Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO CONSTRUINDO SABERES DA DOCÊNCIA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/04/2021
Previsão de Fim:
31/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
60
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Celia Maria Freitas Guedes Amorim
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abrahao Antonio Pereira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/04/2021 31/08/2021
Adriana Silva Oliveira EEMT Luiz Cavalcante de Gouveia Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Alexandro de Souza Cipriano IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Alzenete Guedes de Freitas de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Amanda Domingos de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Antônia Alves de Alencar EEF João Paulino de Araújo Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Antonio Elian Vitor de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Antônio Emanuel Martins Vieira EEM Gov. Adauto Bezerra Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/04/2021 31/08/2021
Cilianny de Lavor Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Elizabeth de Araujo Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Eulanéa Regina Martins de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Francisca Elielza Gonçalves EEF Alba Araújo Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Francisco Ivo Gomes de Lavor UniFic Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Jassanael Conceicao Guedes IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
José Pedro de Carvalho Alves da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Katiane Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Leudiane Holanda Lavor UniFic Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Luziete Jorge da Silva UniFic Integrante Sem vínculo Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Marcos Antonio da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Maria Kelma de Lima Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Mikaela Silva Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Rosani de Lima Domiciano IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Severino Araujo de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Tiago Nogueira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Vanderson Cardoso de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Werbet Alves de Almeida IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 06/04/2021 31/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEF. Alba Araújo Sim Acordo de cooperação
EEMT. Luiz Cavalcante de Gouveia Sim Acordo de parceria
UNIFIC Sim Acordo de cooperação
EEM ADAUTO BEZERRA Sim Convênio
EEF JOAO PAULINO DE ARAUJO Sim Convênio
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Inclusão educacional: conceitos, necessidades e estratégias Evento
ATIVIDADE DE ESTUDO - AS REFORMAS EDUCACIONAIS, BNCC E O APROFUNDAMENTO DA CRISE NEOLIBERAL Evento
Desafios da formação docente na atual conjuntura Evento
Apresentação
Esse projeto refere-se à formação inicial de professores que tem se mostrado como um grande desafio para as instituições formadoras, visto que, é necessário fazer uma reflexão sobre que a evolução do país com igualdade social, só acontece quando este oferece uma educação que proporcione as crianças e jovens conhecimentos, competências e habilidades para construção de saberes em um contexto de tanta adversidade. A sociedade hoje exige um novo modelo educacional e, de modo geral, as escolas que conhecemos e seus gestores também buscam por mudanças que atualizem seus ambientes e a forma com que interagem com a formação de seus estudantes, é lícito pensar que educação terá após toda essa situação de Pandemia que a COVID 19 trouxe para humanidade.
Justificativa
Ao formar professores preparados para enfrentar os desafios da era da Inovação e da tecnologia, poderemos de fato, caminhar na direção de um futuro no qual os docentes e tecnologias estabeleçam uma relação proveitosa para toda a educação. Nesse cenário se faz necessário fortalecer a formação docente de modo a pactuar com as mudanças ocorridas no cenário educativo. Atualizar o perfil de modelos de formação de professores de modo a conectar as instituições formadoras à realidade das escolas é um passo essencial para poder consolidar mudanças curriculares . O Projeto visa fortalecer a formação inicial dos estudantes de Licenciaturas de instituições públicas e particulares com o intuito de contribuir com a construção de saberes dos mesmos. Para isso, se desenvolverá em um conjunto de ações estratégias realizadas de forma virtual, através da Plataforma Google Meet, com encontros síncronos e com atividades á distância. A BNCC será outro instrumento de estudos nesse projeto de formação inicial dos docentes, interprentando como um desafio e tanto a compreensão do que realmente muda na sala de aula. A educação é uma das áreas mais importantes para a formação de uma sociedade melhor. Além disso, o acesso ao ensino de qualidade é um direito de toda a população, sendo papel das instituições de ensino garanti-la aos estudantes. As atividades com os participantes acontecerão através de: realização de simpósios, seminários, oficinas, mini-cursos, colóquios e palestras. É uma ação intersetorial que será estabelecida entre o Programa Residência Pedagógica ,as Disciplinas Pedagógicas dos Cursos de Licenciatura em Geografia e Licenciatura em Química, O Grupo de Pesquisa –GPEL do IFCE/campus Iguatu e o Curso de Pedagógica da UniFIC-Iguatu, o cadastro do projeto será digitado de forma institucional no sistema da Plataforma SIGPROEXT- do Departamento de Pesquisa e Extensão do IFCE e no cadastro para inscrição e certificação nos eventos da EVEN 3.
Público Alvo
Estudantes do Curso de Pedagogia da UNIFIC Professores do Curso de Pedagogia da UNIFIC Estudantese Professores da Escola João Paulino de Araújo Estudantes e Professores da Escola de Ensino Médio Governador Adauto Bezerra Estudantes e Professores da Escola Edson Luís Professores e Estudantes da Escola Alba Araújo
Objetivo Geral
Fortalecer o desenvolvimento de habilidades para construir o conhecimento Pedagógico no processo formativo.
Objetivo Específico
• Estimular a construção de saberes pedagógicos através da temática formação de professores. • Fortalecer o Programa Residência Pedagógica no IFCE/campus Iguatu • Integrar as escolas campus palco do PRP; • Estabelecer parcerias com instituições públicas e privadas na formação de professores; • Compreender as disciplina pedagógicas como instrumentos indispensáveis na formação de professores; • Estudar e discutir sobre as questões relativas a BNCC; • Estudar o papel da utilização de novas tecnologias na educação como forma de fortalecer o processo de ensino aprendizagem; • Implementar práticas e metodologias pedagógicas que contribuam com a dimensão de ensino inovador; • Produzir e publicar textos científicos;
Metodologia
A metodologia do projeto será desenvolvida de forma colaborativa entre as equipes parceiras com o intuito da conexão de esforços, envolvendo professores e estudantes tendo em vista o alcance dos objetivos. Será uma atividade multidisciplinar, com foco Pedagógica fortalecendo a visão inicial dos futuros professores ao abordar os diversos segmentos que possibilitem a construção dos conceitos pedagógicos necessários ao trabalho escolar. Os participantes serão estudantes das licenciaturas, de ensino fundamental e estudantes do ensino médio das instituições parceiras com estratégias metodológicas adequadas a cada modalidade de ensino. Pretende-se com esse projeto melhorar o processo ensino/aprendizagem, dando ênfase ao desenvolvimento de competências e habilidades com foco nas atividades remotas e no novo saber e fazer pedagógico em tempos de pandemia.