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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O ESTUDO DE GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS DE LETRAMENTO LOCAIS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
22/04/2021
Previsão de Fim:
30/07/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
84
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Empresas Juniores
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Reunião
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Fabiana dos Santos Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Darcya Leal Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/04/2021 30/07/2021
Ana Meire Arruda Martins IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/04/2021 30/07/2021
Fabiana dos Santos Lima IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/04/2021 30/07/2021
Iarlley Falcão Magalhães IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 22/04/2021 30/07/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto tem o objetivo de investigar as práticas de letramento sociais por meio da circulação de gêneros textuais. Esses veículos de comunicação ditam as necessidades de grupos sociais em estudo e estão diretamente envolvidos na construção histórica e sociocultural de uma sociedade. Tendo em vista que as práticas da escrita fazem parte do atual contexto social, o conceito de alfabetização é uma imposição para suprir a demanda social vigente. Neste contexto, quem não é alfabetizado (escolarizado) não atende ao pré-requisito dos grupos dominantes tais como a escola, a igreja, o trabalho, o comércio, entre outros; ficando à margem da sociedade. É neste ambiente, que surge o letramento como proposta de diminuição da desigualdade social por meio da rede social conhecida com Instagram.
Justificativa
Este projeto busca, por meio dos métodos da pesquisa-ação, identificar os gêneros textuais que alicerçam as práticas de letramento e de multiletramento socialmente desenvolvidas nas comunidades em que os alunos estão inseridos como marca de autoafirmação social. É comum o estudo dos gêneros textuais nos currículos escolares do Ensino Médio, no entanto não há uma ressignificação desse aprendizado como prática de comunicação social ativa. Diante disso, esta pesquisa justifica-se por desenvolver o protagonismo social dos alunos envolvidos no projeto por meio das dinâmicas da leitura e da produção de textos que se verificam fora da escola, mas que fazem parte do convívio social dos mesmos. Sendo assim, o processo da escrita com sua função social volta a se ressignificar com sua natureza cultural, minimizando a desigualdade social estabelecida por essa sociedade moderna caracteristicamente excludente. Com isso, é fundamental que a escola trabalhe com projetos destinados a fazer funcionar, no interior da escola, práticas de letramento culturalmente vivas e atuantes.
Público Alvo
Estudantes do ensino regular que pretendam cursar o Técnico integrado em Comércio, comerciantes da comunidade local, empreendedores que visam o desenvolvimento do seu produto por meio das redes sociais e a comunidade em geral que a rede social instagram.
Objetivo Geral
Divulgar o curso técnico integrado por meio do Instagram.
Objetivo Específico
1. Apresentar o curso à comunidade externa. 2. Divulgar ações realizadas dentro do curso. 3. Discutir temas interdisciplinares. 4. Desenvolver ações protagonistas de produção de conteúdo nas redes sociais. 5 Atrair o público local com informações discernentes às atividades comerciais.
Metodologia
As turmas do curso técnico integrado em comércio passarão por oficinas de produção de conteúdo para o Instagram. Os mesmos serão divididos em equipes para ficar responsáveis pelo publicação semanal. Cada equipe ficará responsável por uma semana até a finalização do projeto. As ações serão planejadas mensais para definir que tipo de conteúdo cada equipe desenvolverá e quais elementos de divulgação serão aplicados, tais como: feed, stories, reels e lives. As avaliações do processo serão contínuas, por conta da preparação e publicação do conteúdo.