Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A pesquisa como forma de (r)existir
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/03/2021
Previsão de Fim:
22/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Francisco Jose de Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Damiao Michael Rodrigues de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Efraim de Alcantara Matos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Fabricio Magalhaes Castelo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 29/03/2021 22/12/2021
Francisco Jose de Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Joao Nunes de Araujo Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Luis Gustavo Belarmino de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 29/03/2021 22/12/2021
Raquel de Oliveira Santos Lira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Roberta da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 29/03/2021 22/12/2021
Vitor Meireles Figueiredo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 29/03/2021 22/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Programa de Letramento e Inclusão Social Programa
Apresentação
O Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem – GIPEA do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, IFCE campus Cedro, vem se consolidando como espaço de promoção e divulgação da Iniciação Científica, constituindo-se em um ambiente privilegiado de valorização e socialização do conhecimento produzido pela comunidade acadêmica. Nesse sentido, o GIPEA vem assumindo a noção de interdisciplinaridade como uma abordagem de ensino e de pesquisa suscetível de realização a partir da interação de duas ou mais componentes curriculares disciplinas, cuja interlocução pode ocorrer por meio da simples comunicação de ideias até o diálogo mútuo de conceitos, epistemologia, metodologia, procedimentos, construção de dados, organização e discussão da pesquisa (TEIXEIRA, 2007). A partir desse pressuposto, o projeto intitulado A pesquisa como forma de (r)existir foi pensado como oportunidade de estudo e partilha de idéias voltados aos processos de ensino e aprendizagem nos contextos das formações inicial e continuada de professores do IFCE campus Cedro e professores de diferentes redes de ensino de cidades da Região Centro-Sul do Ceará. Os projetos tem por finalidade levar a experiência de pesquisa para as outras instituições de ensino da região propondo-se discutir e refletir sobre a importância e o lugar da pesquisa no país e, principalmente no contexto atual, evidenciando: 1. O papel da pesquisa nas instituições de ensino; 2. O professor pesquisador; 3. A iniciação científica; 4. A pesquisa no IFCE e sua articulação com o ensino e a extensão; 5. A pesquisa no contexto das licenciaturas e dos cursos de tecnologias e 6. O GIPEA no IFCE campus Cedro. Nesta primeira edição, o projeto ocorrerá no período de 26 de março a 22 de dezembro de 2021, com ações que possibilitarão o fortalecimento da associação da Pesquisa como atividade formativa, além de ampliar o escopo de atuação do GIPEA para levar a experiência exitosa de pesquisa à comunidade externa através da Extensão.
Justificativa
O projeto A pesquisa como forma de (r)existir, além da possibilidade de incentivo e fortalecimento da Iniciação Científica como oportunidade agregadora, justifica-se por propiciar desenvolvimento pessoal e socialização profissional, podendo despertar para a vocação científica e contribuir para a formação de pesquisadores. Em tempos de pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus e atendendo às orientações de autoridade de saúde para o isolamento social,todo o projeto acontecerá de forma virtual, através de plataformas virtuais.
Público Alvo
-Professoras e Professores da Educação Básica e Ensino Superior da região Centro-Sul do Ceará -Discentes de cursos superiores da região Centro-Sul do Ceará; -Demais interessados nas temáticas do projeto.
Objetivo Geral
Realizar webinários com vistas ao fortalecimento da pesquisa reforçando princípios da indissociabilidade com ensino e extensão, tomando como base a perspectiva interdisciplinar.
Objetivo Específico
1) Articular instituições de ensino da região, coordenadorias regionais e secretarias municipais para divulgação e participação; 2) Estimular o debate sobre o papel e a importância da pesquisa nas instituições de ensino, reconhecendo seu caráter formativo, capaz de auxiliar no desenvolvimento de novos conhecimentos e tecnologias; 3) Promover formação específica para docentes a partir da aproximação de experiências de pesquisa como atividade de fortalecimento, promoção e divulgação científica na Região Centro-Sul do estado do Ceará.
Metodologia
O planejamento das atividades do projeto A pesquisa como forma de (r)existir ocorrerão semanalmente, com reuniões periódicas online (google meet) como forma de organizar, planejar e divulgar – em mídias sociais do IFCE campus Cedro – todo o processo envolve a realização do projeto. Serão propostos Webinários mensais como ação de divulgação científica com foco no público externo vinculadas às atividades do grupo, promovendo o debate sobre que fortalecerão as atividades de Pesquisa no âmbito do IFCE campus Cedro. Dentre as temáticas que serão trabalhadas nos webinários, destacam-se: A importância da pesquisa no país e seu contexto atual;O papel da pesquisa nas instituições de ensino;O professor pesquisador;A iniciação científica;A pesquisa no IFCE e sua articulação com o ensino e a extensão;A pesquisa no contexto das licenciaturas e dos cursos de tecnologias; e O GIPEA no IFCE campus Cedro. A avaliação final se dará por meio de um questionário online a ser preenchido pelos participantes do projeto e também pela equipe responsável.