Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II CORRIDA DE RUA DO CAMPUS PECÉM (Versão On-line)
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Promoção da Saúde
Data de Início:
19/08/2021
Previsão de Fim:
23/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Campanha
Nome do Responsável:
Fernando Michael Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 19/08/2021 23/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A realização da segunda edição da CORRIDA DE RUA DO CAMPUS PECÉM, em sua versão on-line, é uma ação do IFCE Campus avançado do Pecém, que tem como objetivo incentivar a prática de atividade física para melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes, enquanto prerrogativa da Educação Física.
Justificativa
A prática de atividade física é uma importante forma de prevenção e promoção da saúde, melhorando os níveis imunológicos e combatendo o sedentarismo. E o Setor de Educação Física e Enfermagem (SEFE) do campus avançado do Pecém é responsável por promover ações de forma a contribuir com a melhoria das condições de saúde e qualidade de vida da comunidade na qual está inserida. Desta forma, a realização deste evento se torna parte indispensável no planejamento das ações do setor, principalmente, no contexto pandêmico e estado de calamidade de COVID 19 que a sociedade brasileira vem enfrentando, destacando a necessidade dos cuidados urgentes com sua saúde.
Público Alvo
O evento contará com a participação de familiares do corpo de servidores, funcionários e discentes do campus avançado do Pecém, além de alunos de projetos e cursos de extensão, ex-alunos e da comunidade externa, em geral, convidada.
Objetivo Geral
Incentivar a prática de atividade física para melhoria da saúde e qualidade de vida.
Objetivo Específico
- Proporcionar a vivência da prática da corrida/caminhada e seus benefícios. - Apresentar a importância dos aplicativos de corrida/caminhada para segurança e qualidade das ações dos participantes durante o evento. - Apresentar, aos alunos das disciplinas extracurriculares e optativas de Educação Física, os procedimentos e particularidades na organização de eventos esportivos, através da atuação destes discentes na organização e participação da corrida de rua.
Metodologia
A segunda edição da Corrida de Rua é gratuita e será realizada no formato online em virtude do quadro de pandemia que o Brasil vive atualmente. O participante poderá escolher um dos percursos de 2,5Km ou 5Km de distância, podendo correr, caminhar ou alternar corrida/caminhada, possibilitando o congraçamento entre a comunidade interna e externa do campus avançado do Pecém, em um momento de estímulo à prática de atividade física para melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. O evento contará com a participação do público em geral, comunidade interna e externa do Campus avançado do Pecém, podendo se inscrever na corrida em uma das categorias listadas abaixo: A- 18 a 30 anos; B- 31 a 40 anos; C- 41 a 50 anos; D- 51 anos acima. Esta edição esta prevista para acontecer no período de 19 a 23 de agosto, cujo participante poderá realizar sua prova em um desses dias e enviar, uma única vez, o seu tempo e distância percorrida, utilizando-se de um aplicativo de corrida (Nike run, strava, entre outros) para registro e monitoramento dos dados da sua prova. As inscrições serão gratuitas e poderão ocorrer até o dia 13 de agosto através do preenchimento do formulário de inscrição online que será disponibilizado a toda comunidade. Durante a prova, o participante poderá escolher o melhor local para realizar sua corrida/caminhada, seja no conforto de sua casa ou em outro espaço adequado a prática, desde que seguro e respeitando as recomendações de saúde de sua região e cidade, obrigatoriamente no intervalo de tempo do período do evento. O percurso da corrida é de escolha do participante. Ao finalizar a corrida, o participante deverá fazer duas ações: 1) Enviar, UMA ÚNICA VEZ, o resultado emitido pelo aplicativo (o aplicativo de corrida oficial do evento será o STRAVA) onde deve constar o percurso, a distância percorrida e o tempo, junto com a imagem do aplicativo, no link de resultados que será disponibilizado no dia do evento. Todos os resultados serão apurados para avaliar possíveis irregularidades. 2) Postar uma foto de algum momento seu realizando a corrida/caminhada nos stories do seu Instagram e marcar a conta do @ifcepecem. Quanto as premiações, contaremos com medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria e certificados digitais de participação para todos os participantes que concluírem a prova. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria terão seus resultados e suas imagens (em caso de autorização por estes) publicadas no instagram oficial do campus @ifcepecem. Dependendo da situação do estado de calamidade no Brasil, a entrega das medalhas poderá ocorrer presencialmente, no IFCE Campus avançado Pecém, ou poderá ser enviada ao endereço do participante, porém é de inteira responsabilidade deste o deslocamento até o campus para receber sua premiação.