Exibir Ação

Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Diálogos Integradores: Reflexões teóricas e práticas acerca do trabalho com Projetos Integradores
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
06/05/2021
Previsão de Fim:
06/05/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
2
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Pesquisa de Satisfação
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Encontro
Palestra
Nome do Responsável:
Francisco das Chagas de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco das Chagas de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 06/05/2021 06/05/2021
Maria Brasilina Saldanha da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 06/05/2021 06/05/2021
Maria Efigenia Alves Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 06/05/2021 06/05/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os Diálogos Integradores compõem-se de um conjunto de palestras educacionais envolvendo a temática Projetos Integradores, voltados para os professores do Ensino Médio, Superior, equipe Técnico-Pedagógica e demais servidores do IFCE Campus Jaguaribe, além de outros Campi interessados em discutir acerca do assunto. A quinta e última palestra terá como tema: Reflexões teóricas e práticas acerca do trabalho com Projetos Integradores e terá como ministrante, o professor Me. Luiz Antônio da Silva dos Santos, da Faculdade Metropolitana Norte Riograndense (FAMEN) e Coordenador Pedagógico da Rede Estadual de Ensino do RN. A socialização acontecerá virtualmente por meio do google meet, no dia 06/05, às 19h e abordará questões relacionadas à fundamentação teórica para o trabalho com os projetos integradores e a compreensão das configurações de como se dá o seu processo de produção no contexto da prática, a partir dos princípios da Interdisciplinaridade.
Justificativa
As mudanças ocorridas no formato do Ensino Médio denominadas de Ensino Médio Inovador e Novo Ensino Médio, são o resultado de alguns marcos legais que aconteceram nos últimos anos sobretudo com a aprovação de algumas leis como a Lei 13005/2014 (Plano Nacional de Educação), a Lei nº 13.415/2017, conhecida como Reforma do Ensino Médio, a Base Nacional Comum Curricular (2017) e mais recentemente, das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, por meio da Resolução Nº 3, de 21 de Novembro de 2018. Isso é reflexo da histórica dualidade estrutural existente no Brasil entre a Educação Básica e a Educação Profissional, sendo destinadas à elite dirigente uma educação de caráter propedêutico com a finalidade de ingresso no Ensino Superior e de uma educação mais instrumental de caráter técnico às camadas populares, como a finalidade formar apenas técnicos para o mercado de trabalho. Nesse sentido, vê-se nos projetos integradores, uma estratégia metodológica curricular que tem como pressuposto principal a interdisciplinaridade e que está voltado à promoção de um Ensino Médio Integrado, tendo como eixos estruturantes o trabalho, a ciência, a cultura e a tecnologia, no intuito de formar sujeitos em uma perspectiva omnilateral, tendo o trabalho como princípio educativo. Pensando nisso e na urgência de um trabalho formativo com o corpo docente e técnico pedagógico do IFCE, propôs-se esse ciclo de encontros formativos com a finalidade de tratar pontos relacionados à fundamentação teórica e prática do trabalho com projetos integradores no Ensino Médio Integrado.
Público Alvo
Docentes de outros campi do IFCE, IFRN, do IFPE e demais interessados.
Objetivo Geral
Dialogar acerca dos Projetos Integradores como sendo possibilidades práticas de integração curricular nos Cursos Técnicos do Ensino Médio Integrado do IFCE.
Objetivo Específico
Entender as bases teóricas e metodológicas do trabalho com projetos integradores; Compreender o que dizem os teóricos da linha Trabalho-educação, no tocante aos Projetos Integradores como alternativa metodológica curricular à promoção da interdisciplinaridade nos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado; Analisar como são pensados, planejados e desenvolvidos, no contexto da prática, o Projeto Integrador em alguns Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado.
Metodologia
Inicialmente foi promovido o contato virtual por meio do Whatsapp e e-mail institucional, para a sondagem da possibilidade de ministração da palestra pelo professoro convidado da FAMEN. Após a confirmação, foi realizada a inserção do evento na Plataforma Sigproext, como também providenciada a divulgação do evento por meio do grupo de professores via whatsapp e outros meios virtuais. Para a ministração da palestra, será utilizado o google meet e O palestrante disporá de 50 minutos para a ministração, ficando 50 minutos ou 1 hora para as perguntas dos participantes. Finalizará com as considerações finais do palestrante e os agradecimentos do professor mediador.