Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Podcast: um formato inovador de divulgação científica
Área Temática:
Comunicação
Linha de Extensão:
Espaços de ciência
Data de Início:
09/04/2021
Previsão de Fim:
30/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1000
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
10000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Mairton Cavalcante Romeu
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Enzo Teodosio Portela IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 09/04/2021 30/12/2021
Evanildo Marques Possidônio Filho EEFM João Mattos Integrante Sem vínculo Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Kylvia Rocha de Castro e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 09/04/2021 30/12/2021
Lucas Freire Teodosio IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Mairton Cavalcante Romeu IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 09/04/2021 30/12/2021
Maria de Sousa Morais IFCE Integrante Discente IFCE Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Pedro Gomes Cabral COLÉGIO FARIAS BRITO Integrante Sem vínculo Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Pedro Lucas Rodrigues de Alencar IFCE Integrante Sem vínculo Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Vinicius dos Santos Bessa Ribeiro UFC Integrante Sem vínculo Não 7 09/04/2021 30/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Programa Casa Maranguape (Casamar) Programa
Apresentação
Este projeto propõe a criação e publicação de uma temporada do podcast de divulgação científica: O Universo de Lusca. O podcast aborda diversos temas da cultura pop, nerd, geek e, claro, da ciência, com uma linguagem clara e com convidados de diversas áreas relacionadas às temáticas. A temporada é publicada em cinco meses e é constituída 20 episódios, cada um com duração entre 40 e 120 minutos que são publicados semanalmente.
Justificativa
O ser humano é um curioso por natureza e a ciência faz parte da humanidade desde os primórdios. Atualmente, no entanto, muito da produção científica fica nos centros acadêmicos, muitas vezes acessível apenas a universitários e pesquisadores. A linguagem rebuscada e os diversos termos técnicos dificultam para o público em geral o acesso ao mundo científico. Tendo em vista esse cenário, o podcast O Universo de Lusca pretende destrinchar e desmistificar juntamente a convidados de diversos setores da produção científica. Levar ciência de uma maneira clara e acessível a todos os interessados é um dos objetivos deste projeto. A divulgação científica, em tempos em que tantas notícias falsas são veiculadas, é fundamental para manter a sociedade informada com a ciência. As culturas geek, nerd e pop são sucessos em se tratando em divulgação científica, visto que, muitas vezes, despertam a curiosidade do telespectador. Tendo em vista isso e a disseminação da cultura digital, percebeu-se a necessidade de um podcast com conversas descontraídas com acadêmicos que abordasse também tais temáticas. O estudo na área de Ciências surgiram com intuito de revelar, compreender e desvendar mistérios do mundo, do Universo e da evolução da vida de um modo geral, como a Biologia, a Astronomia, a Física, Química, dentre outras ciências. Claro que não foi tudo tão simples assim, pois o desenvolvimento científico requer tempo, dedicação, paciência e, com o avanço tecnológico, a facilidade de acesso à informação através da internet, a cultura digital acaba beneficiando descobertas futuras e o mundo científico. Diante deste panorama, projetos de divulgação científica são sempre bem vindos, visto que são essenciais para aproximar a sociedade do mundo científico.
Público Alvo
Pessoas interessadas em cultura pop e ciências.
Objetivo Geral
Este projeto propõe a criação de uma temporada do podcast O Universo de Lusca, que pretende divulgar a ciência com uma linguagem clara e objetiva, através das diversas plataformas de transmissão de programas de rádio para a internet, como Spotify, Deezer, Google Podcasts e nas diversas outras plataformas de podcasts. Eventualmente, nos episódios serão abordados temas da cultura pop, geek, nerd a fim de se aproximar mais da linguagem popular. O programa será destinado e pensado para o público interessado em ciência e/ou em temas das culturas pop, nerd e geek.
Objetivo Específico
- Desenvolver habilidades acadêmicas e profissionais dos participantes da equipe do projeto; - Desmistificar e destrinchar a ciência para o público em geral, juntamente com físicos, astrofísicos, biólogos, químicos, professores e outros profissionais que colaboram com a produção científica; - Tratar de assuntos do âmbito científico de forma clara e descontraída; - Levar atualidades para os ouvintes com a participação de convidados que têm entendimento dos assuntos abordados; - Popularizar a ciência.
Metodologia
No primeiro mês será realizada a pré-produção, quando serão selecionados convidados, os temas dos episódios e serão escritos roteiros para os mesmos. Nos seguintes dois meses será realizada a produção, quando serão realizadas as gravações da temporada. Nos dois últimos meses do projeto acontecerá a pós-produção e distribuição, quando serão feitas as tratamento do áudio das gravações, edições, legendagens, traduções em libras, criação e programação das publicações dos episódios da temporada. Além disso também é incluído nesta etapa a divulgação do podcast nas mídias sociais.