Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LABORATÓRIO DE REDAÇÃO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
03/05/2021
Previsão de Fim:
30/11/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rosa Aurea Ferreira da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Rosa Aurea Ferreira da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/05/2021 30/11/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto consiste em uma prática de produção de texto dissertativo-argumentativo, considerando os critérios exigidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Será realizado com estudantes do ensino médio da Instituição e das demais escolas municipais e estaduais do município de Crateús-Ce, assim como para aqueles que ainda não possuem ensino superior e manifestarem interesse em participar do projeto.
Justificativa
Dadas as dificuldades enfrentadas por muitos estudantes do ensino médio em relação à pratica de produção de textos, principalmente textos dissertativos-argumentos, faz-se necessária uma atividades mais específica voltada a desenvolver soluções que dirimam essa deficiência. Assim, propõe-se um trabalho que esteja voltado, especificamente, para a produção textual, em que os participantes terão a oportunidade de, na prática, desenvolverem habilidades que os levem a uma escrita mais bem ampliada em relação às cinco competências exigidas pelo Enem para produção de uma redação dissertativa.
Público Alvo
- Estudantes do ensino médio de outras instituições públicas, municipal e estadual, do município de Crateús-Ce - Outros participantes que já concluíram o ensino médio e ainda não ingressaram em um curso superior.
Objetivo Geral
-Desenvolver a prática da escrita de textos dissertativos- argumentativos, obedecendo as regras exigidas pelas cinco competências da redação do Enem.
Objetivo Específico
- Desenvolver a habilidade de fazer a conexão do tema proposto a outras áreas do conhecimento, de forma a construir um repertório produtivo dentro do texto; - Aprender a selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista; - Apreender conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; - Elaborar propostas de intervenção com os cinco elementos válidos, que estejam relacionadas ao tema e a discussão produzida no texto.
Metodologia
O projeto será desenvolvido na modalidade do ensino remoto, com a utilização dos mecanismos tecnológicos para a execução das atividades. Estas serão realizadas a cada 15 (quinze) dias com aulas síncronas através do google meet, e aulas assíncronas pelo google classroom sobre as competências e especificidades do texto dissertativo-argumentativo. Ao final de cada aula será postada na plataforma google classroom uma proposta de redação com um determinado tema, para que os participantes construam os seus textos com caneta de cor azul ou preta. Os participantes terão um prazo para postagem dos textos, para que os mesmos sejam corrigidos pelos avaliadores.