Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO PECÉM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I JOGOS ESPORTIVOS DO CAMPUS PECÉM (JEPs)
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
16/08/2021
Previsão de Fim:
21/08/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Sistema acadêmico
Redes sociais
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Festival
Nome do Responsável:
Fernando Michael Pereira Nobre
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernando Michael Pereira Nobre IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 16/08/2021 21/08/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A primeira edição dos “Jogos Esportivos do Campus Pecém - JEPs” é uma ação do IFCE Campus avançado do Pecém, com o propósito de desenvolver a prática desportiva, educacional e cultural na instituição, como projeto de combate a evasão escolar e para melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes, enquanto política da Educação Física e prerrogativa do Programa Qualidade de Vida do servidor. Poderão participar do evento: alunos de cursos regulares, cursos FIC e de extensão; servidores, terceirizados e seus familiares; ex-alunos, ex-terceirizados, pais de alunos e membros convidados da comunidade externa.
Justificativa
O esporte é uma importante ferramenta de educação que oferece diferentes experiências motivadoras e desafiadoras durante a sua prática, contribuindo para formação integral do praticante. No âmbito escolar, a realização de eventos esportivos se apresenta como um facilitador da formação educativa e social do aluno, trazendo vários benefícios a saúde e a qualidade de vida, como também, atuando na melhora do rendimento escolar e nas relações interpessoais. Os eventos esportivos podem auxiliar a escola em sua missão de educar o aluno e suas ações concretizam um tipo de cultura que expõe os anseios destes estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar. Atividades ligadas ao esporte, arte, cultura, educação e saúde, desenvolvidas dentro da programação dos jogos escolares podem mobilizar um coletivo de alunos e professores a desenvolverem projetos interdisciplinares, pesquisas científicas, projetos sociais e diversos estudos que com certeza contribuirão com a formação acadêmica e social do estudante, não se restringindo apenas a disputa desportiva. O IFCE – Campus avançado do Pecém, portanto, enxerga neste evento uma possibilidade de promover a prática esportiva, educativa e cultural, demonstrando a importância da prática de atividade física para melhoria da saúde e qualidade de vida, utilizando-se do esporte como ferramenta educativa para formação integral do indivíduo.
Público Alvo
O evento contará com a participação de familiares do corpo de servidores, funcionários e discentes do campus avançado do Pecém, além de alunos de projetos e cursos de extensão, ex-alunos e da comunidade externa, em geral, convidada.
Objetivo Geral
Desenvolver a prática desportiva, educacional e cultural no IFCE Campus avançado do Pecém, através da realização da primeira edição do referido evento esportivo, para melhoria da saúde e qualidade de vida dos participantes, enquanto política da Educação Física e enquanto prerrogativa do Programa Qualidade de Vida do servidor.
Objetivo Específico
- Contribuir para o desenvolvimento de uma cultura desportiva no IFCE – Campus avançado do Pecém, viabilizando a implantação de novas ações e projetos na área de Educação Física; - Demonstrar a importância da prática de atividade física para melhoria da saúde e da qualidade de vida, concretizando a fundamentação do esporte enquanto promotora da saúde; - Facilitar a descoberta de jovens com aptidão desportiva para formação de equipes, compondo a delegação do Campus avançado do Pecém em competições esportivas; - Fomentar a prática de atividade física entre servidores e terceirizados do Campus enquanto ação do Programa Qualidade de Vida; - Apresentar, aos alunos das disciplinas extracurriculares e optativas de Educação Física, os procedimentos e particularidades na organização de eventos esportivos, através da atuação destes discentes na organização e participação da corrida de rua; - Promover as relações interpessoais entre os participantes, consolidando os valores sociais transmitidos pelo esporte.
Metodologia
Os Jogos Esportivos do Pecém é parte da política de desenvolvimento do esporte institucional, desenvolvida pelo Setor de Educação Física e Enfermagem (SEFE) do Campus avançado do Pecém. No entanto, devido ao quadro pandêmico e estado de calamidade relacionada a COVID19, como também a impossibilidade de ações presenciais, a proposta de realização do evento acontecerá na versão online, abrangendo o público em geral da comunidade interna e externa, trazendo uma característica mais social e acadêmica. As modalidades a serem promovidas ainda não foram definidas e sua escolha dependerá das possibilidades de desenvolvimento de forma online, prevalecendo modalidades como: futebol virtual, xadrez, corrida de rua, jogos digitais, gincanas. Além disso, será lançado para professores e alunos a ideia de incluir apresentações de artigos, experimentos científicos e conversação em línguas estrangeiras, como forma de promover as ações destes e a formação acadêmica. As inscrições poderá ser realizadas até o dia 09 de agosto, mediante processo online, por meio de um formulário do Google Form. A disputa das modalidades acontecerá no período de 16 a 21 de agosto, nos horários das aulas e em horários extracurriculares. A programação será definida após o final do inscrição. Também haverá premiação, em medalhas, para os vencedores das disputas e, em certificados, para os discentes das disciplinas extracurriculares e optativas de Educação Física que serão convidados a atuar na organização do evento.