Exibir Ação

Campus:
CAMPUS LIMOEIRO DO NORTE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
VALIDAÇÃO DE MÉTODOS DE ENSAIOS
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Ciência de Dados
Data de Início:
03/05/2021
Previsão de Fim:
07/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Testes Subjetivos
Testes Objetivos
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Jarbas Rodrigues Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Jarbas Rodrigues Chaves IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 10 03/05/2021 07/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de validação de métodos de ensaios foi desenvolvido para contribuir com os profissionais, estudantes e pesquisadores de laboratório na etapa de seleção, verificação e validação de métodos de ensaio de laboratório. No decorrer do curso, será apresentado a importância da Validação de Métodos no contexto da ISO 17025 e os parâmetro clássicos abordados na maioria dos guias de validação que são: Seletividade; Linearidade; Faixa de trabalho e Faixa linear; Limite de detecção; Limite de quantificação; Tendência/recuperação; Precisão (repetitividade, precisão intermediária e reprodutibilidade); Robustez. O treinamento será realizado de forma totalmente remota através das plataformas do google (classrom, meet, formulários).
Justificativa
A garantia da produção de resultados confiáveis sempre foi uma preocupação para os laboratórios de diferentes áreas. Nessa busca de garantir resultados válidos se tornou imperativo estabelecer um procedimento sistemático para avaliar se um método de ensaio a ser implementado em laboratório é adequado ao objetivo pretendido. Atualmente é aceito pelas diferentes áreas de laboratório, que esse procedimento sistemático denominado de validação é uma das principais operações que o laboratório usa para demonstrar a credibilidade dos seus resultados, assim como, promover a melhoria contínua de suas medições analíticas. Além da confiabilidade analítica, a abordagem da validação de métodos também está vinculada ao atendimento às exigências de organismos reguladores ou organismos de acreditação, bem como a etapa de desenvolvimento de métodos.
Público Alvo
Profissionais que atuam em laboratório na área de química, meio ambiente notadamente com ensaios químicos
Objetivo Geral
Capacitar profissionais e estudantes que atuam em laboratórios nos procedimentos de validação e confirmação do desempenho de métodos analíticos.
Objetivo Específico
Fazer com que os participante adquiram: Conhecimento sobre as exigências dos órgãos de acreditação; Conhecimento sobre os conceitos relativos a validação de métodos; Conhecimento sobre todas etapas envolvidas na validação de métodos de ensaios, e; Conhecimento sobre a sistemática de cálculo dos principais parâmetros da validação e os estudos estatísticos aplicados;
Metodologia
Aula expositivas síncronas usando o google meet e assíncronas que serão postadas no google sala de aula, plataforma que irá abrigar o minicurso; Serão utilizados questionários para fixar o conteúdo apresentado. As atividades serão postadas também no Google sala de aula, usando o formulário do google; Será usado planilhas eletrônicas para exemplificar os cálculos envolvidos na validação de métodos de ensaio; Materiais para consulta relacionados ao tema serão disponibilizado aos participante na sala de aula;