Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O ensino nas escolas cívico-militares: compartilhando vivências na perspectiva de um professor civil.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
29/04/2021
Previsão de Fim:
29/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Hamilton Victor da Silva Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Carolina Portela Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 13/04/2021 28/04/2021
Hamilton Victor da Silva Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 28/04/2021 28/04/2021
Tatiana Clarindo de Melo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 2 13/04/2021 28/04/2021
Tiago Leão Silva Colégio Militar de Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 2 28/04/2021 28/04/2021
Willana Nogueira Medeiros Galvao IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 13/04/2021 28/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A palestra organizada no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência do IFCE Campus Tianguá (PIBID) e com o apoio do Grupo de Pesquisa Formação de Professores, Política Educacional e Desigualdade Social (FORPED) apresenta como orador e debatedor um professor civil de uma Escola Militar para compartilhar e discutir sobre a rotina e processos de ensino nestas instituições que adotam o modelo cívico-militar, bem como, descrever as relações entre os diversos atores que compõem a comunidade escolar neste modelo educacional. O Professor Mestre Tiago Leão Silva atua há 12 anos, com 8 anos de magistério em escolas militares, fará um relato da experiência vivida nas escolas militares estadual do Colégio da Polícia Militar e federal no Colégio Militar de Fortaleza (Exército). Com foco na relação professor-aluno e também nas relações hierárquicas com os respectivos militares que ocupam cargos de gestão nessas escolas o palestrante visa desconstruir mitos sobre o ensino e, principalmente, sobre o educando, objeto maior no processo ensino-aprendizagem.
Justificativa
Com a adoção de uma política educacional recente de transformação de escolas públicas civis, em locais administrados por militares, com a perspectiva de formar cidadãos onde recebe apoio integral do Ministério da Educação (MEC) observa-se a necessidade de fomentar em um debate, com membros atuantes destas escolas, a real vivência no processo de ensino-aprendizagem. Desta forma, como uma modalidade de gestão escolar que se apresenta, no âmbito do sistema da educação brasileira, faz-se necessário o compartilhamento de conhecimentos deste formato de gestão escolar aos licenciandos e professores que atuarão na educação básica.
Público Alvo
Professores, alunos, profissionais da educação e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Conhecer sobre as vivências das escolas cívico-militares mostradas por um dos atores que compõem tal comunidade escolar, o professor.
Objetivo Específico
- Ampliar a discussão da área pedagógica nos cursos de licenciatura; - Oferecer suporte teórico e prático aos estudantes dos cursos de licenciatura; - Compartilhar as experiências da profissão docente; - Promover reflexão crítica e debate sobre o tema proposto; - Colaborar com a ampliação dos cursos de extensão do IFCE, promovendo aproximação dos estudantes e comunidade com a instituição.
Metodologia
O evento contará com a presença do palestrante Professor Mestre da EBTT Tiago Leão Silva. A palestra será realizada no dia 28 de abril de 2021 e terá como mediação o Professor Hamilton Victor da Silva Junior e das estudantes de iniciação a docência Ana Carolina Portela Silva e Tatiana Clarindo de Melo. Após o tempo de apresentação de 1h destinado ao palestrante, será aberto aos participantes o espaço para perguntas e debate. A comunicação com os participantes se dará por meio da ferramenta Google Meet Link da videochamada:https://meet.google.com/scn-xbqu-ydf. Após o evento, a gravação será disponibilizada por e-mail aos participantes inscritos. O momento de inscrição se dará durante a palestra através do preenchimento de formulário disponibilizado no link https://forms.gle/CuDsbdbVHXttTZJN6 . A divulgação do evento, bem como a disponibilização da certificação posterior, se dará por meio do canal de comunicação do grupo no Instagram (@pibid_fisica_tiangua).