Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
MATEMÁTICA EM REDE: COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS - 3ª EDIÇÃO
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
03/05/2021
Previsão de Fim:
21/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Reunião
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Kiara Lima Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Abner Eliabe Marques de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Ana Carolina Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Antonio Almir Bezerra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 03/05/2021 21/12/2021
Fabricio Gomes Maximo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
José Mairton Rodrigues dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Kiara Lima Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Mario Lucas Marques Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Maycon Aurelio Moraes Constantino IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 03/05/2021 21/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A matemática está presente em todos os ramos de atividade do ser humano. É imprescindível para o desenvolvimento de todas as outras ciências. Muitas vezes a utilizamos sem nos dar conta de sua importância. Quando o homem se encontra diante de problemas que envolvem a necessidade de quantificar, ele utiliza a linguagem matemática. Isso vem acontecendo ao longo da história, desde os tempos remotos. A possibilidade de matematizar situações da vida é encontrada em praticamente todos os povos, nas mais variadas regiões e culturas. É algo próprio do ser humano.
Justificativa
O ensino da Matemática atualmente tem provocado preocupações a professores, alunos, pais e à sociedade, diante do baixo desempenho apontado pelos testes de larga escala aplicados aos alunos brasileiros. Desse modo, torna-se necessária uma reflexão no campo da Educação Matemática, no sentido de minorar esse imenso descompasso entre o que é trabalhado em sala de aula e o que a sociedade impõe à formação dos alunos. Nesse sentido, a realização do projeto Matemática em rede: compartilhando conhecimentos surge com o intuito de melhorar tais índices. Assim o projeto servirá como uma revisão dos conteúdos matemáticos para aqueles que estão fazendo ou já concluíram o ensino médio e desejam pleitear vagas em concursos públicos e no ensino superior de instituições públicas. O projeto visa contribuir ainda para a formação inicial dos futuros professores que atuarão dentro do projeto como professores mentores (alunos de graduação) auxiliando os alunos da educação básica a atingirem seus objetivos por meio de um atendimento individual e personalizado.
Público Alvo
Alunos de escola pública que estão se preparando para o ENEM; Alunos de graduação de instituições públicas
Objetivo Geral
Promover aprendizagem na área da Matemática na perspectiva de contribuir com a qualidade na Educação Básica.
Objetivo Específico
Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica da rede estadual, estimulando e promovendo o estudo da Matemática entre alunos das Escolas Públicas; Identificar jovens talentos e incentivar sua participação nas Olimpíadas Científicas e Tecnológicas; Proporcionar aos futuros licenciados em Matemática ou áreas afins (Física, Engenharia, ... ) das universidades públicas e institutos federais uma efetiva experiência na prática do magistério, contribuindo para a sua formação inicial; Reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos participantes do programa; Despertar a vocação técnico-científica entre estudantes do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino; Aumentar o número de estudantes provenientes do ensino público nas universidades públicas e institutos federais
Metodologia
A metodologia adotada para o projeto se dará através de módulos. Teremos um total de 30 módulos distribuídos ao longo dos oito meses do projeto. Será abordado alguns conteúdos de matemática importantes para o ENEM: MMC, MDC, Divisores, Fração; Potenciação, Radiciação, Produtos Notáveis, Fatoração; Conjuntos Numéricos, Intervalos, Equações; Escala, razão, proporção; Porcentagem e matemática financeira; Função Afim; Função Quadrática; Função Exponencial; Função Logarítmica; Estatística, gráficos e tabelas; Análise Combinatória e Probabilidade; Geometria Plana; Geometria Espacial Os conteúdos serão dispostos no google Classroom com listas de exercícios, atividades e materiais de apoio. Ainda serão feitas lives no Youtube com o intuito dos alunos revisarem ou aprenderem determinado conteúdo de matemática.