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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
EJA em ação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
20/05/2021
Previsão de Fim:
31/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Folder
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Saulo Henrique dos Santos Esteves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Arthur Cesar Mina Albuquerque Coelho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2021 31/08/2021
Eduardo Araújo Esteves Universidade Federal do Ceará Integrante Sem vínculo Não 2 20/05/2021 31/08/2021
Francisco Helder Franco de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/05/2021 31/08/2021
Márcia Helena Silva de Queiroz Esteves Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia de Caucaia Integrante Sem vínculo Não 2 20/05/2021 31/08/2021
Saulo Henrique dos Santos Esteves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 20/05/2021 31/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Brasil é um país com grande massa de analfabetos e analfabetos funcionais. São milhões de excluídos, seja pela miséria que impediu alguns de estudar, pois precisavam exercer o trabalho infantil, pela falta de oferta de vagas ou pela má qualidade educacional brasileira, produzindo pessoas com competências sociais laborais e acadêmicas abaixo do que é estabelecido legalmente para egressos da educação básica. A EJA tem um papel estratégico na realidade brasileira, pois pode incluir pessoas de forma mais eficaz no exercício da cidadania e no mercado de trabalho. Contudo, a EJA ainda é um tabu. Os que se julgam academicamente suficiente querem afastar-se desse público e ações e aqueles que dela participam querem esconder esse fato, pois sabem que há discriminação (e não querem sofrê-la)! Esse projeto de extensão visa, por meio, de um canal institucional em plataforma de streaming promover falas sobre a EJA de modo a apresentar as possibilidades legais e angústias dos que a promovem ou participam dela. Quando se fala sobre um tema, é possível naturalizá-lo e buscar encaminhá-lo de forma mais adequada.
Justificativa
O fracasso do PROEJA em praticamente toda rede federal de EPT, a despeito da obrigatoriedade legal dos IFs ofertarem 10% de suas vagas pelo PROEJA, enseja um maior debate junto à comunidade externa e interna sobre esse tema. Nota-se um desconhecimento da legislação e mecanismos para promoção desta modalidade, incluindo por gestores. É preciso um debate sério que aponte as ilegalidades e iniquidades ao negar o direito das pessoas de terem vagas ofertadas pelo PROEJA. No IFCE, apenas Juazeiro do Norte, cumpre sua obrigação legal junto ao programa. Segundo a Plataforma Nilo Peçanha, com exceção de Juazeiro do Norte e Cedro, todos os outros campi do IFCE não ofertam qualquer vaga pelo PROEJA.
Público Alvo
Jovens e adultos, que possam ser atendidos pela EJA; Professores e gestores de instituições da educação básica atuantes ou não na EJA;
Objetivo Geral
Propagar informações sobre a EJA no Brasil, em especial sobre o Proeja.
Objetivo Específico
- Valorizar ações de EJA; - Atrair novos participantes para os cursos da EJA; e - Incentivar o aumento de vagas pelo Proeja, em especial no IFCE.
Metodologia
Far-se-ão roteiros, com, pelo menos, um tema mensal relativo à EJA; Será elaborado, editado e postado o respectivo vídeo dentro do canal (vinculado à conta institucional do professor) em uma plataforma de streaming; e Interagir-se-á com os participante por meio de diversos canais de comunicação de forma assíncrona.