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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Lazer Acadêmico - Plac-boom
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
06/04/2021
Previsão de Fim:
06/04/2022
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
400
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
2000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Seminário
Reunião
Relatório
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Emmanuel Alves Carneiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Matheus Carvalho Neves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 06/04/2021 06/04/2022
Emmanuel Alves Carneiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 06/04/2021 06/04/2022
Erica Martins Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/04/2021 06/04/2022
Jose Aglairton Martins Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/04/2021 06/04/2022
Renila Lauriano Coelho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/04/2021 06/04/2022
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Lazer Acadêmico- PAC BOOM tem como desenvolvimento atividades que acontecem nos intervalos dos dias da semana com atividades lúdicas com publico externo nas escolas, dias temáticos em associações, comunidades carentes, eventos de lazer gratuitos e de atividades de lazer e jogos competitivos com a integração do publico externo, o projeto tem o apoio da direção de extensão e da chefia de departamento do turismo, hospitalidade e lazer e a coordenação dos curso de gestão desportiva e de lazer. Importante destacar que os monitores escolhidos para as atividades de gestão são alunos do curso de gestão desportiva e de lazer que por sua vez, por meio das atividades colocarão em pratica seus conhecimentos acadêmicos facilitando a gestão das atividades e a interação com o publico participante. Durante o momento de pandemia todas as atividades serão adaptadas para o formato virtual, usando plataformas em formato Google Meet e Youtube
Justificativa
O Projeto Lazer Acadêmico- PAC BOOM tem como desenvolvimento atividades que acontecem nos intervalos dos dias da semana com atividades lúdicas com publico externo e dias temáticos em associações, comunidades carentes, eventos de lazer gratuitos e de atividades de lazer e jogos competitivos com a integração do publico externo, o projeto tem o apoio da direção de extensão e da chefia de departamento do turismo, hospitalidade e lazer e a coordenação dos curso de gestão desportiva e de lazer. A presente proposta se justifica em atendimento a comunidade com atividades de lazer integralizando com o curso de gestão desportiva e de lazer que tem uma proposta de desenvolver por meio da gestão do lazer projetos programas e atividades que integralize os alunos do curso com a comunidade afim de desenvolver experiências nessa área de formação.
Público Alvo
comunidade externa entre Crianças, adolescentes, adultos e idosos em diversas faixas etárias de Escola básica e beneficiários de Projetos sociais, associações e ONGs
Objetivo Geral
Inserir o lúdico (Brincar / Jogar e Lazer) para que haja momento de satisfação e interação entre os acadêmicos na hora dos intervalos nas escolar parceiras do IFCE, dias temáticos, associações e comunidades carentes, proporcionando aos alunos a convivência com atividades orientadas e lúdicas, por meio de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante os atividades.
Objetivo Específico
Estimular o potencial lúdico dos acadêmicos por meio do desenvolvimento de atividades com brincadeiras; Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem o participar e brincar de forma criativa e prazerosa; Promover a sociabilidade por meio dos jogos, brincadeiras, atividades lúdicas, campeonatos possibilitando que os participantes procurem soluções para os conflitos interpessoais durante as atividades; Valorizar o jogo como metodologia inovadora para melhorar aproveitamento dos participantes em atividades de animação e integração promovendo a solidariedade e a paz; Desenvolver juntamente com amigos de fora da IES momentos de interação em atividades dirigidas e pontuais a partir dos jogos e das atividades de competição desenvolvidas pela organização.
Metodologia
Esse projeto já existe a 8 anos em parceria com a Direx campus Fortaleza, As atividades acontecerão 1 vez por semana durante os 20 minutos de intervalo seja entre os turnos e ou nos intervalos das aulas nas escolas, dirigidas pelos coordenadores, monitores e demais funcionários que estarão de hora atividade, nesse dia da semana previamente agendado com o local. Os mesmo irão interagir com os alunos e participantes, realizando as atividades lúdicas que atuarão na psicomotora, auxiliando assim o desenvolvimento intelectual. Serão desenvolvidas pequenas oficinas em sala de aula para a confecção de brinquedos (usando material reciclável, (sucatas). Colaborando assim com o meio ambiente. As atividades são resultado de um planejamento prévio, elaborado pela equipe gestora, orientação pedagógica e professores. Os alunos também foram ouvidos sobre suas preferências a cerca das atividades realizadas no intervalo. Para cada dia da semana correspondem determinadas atividades, relacionada a uma temática vinculada e organizada do mês, sendo que as atividades seguem um cronograma desenvolvido. As atividades dos jogos aconteceram durante as terça se quintas e sextas e nas segundas e quartas acontecera um campeonato de travinha (futebol) Lances livres (basquete) durante o tempo do projeto, a condição de participar requer que cada aluno possa convidar um amigo externo para entrar nesta competição devidamente credenciada por meio de inscrição para que assim possa ser promovido a interação com o publico externo. As escolas atendidas não são previamente definidas elas são escolhidas e planejadas por nossa equipe que entra em contato com as escolas publicas oferecendo o serviço de atendimento a estas atividades assim agendando local, data e turno. Inicialmente é feio com a lista das escolas que visitam o campus fortaleza disponibilizadas pela comunicação social, após finalizar a lista que vamos a procura de bairros ainda não atendidos com o projeto, além das escolar, o projeto fica a disposição de associações e projetos sociais durante todo ano para fazer parte das programações festivas do local, bem como dias das crianças e projetos vinculados ao IFCE. Durante esse momento de pandemia foi adaptado para atividades a distancia e algumas atividades de interação todos de forma virtual oi seja foi adaptado para essa nova realidade. as bolsas são financiadas pela direx campus Fortaleza