Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Iniciação à docência, iniciação científica e projetos de extensão: experiências importantes para a formação de professores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
16/04/2021
Previsão de Fim:
16/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
Cartaz
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Encontro
Nome do Responsável:
Willana Nogueira Medeiros Galvao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Brena Samyly Sampaio de Paula IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Iasmin da Costa Marinho Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Integrante Sem vínculo Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Karoline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Marcos Vinicius Pereira Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 01/04/2021 16/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Esta mesa se materializa vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) que completa um ano de existência no mês de abril. O evento é, portanto, uma forma de divulgação do trabalho realizado pelo grupo e comemoração das atividades desenvolvidas durante os 12 meses de trabalho. Os protagonistas serão os estudantes, que trarão suas experiências formativas no curso de licenciatura: PIBID, IC, Monitoria e Extensão. As reflexões colocarão em relevo as contribuições da participação de espaços como os apresentados, para a formação de professores. Como parceiros nesse processo, contaremos com o PIBID da Física e um grupo de extensão da UERN.
Justificativa
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, em seu artigo 207, aponta que as universidades necessitam garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. No decorrer da graduação, os estudantes são expostos a diferentes experiências formativas, dentre elas: o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que oferece bolsas de iniciação à docência aos licenciandos interessados no magistério na rede pública. Outra oportunidade se dá por meio da iniciação à docência que proporciona aos estudantes de graduação a aproximação com a escola e, no contato com o campo, a oportunidade de se desenvolver profissionalmente. Já a monitoria é uma atividade formativa de ensino e apoio à docência. Proporciona aos estudantes a compreensão e produção dos saberes pedagógicos. Por meio das atividades de iniciação científica os estudantes despertam o interesse pela área da pesquisa, desenvolvem o pensamento científico e têm acesso a diferentes técnicas e métodos de pesquisa. Por outro lado, a extensão oferece aos graduandos a oportunidade de participar ativamente do diálogo entre universidade e comunidade. Diante do exposto, o FORPED considera importante criar oportunidades para dialogar, discutir e promover reflexão crítica através das vivências dos estudantes de licenciatura nas referidas iniciativas. Por isso, no intento de fortalecer e integrar as atividades de ensino, pesquisa e extensão na universidade, assim como, compreender as contribuições desses espaços para a formação de professores a partir da perspectiva dos estudantes, surge a mesa intitulada "Iniciação à docência, iniciação científica e projetos de extensão: experiências importantes para a formação de professores".
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Refletir sobre a importância da participação estudantil em atividades de iniciação à docência como PIBID e monitoria, iniciação científica e projetos de extensão para a sua formação como futuro professor.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Compartilhar as experiências formativas dos estudantes; - Disseminar espaços de protagonismo estudantil; - Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto; - Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
A mesa contará com cinco alunos: Larissa Gomes Teixeira (PIBID-IFCE), Gabriel Andreson da Silva Gomes (IC-IFCE), Sandra Oliveira do Santos (Monitoria- IFCE), Maria Eduarda de Oliveira Bezerra Medeiros (Extensão-UERN) e Afonso Araújo de Mesquita Júnior (FORPED- IFCE). Cada aluno apresentará sua experiência de atuação no espaço formativo que está vinculado: PIBID, IC, Monitoria ou atividades de extensão. A mesa será realizada no dia 16.04.2021 e será dividida em dois momentos: 1) fala das estudantes e apresentação das suas experiências; 2) abertura para debate e perguntas. A comunicação com os participantes se dará por meio da ferramenta Hangouts Meet, para o primeiro e segundo momento. Após a live, a gravação será disponibilizada no canal do FORPED no Youtube ( FORPED IFCE- https://www.youtube.com/channel/UC2qTh1NM21V4pi7GLj-LiwA) com o objetivo de alcançar pessoas interessadas na discussão que não puderam participar no horário agendado. A divulgação do evento, bem como a disponibilização da certificação posterior, se dará por meio do canal de comunicação do grupo no instagram (@forpedifce).