Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Programa
Título:
Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos 2021
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
02/04/2021
Previsão de Fim:
03/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Testes Objetivos
Seminário
Reunião
Relatório
Questionário
Prova
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Mala direta
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Carlos Henrique Sales Martins
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique Sales Martins IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 02/04/2021 03/04/2022
Cicero Erialdo Oliveira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Diego Ponciano de Oliveira Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Euripedes Carvalho da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Francisco Ricardo Nogueira de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Genilson Gomes da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Marcos Cirineu Aguiar Siqueira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 02/04/2021 03/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
IMPA Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
I Ciclo de Palestras do Curso de Licenciatura em Matemática Evento
Ideias Olímpicas Evento
Apresentação
O presente projeto nasce da parceria entre o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Maracanaú e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, notando a necessidade de se colocar em prática a possibilidade de complementação de estudos nas mais diversas áreas do conhecimento matemático através da realização de cursos de capacitação, tendo como público professores ou estudantes de Licenciatura de Matemática da comunidade interna e externa ao campus. O Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos – PROLÍMPICO consiste em treinamento gratuito para professores de Matemática de todo o Brasil. É um projeto novo iniciado em Janeiro de 2020 voltado para olimpíadas, mas com os moldes em um outro programa chamado PAPMEM, realizado desde 1990 abordando assuntos relativos ao Ensino Médio. O programa é realizado durante uma semana em tempo integral, das 9 às 17 horas, de modo independente nos meses de janeiro e julho, durante o recesso escolar. Ele surge da inciativa de alunos, juntamente com professores do curso de Licenciatura em Matemática, objetivando estabelecer a troca de experiências, através de vídeo-aulas e discursão em grupos, que contemplem a formação da docência e a profissão de professor. Entendemos que seja mais um incremento ao processo formativo para aqueles que, em breve, estarão nas escolas no papel de professor e vivenciarão tal experiência, através de palestras no campus de Maracanaú e nas escolas do município, quando não em Pandemia, caso seja em período de Pandemia as palestras serão ministradas de forma remota.
Justificativa
O projeto nasce como uma forma de divulgação e valorização do curso de licenciatura em Matemática, através de uma parceria com uma instituição de respaldo internacional o IMPA – Instituto de Matemática Pura e Aplicada, objetivando promover a integração escola x comunidade e ao mesmo tempo despertar o interesse pelo conhecimento cientifico entre professores da escola básica. É também uma ferramenta a ser utilizada, junto aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, que muitas vezes, por não conhecerem o verdadeiro significado da docência e sua importância, tendem a não valorizar e por não conhecerem de forma clara a essência da formação buscam muitas vezes outros cursos. Nossa principal tarefa será estimular os alunos do curso de Licenciatura em Matemática do IFCE - Campus Maracanaú, inserindo-os na docência, através de palestras e vídeo-aulas, fazendo-os refletirem e construírem suas metodologias de ensino e aprendizagem.
Público Alvo
Professores da Rede pública Estadual e Municipal, bem como da rede particular de ensino.
Objetivo Geral
Promover vídeo-aulas e discussões em grupo, organizados pelos professores do IMPA e do IFCE aos alunos do curso de Licenciatura em Matemática, para os professores da escola básica do município de Maracanaú e regiões circunvizinhas.
Objetivo Específico
• Estimular entre os alunos a valorização da licenciatura; • Oportunizar aos alunos novas opções de carreira dentro da docência; • Estimular a pesquisa matemática; • Refletir sobre a valorização da docência; • Capacitar sua formação técnica; • Oportunizar novas vivencias com outros profissionais da educação;
Metodologia
• A Missão será a realização de vídeo - aulas ministradas pelo IMPA para a comunidade interna e externa nos meses de Janeiro e Julho, com cronograma e divulgação prévia; • Promover encontros e discussões com a participação de alunos da licenciatura do Campus Maracanaú e da comunidade externa todos os meses; • As vídeo-aulas acontecerão no campus Maracanaú. • Revisão da literatura: levantamento bibliográfico acerca do tema proposto; • Desenvolvimento de materiais didáticos e realização de palestras e/ou cursos: serão preparados materiais didáticos em forma de cartilhas, folders, além de apresentações didáticas em slides • O conteúdo dos materiais focará nas boas práticas pedagógicas; • A divulgação será abordada em forma de redes sociais e utilização dos flanelógrafos disposto nos corredores dos blocos do IFCE.