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Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I ABRIL INDÍGENA – NEABI campus Quixadá Seminário Cultura, artes e resistências nos territórios indígenas do Ceará
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
29/04/2021
Previsão de Fim:
30/04/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Exposição
Mesa Redonda
Seminário
Nome do Responsável:
Danielle Rodrigues da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Augusta Maria Carneiro Souza Casa de Saberes Cego Aderaldo Integrante Sem vínculo Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Caroline Vitor Loureiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Claudeth da Silva Lemos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/04/2021 30/04/2021
Daniele Cariolano da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Dayana Silva de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Francisco Haulivan Ferreira Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Francisco Rennan Mota Uchoa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Jobedir Holanda Ravette IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
JOSÉ WANDSSON NASCIMENTO BATISTA CREDE 12 - Seduc Ceará Integrante Sem vínculo Não 3 14/04/2021 30/04/2021
Joyce Custodio de Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Lizandra Monteiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
Lucas Vitoriano Azevedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
Luiza Teixeira de Almeida UFRS Integrante Sem vínculo Não 3 14/04/2021 30/04/2021
Marisangela dos Santos Ferreira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 14/04/2021 30/04/2021
Mauricio Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
Raimundo Aterlane Pereira Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Renata Lourdes Linhares Severiano IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/04/2021 30/04/2021
Vitória Holanda de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 14/04/2021 30/04/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Casa de Saberes Cego Aderaldo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Tendo como respaldo a Lei nº 11.645/2008, bem como as diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das questões indígenas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, o NEABI campus Quixadá vem buscando estimular o diálogo sobre o tema. Para se refletir sobre a verdadeira história dos povos originários do Brasil é necessário buscar as vozes que há muito foram silenciadas. Pois, estamos falando de um país que negligencia suas verdadeiras raízes e promoveu o apagamento dessas populações. Um fato que corrobora isto é o Censo brasileiro apenas em 1991 incluir a contagem e coleta de dados sobre os povos originários, citados em tal levantamento como indígenas. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), só o estado do Ceará possui 14 etnias, um legado histórico que podemos perceber por meio dos nomes dos municípios, onde, de acordo com informações coletadas no jornal O Estado, atualmente, dos 184 municípios cearenses, pelo menos 107 possuem nomes indígenas. Esse legado também está presente em nomes de bairros da capital Fortaleza, por exemplo Itaoca, Mondubim, Guararapes, Mucuripe, entre outros, além da herança percebida em nossa cultura e gastronomia. No entanto, a reflexão acerca dessa história que permeia nossas vidas, ainda necessita ocupar muitos espaços. Partindo deste contexto, o NEABI Quixadá vem promovendo o estudo do tema a fim de discutir e transmitir de forma responsável esse resgate histórico.
Justificativa
Por meio de decreto-lei instituído em 1943, no Brasil o dia 19 de abril é considerado o Dia do índio. Atualmente a data marca os debates e ações de resistência desses povos. As discussões, no entanto, ocorrem durante todo mês. Salientamos que o diálogo sobre esse tema deve ser contínuo e intrínseco ao processo de formação dos cidadãos, e não restrito à uma data ou mês, pois estamos falando de uma população composta de cerca de 305 etnias que falam 274 línguas diferentes, de acordo com o CENSO IBGE 2010. Partindo do princípio que a missão dos NEABIs é sistematizar, produzir e difundir conhecimentos, fazeres e saberes que contribuam para a promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, e que é fundamental reafirmar a cultura dos povos originários para só assim compreendermos nossa sociedade, o IFCE Quixadá se propõe a promover nos dias 29 e 30 de abril de 2021 o I ABRIL INDÍGENA – NEABI campus Quixadá.
Público Alvo
Comunidade Acadêmica Usuários externos das redes do IFCE campus de Quixadá
Objetivo Geral
Contribuir com o processo de luta, fortalecimento e emancipação dos povos indígenas do estado de Ceará.
Objetivo Específico
- Promover mesas que viabilizem reflexões, debates e que reafirmem a cultura e importância dos povos originários no Ceará; - Celebrar a existência e resistência dos povos originários do Ceará; - Contribuir no combate as diversas violências sofridas por esses povos; - Possibilitar aos estudantes a aproximação e compreensão das temáticas relacionadas aos povos indígenas.
Metodologia
O evento será realizado inteiramente de forma virtual com palestras e debates distribuídos em dois dias e organizados em duas mesas: Mesa Temática I – Educação e cultura: processos de formação de professores indígenas e realidades escolares diferenciadas. Mesa Temática II – Artes e resistência: os fazeres ancestrais e contemporâneos no fazer indígena. A transmissão será feita por meio do canal do IFCE campus Quixadá no Youtube, onde também os participantes poderão interagir por meio de comentários e perguntas inseridos no chat.