Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
PALESTRA E DEBATE: NUTRIÇÃO PARA AS MÃES
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
07/05/2021
Previsão de Fim:
07/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Apresentação
Ciclo de Debates
Palestra
Nome do Responsável:
Regianne Bandeira de Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Regianne Bandeira de Melo IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 07/05/2021 07/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A Nutriçao é uma ciência da saúde que visa a prevenção de doenças e promoção da saúde na população. Há muito que vem sendo bastante discutido na mídia as questões de obesidade infanto-juvenil e transtornos alimentares em jovens. As mães desses indivíduos se encontram em situação delicada. Desconhecem a melhor forma de ajudar a seus filhos e, por vezes, até agravam a situação. Além disso, possuem suas próprias dificuldades e dúvidas em relação às suas próprias necessidades e comportamento alimentar, com queixas inclusive de muitas que entram na menopausa e não mais administram suas vidas como antes.
Justificativa
O evento se justifica pelos índices cada vez maiores de terrorismo nutricional entre a pessoa e, em especial, às mães, confusas e angustiadas em saber como manter sua saúde e autoestima frente à necessidade de cuidar da alimentação da família (pois embora estejamos em "tempos modernos", sabemos todos que a mulher continua dedicando a maior parte de seu tempo com afazeres domésticos, nos quais se incluem uma alimentação saudável. Existe muita desinformação com relação aos tipos de alimentos de que fazemos uso. Conhecê-los de fato, oportunizará melhor equilíbrio, sem restrições severas e sem tanto conflito com o ato do comer. As mães se sentem culpadas pelos hábitos alimentares dos filhos, ou então estimulam sem perceber (as mães não o fazem por má intenção) hábitos que, junto ao sedentarismo (multifatorial) os levam pouco a pouco à obesidade. No Brasil, por exemplo, uma em cada 3 três crianças se encontram com sobrepeso ou obesidade infantil.
Público Alvo
Público alvo: mulheres mães e mulheres que exercem a maternidade de alguma forma. Pais que exercem papel materno.
Objetivo Geral
- Levar a prevenção de doenças e promoção da saúde em especial a mulheres mães ou que planejam a maternidade.
Objetivo Específico
- Elevar o conhecimento das mães quanto a uma melhor alimentação e nutrição para si e, consequentemente para sua família; - Promover conhecimentos sobre saúde em geral, passando brevemente pelas fases de gestação, lactação, primeira infância dos filhos e como lidar com as demais fases. - Obter noção de manutenção da alimentação saudável no lar, segundo suas limitações de acesso e orçamentárias. -Informar e apresentar brevemente o Guia Alimentar para a População Brasileira (MS), um dos mais atualizados e elogiados no mundo. -Sugerir às mulheres sobre como lidar com tanta auto cobrança em relação aos seus corpos (em especial na meia idade, quando se instala a menopausa), provendo-lhes informações de como lidar com a imposição de estereótipos de beleza impostos pela mídia.
Metodologia
Durante a divulgação, as/os participantes irão preencher uma ficha de inscrição do google formulário (com nome, idade, bairro e se é interno ou externo ao IFCE). Às 14h do dia 07 de maio, a sala virtual teráa entrada da palestrante que aguardará com tolerância de 5 minutos para o início da apresentação e, em seguida, a palestra. Através do Google Attendance, será possível registar de 20 em 20 minutos a dinâmica de entrada e saída do público. A palestra terá duração de 1 hora, passando no máximo 10 minutos além do planejando. No terceiro momento, o público será estimulado a fazer perguntas e comentários, entrando em um debate. Às 16h, o evento será finalizado e as respostas do formulário (questionário) serão recolhidas (o processo é todo virtual).