Cariri que por motivos de adesão queiram participar incluindo a comunidade interna. O Projeto vai dar suporte ao professor da disciplina de Metodologia do Ensino do Atletismo do IFCE em realizar com os seus discentes práticas voltadas para elaboração de plano de treinamento da iniciação ao rendimento, da preparação na formação do cidadão até chegar no atleta de competição. O projeto funcionará nas dependências da pista de atletismo no campus Juazeiro do Norte nos dia de terças e quintas de 15h as 18hs e aos domingos de 7hs até as 11hs, podendo haver troca nos horários no decorrer do projeto.
Justificativa
Para atender a necessidade de oportunizar a comunidade carente e de baixa renda com atividades esportivas nasceu a ideia de trabalhar através do esporte base Atletismo no IFCE. Nas comunidades circunvizinhas nos deparamos com um grupo formado por crianças, adolescentes o jovens adultos, bastante vulneráveis às “tentações” das grandes cidades, como drogas lícitas, ilícitas e outros perigos da vida moderna e, a grande maioria, com idades entre 08 a 17 anos, totalmente carentes de lazer, esportes e outras atividades lúdicas fora do horário escolar, com esses dados, surgiu a ideia de voluntariamente apresentar a Educação Física e suas variáveis para esses grupos. Sendo assim, resolvemos tentar envolver e sensibilizar as referidas comunidades, inicialmente, propondo a realização de atividades físicas e lúdicas através do projeto Soldadinho do Araripe de atletismo.
Público Alvo
jovens e adultos de classe baixa em risco de vulnerabilidade social assim como de outras classes sociais residentes na região do Cariri, principalmente na adjacência do campus do IFCE como os bairros do Aeroporto, João Cabral, Tiradentes, Campo Alegre.
Objetivo Geral
Realizar a iniciação esportiva por meio do “esporte base de todos os esportes”, mais conhecido como o “Atletismo”, onde trabalharemos um grande conjunto de provas de esportes com os movimentos naturais dos primeiros seres humanos (correr, lançar, arremessar e saltar). além de transmitir os valores apresentados no esporte como respeito, ética, Moral, disciplina e responsabilidade social, solidariedade e espírito de equipe importantes na formação de um cidadão integro e crítico na sociedade que tanto precisamos.
Objetivo Específico
- Oportunizar aos alunos uma prática esportiva de qualidade e segurança; - contribuir na melhoria do estilo de vida e qualidade de vida dos jovens e adultos participantes do projeto; - contribuir para diminuição da exposição aos riscos sociais(drogas, prostituição, gravidez precoce, criminalidade, trabalho infantil, assegurar o exercício da cidadania). Democratizar o acesso ao esporte, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso das crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social ou não.
Metodologia
O projeto se desenvolverá através de aulas práticas, Seminários e outras formas de contribuição na formação do aluno cidadão e poderão participar de eventos relacionados a modalidade participando de competições regionais e estaduais com acompanhamento e autorização dos pais e devidos professores caso tenham competência técnica para tal. A avaliação se dará por forma de observação onde será levada em consideração as avaliações formativas (regular a aprendizagem para que o aluno tenha significado de sua prática), somativa (servir de parâmetro ao final do ciclo classificando por ordem de melhor resultado) e diagnóstica (Recolher informações para elaboração dos Planejamentos das atividades).