Exibir Ação

Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Matemática Aritmética
Área Temática:
Trabalho
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
10/05/2021
Previsão de Fim:
14/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
35
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
25
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Questionário
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Ana Claudia Mendonca Pinheiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Mendonca Pinheiro IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 10/05/2021 14/05/2021
Anderson Douglas Freitas Pedrosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/05/2021 14/05/2021
Mirla Dayanny Pinto Farias IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 10/05/2021 10/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O programa Capacita IFCE visa estimular o envolvimento dos servidores em ações de extensão como minicursos voltados para a comunidade interna do IFCE, mas principalmente para a Comunidade Externa. As ações são mensais e com temas de escolha de cada servidor, podendo constar mesmo de temas fora da sua área de atuação profissional dentro do Campus. O programa também visa a fortalecer a identidade do IFCE frente a comunidade externa ao oferecer estas ações gratuitas que oportuniza aquisição de novos conhecimentos e assim como conhecimento da estrutura física do campus. Nesse tempo de pandemia, divulgação dessas ações de forma remota. A cada mês do ano de 2021 (a partir de março), será lançada a inscrição para um minicurso específico, com orientações sobre prazos, requisitos, critérios de seleção e carga horária, onde 50% das vagas serão destinadas para o público externo e as outras 50% para o público interno (servidores e estudantes do IFCE). Caso as vagas destinadas ao público externo não sejam preenchidas, elas serão remanejadas para o público interno. Há certificado para os participantes. A iniciativa é da Coordenadoria de Extensão do campus. Portanto este minicurso fará parte de um dos que serão ministrados dentro deste programa.
Justificativa
A aritmética (da palavra grega ἀριθμός, arithmós, "número") é o ramo da matemática que lida com números e com as operações possíveis entre eles. É o ramo mais antigo e mais elementar da matemática, usado por quase todos, seja em tarefas do cotidiano, em cálculos científicos ou de negócios. Para que serve a aritmética? A aritmética é um campo da matemática que estuda os cálculos de adição, subtração, multiplicação, divisão, potencialização, radiciação e logaritmação. Diga-se de passagem, é a área mais utilizada da matemática nas atividades do dia a dia da humanidade. São sete operações básicas, denominadas cálculo aritmético. O ensino de matemática depende de vários fatores, tornando-o, pois, bastante complexo. Segundo Sant’Ana (2015), a aprendizagem de matemática é fundamental na educação em todos os níveis, uma vez que a estrutura instrumental de seus conteúdos possibilita ao estudante entender o mundo ao seu redor, interagir com ele sendo assim capaz de promover mudanças e implementando-as no seu cotidiano. Assim, busca-se um ensino de aritmética fundamentado na produção de significados que ofereça condições para que o ensino de matemática seja consistente e legítimo. Esse Curso de Matemática Aritmética destina-se a auxiliar os participantes a uma revisão de conceitos básicos de aritmética e facilitar o estudo da matemática comercial.
Público Alvo
Alunos do ensino médio e interessados no conteúdo do curso.
Objetivo Geral
Instrumentalizar cidadãos nas operações básicas aritméticas de que faz uso diariamente, tendo o poder de optar e decidir o que melhor lhe convém diante de suas expectativas, interpretando e refletindo sobre as possibilidades com a matemática comercial.
Objetivo Específico
(1) Sensibilizar os participantes para a utilização de conceitos elementares de aritmética com aplicação em ações cotidianas; (2) Desenvolver habilidades com o cálculo aritmético nas operações com mercadorias; (3) Minimizar dificuldades de compreensão dos conceitos básicos das operações com mercadorias na resolução de problemas.
Metodologia
Os conteúdos programáticos serão abordados através de aulas expositivo-dialogadas, por meio da tendência metodológica de resolução de problemas de forma remota no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) denominado Google Classroom (disponível em: https://classroom.google.com) com auxílio das ferramentas síncronas e assíncronas no qual servirá de auxílio na comunicação e interação entre professores e alunos. A organização do ambiente terá como orientação o Plano de Aula do Curso com disponibilidade de lista de exercícios, vídeos aulas, apresentações em slides, chats online, fóruns para dúvidas e atividades avaliativas.