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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
GRAVAÇÃO DE VÍDEOS PARA AULAS REMOTAS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
06/04/2021
Previsão de Fim:
06/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
600
Carga Horária de Execução do Evento:
5
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Uchoa Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 5 06/04/2021 06/04/2021
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/04/2021 06/04/2021
Marina Brasil Gradvohl IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 06/04/2021 06/04/2021
Nilton Alencar de Oliveira Neto IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 06/04/2021 06/04/2021
Vitoria Suelly Pereira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 06/04/2021 06/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O uso das tecnologias digitais vem aumentando significamente nas diversas áreas da sociedade e das atividades humanas, incluindo a área educacional. A pandemia da Covid-19, doença causada pelo vírus SARSCoV-2 (novo coronavírus), ocasionou a interrupção das aulas, de forma presencial, nas instituições de ensino brasileiras. Tal interrupção poderia agravar ainda mais os problemas da educação nacional, dentre eles podemos citar: os baixos índices de aprendizagem e a alta taxa de evasão escolar. Nesse sentido, foram emitidos os pareceres CNE/CP nº 05/2020 e CNE/CP nº 09/2020, do Conselho Nacional de Educação (CNE), com recomendações quanto à realização de atividades pedagógicas de forma não presencial, mediadas por tecnologias ou não, com o intuito de que o ensino escolar se mantivesse mesmo durante a pandemia. Sendo assim, faz-se necessário que a comunidade escolar esteja preparada para as mudanças educacionais significativas que venham a ocorrer, haja vista que essa transição imediata para o ensino online traz grandes desafios. Há desafios ligados à formação do professor, já que não basta aos professores conhecerem as ferramentas disponíveis no âmbito das tecnologias digitais, é necessário que haja espaço de aprendizagem, tanto na formação inicial quanto na continuada, onde se possa explorar, experimentar, elaborar, criar metodologias de ensino usando esses recursos ou outros, e refletir didaticamente sobre esses usos.
Justificativa
Considerando as diferentes realidades em cada rede de ensino, pois grande parte da população não tem acesso à tecnologia digital, faz-se necessário o desenvolvimento de atividades pedagógicas que façam o uso ou não das tecnologias digitais ou ainda uma combinação da usabilidade, a fim de garantir que seja atingido o máximo possível de alunos. Nesse sentido, procuramos desenvolver uma consultoria online voltada à comunidade escolar, com o intuito de colaborar para que esta possa identificar o compreender o melhor uso de estratégias para o ensino interdisciplinar das ciências exatas em suas práticas pedagógicas à distância e híbridas, a depender de sua região. Almeja-se com isso, ainda, contribuir com o percurso formativo do corpo discente como consequência da formação de docentes e gestores participantes do projeto, haja vista que as atividades desenvolvidas no âmbito desta ação trarão impactos no chão da sala de aula, que será debatida e analisada, considerando o contexto escolar e social cada vez mais digital e virtualizado. Tal contexto tem requerido mudanças na formação inicial e continuada do professor, assim como, em sua prática, corroborando com as ideias de Gadotti (2002, pag. 31), quando afirma que o docente “deixará de ser um lecionador para ser um organizador do conhecimento, um mediador do conhecimento, um aprendiz permanente, um construtor de sentidos, um cooperador e, sobretudo, um organizador de aprendizagem”. A docência, pois, no cenário pandêmico e pós-pandêmico, requerer dos docentes este perfil, razão que ampara a construção e a oferta deste projeto.
Público Alvo
Profissionais da Educação, Alunos de Graduação
Objetivo Geral
Refletir sobre os aspectivos formativos a partir das experiências vivenciadas com a gravação de vídeos no período remoto
Objetivo Específico
Apresentar os processos de gravação de vídeos no período remoto Discutir criticamente as possibilidades e desafios no uso pedagógico da gravação de vídeos no período remoto
Metodologia
Será realizada uma palestra live com uma explanação inicial de 120 minutos. Após isso será respondida perguntas que foram sendo feitas pelo público no recurso chat do Youtube. A palestra será mediada por uma professora do IFCE campus Fortaleza.