Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
I Ciclo de Desenvolvimento Android Mobile
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
05/04/2021
Previsão de Fim:
04/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Sistema acadêmico
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Bonny Kathy Soares dos Santos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bonny Kathy Soares dos Santos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 05/04/2021 04/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O desenvolvimento mobile tem ganhado destaque na criação de soluções devido a grande disseminação de dispositivos móveis e o aprendizado no desenvolvimento de sistemas mobile tem se apresentado com grande aliado em alavancar oportunidades para adentrar ao mercado de trabalho. Este projeto visa oferecer uma sequência de minicursos voltados para o desenvolvimento Android mobile (em sua maioria, as pessoas preferem optar por aparelhos com sistema Android, por possuírem maior acessibilidade e menor custo) com foco em pessoas que não possuem conhecimentos prévios em programação, mas que gostaria de iniciar seus estudos com o objetivo de aprender a desenvolver para esta plataforma, além de melhorar seu raciocínio lógico e criatividade.
Justificativa
Hoje é praticamente incomum alguém não possuir um smartphone. Sabendo disso, muitas empresas de e-commerce estão optando pela construção de aplicativos por ser uma forma mais confortável de acesso para os usuários do que a navegação via browser, além de outras vantagens como manter seus usuários logados em seus sistemas, mantendo-os informados através de notificações. Saber desenvolver aplicativos utilizando linguagens nativas tem se mostrado um dos principais requisito na maioria das vagas de contratação para desenvolvedores mobile e a linguagem Kotlin tem se destacado por ser mais enxuta que a linguagem Java e igualmente poderosa. Kotlin tem causado sensação desde que foi disponibilizado como código aberto pela JetBrains em 2011. A linguagem foi elogiada por desenvolvedores do mundo inteiro e já está sendo adotada pelas empresas. Portanto, estimular o desenvolvimento mobile com a utilização de linguagens nativas é de grande importância para abrir oportunidades no mercado de trabalho.
Público Alvo
Jovens e adultos que não possuam conhecimentos em programação mas que desejam aprender a desenvolver sistemas para dispositivos móveis
Objetivo Geral
Apresentar os conceitos de programação básica utilizando a linguagem Kotlin para dispositivos Android de forma a demonstrar que o desenvolvimento mobile não é difícil e é possível para pessoas sem conhecimentos prévios em programação. Este projeto tem o objetivo de estimular o interesse nos estudos de programação e desenvolvimento mobile.
Objetivo Específico
Apresentar uma visão geral sobre linguagem de programação Introduzir os conceitos iniciais de lógica de programação com o uso da linguagem Kotlin Apresentar os conceitos de variável, constante, estruturas de decisão e repetição Apresentar a ferramenta de desenvolvimento mobile AndroidStudio Desenvolver aplicativo
Metodologia
O Ciclo de Desenvolvimento Mobile deverá ocorrer no formato de minicursos a serem realizados em três etapas: A primeira etapa visará introduzir os conhecimentos básicos de programação utilizando a linguagem Kotlin: O que é linguagem de programação, Introdução ao Kotlin e ao IntelliJ IDEIA da JetBrains, vars e vals (variáveis e constantes), tipos de dados, booleano, char, String, numéricos, arrays, Templates de String, Intervalos, Controle de Fluxo (estruturas IF ELSE e WHEN), Laços de repetição (estruturas WHILE e FOR), Atividades; A segunda etapa tratará da ambientação da IDE AndroidStudio da JetBrains: Apresentação do ambiente AndroidStudio, Conceito de MVC, Ciclo de vida da Activity, Elementos gráficos (caixas de texto, botões e etc), Atividades; Por fim, na terceira etapa, será desenvolvido um aplicativo completo: Desenvolvimento de App Completo. Os minicursos ocorrerão de forma on-line e terão duração de 4 horas cada.