Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos Integradores: Projetos Integradores e a interdisciplinaridade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
22/04/2021
Previsão de Fim:
22/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Relatório
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 22/04/2021 22/04/2021
Francisco Ismael de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/04/2021 22/04/2021
Gracileide Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/04/2021 22/04/2021
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 22/04/2021 22/04/2021
Maria Efigenia Alves Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 22/04/2021 22/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Diálogos Integradores compõem-se de um conjunto de palestras educacionais envolvendo a temática Projetos Integradores, voltados para os professores do Ensino Médio, Superior, equipe Técnico-Pedagógica e demais servidores do IFCE Campus Jaguaribe, além de outros Campi interessados em discutir acerca do assunto. A terceira palestra trará como tema: “Projetos Integradores e a Interdisciplinaridade” e terá como expositora, a professora Ma. Ana Eliza Trajano Soares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A socialização acontecerá virtualmente por meio do google meet, no dia 22/04, às 19h e abordará dentre outras questões, a importância da interdisciplinaridade no trabalho com projetos integradores, a pesquisa como um princípio educativo no processo de desenvolvimento dos projetos e os processos metodológicos utilizados para conduzir esses processos. A professora Ana Eliza tem desenvolvido um trabalho no IFRN campus Santa Cruz junto aos grupos de orientandos de Projeto Integrador na condição de orientadora e coorientadora e tem enfatizado a interdisciplinaridade como principal característica do trabalho com projetos, já que eles partem de questões identificadas e/ou vivenciadas pelos estudantes, as quais potencializam o desenvolvimento da autonomia e protagonismo dos alunos no processo educativo, além de iniciá-los no âmbito das pesquisas científicas tendo contato com diversas metodologias relacionadas à pesquisa científica. Vale salientar, que existem projetos integradores que se tornam projetos de pesquisa do campus onde a professora atua, ganhando continuidade e indo além de um componente curricular.
Justificativa
As mudanças ocorridas no formato do Ensino Médio denominadas de Ensino Médio Inovador e Novo Ensino Médio, são o reflexo de alguns marcos legais que aconteceram nos últimos anos sobretudo com a aprovação de algumas leis como a Lei 13005/2014 (Plano Nacional de Educação), a Lei nº 13.415/2017, conhecida como Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e mais recentemente, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, por meio da Resolução Nº 3, de 21 de Novembro de 2018. Como pressuposto atrelado a tudo isso, tem-se a necessidade da discussão a respeito da interdisciplinaridade no currículo integrado, já que ela é um dos princípios pedagógicos para alcance da integração curricular. Pensando nessas mudanças acima citadas e na urgência de um trabalho formativo com o corpo docente e técnico pedagógico do IFCE, propõe-se esse ciclo de encontros formativos no intuito de tratar pontos relacionados a importância da interdisciplinaridade no trabalho com Projetos Integradores, a pesquisa como um princípio educativo no processo de desenvolvimento dos projetos e os processos metodológicos que envolvem a condução desses processos.
Público Alvo
Docentes e corpo técnico-pedagógico de outros campi do IFCE, do IFRN e demais interessados.
Objetivo Geral
Compreender a importância da interdisciplinaridade no trabalho com projetos integradores, tendo a pesquisa como um princípio educativo no processo de desenvolvimento dos projetos.
Objetivo Específico
Dialogar acerca da interdisciplinaridade no trabalho com projetos integradores; Elencar algumas experiências exitosas com projetos integradores já realizadas no IFRN; Apresentar as bases práticas e metodológicas para o trabalho com projetos integradores.
Metodologia
Inicialmente foi promovido o contato virtual por meio do Whatsapp e e-mail institucional, para a sondagem da possibilidade de ministração da palestra pela professora convidada do IFRN. Após a confirmação, foi realizada a inserção do evento na Plataforma Sigproext, como também providenciada a divulgação do evento por meio do grupo de professores via whatsapp e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizado o google meet e a palestrante disporá de até 1 hora para a ministração da mesma, ficando 40 ou 50 minutos para as perguntas dos participantes. Finalizará com as considerações finais e os agradecimentos do professor(a) mediador(a).