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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
I Ciclo de estudo “introdução aos feminismos”
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
20/05/2021
Previsão de Fim:
16/12/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Reunião
Questionário
Relatório
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Daniela Fernandes Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniela Fernandes Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 20/05/2021 16/12/2021
Luciana de Sousa Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2021 16/12/2021
Maria do Carmo Oliveira Duarte IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 20/05/2021 16/12/2021
Miriam Porfirio da Silva Prefeitura Municipal de Paulínia Integrante Sem vínculo Não 3 20/05/2021 16/12/2021
Samara Taveira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 20/05/2021 16/12/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura Municipal de Paulínia Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão intitulado de I Ciclo de estudo “introdução aos feminismos”, é uma proposta de primeiras aproximações com a literatura feminista, tem como objetivo fomentar o diálogo e sensibilizar as/os participantes para a relevância da construção, difusão e troca de conhecimentos sobre as principais abordagens feministas. Essas ações estão direcionadas para uma causa imprescindível de grande impacto social que através das diversas formas de opressões, ideologia de gênero, feminicídio, dentre outras questões, que atinge diretamente a saúde psíquica e física das mulheres. Na perspectiva coletiva seremos convidadas a refletir sobre as formas de opressões que promovemos e nos submetemos de forma consciente e inconsciente na cotidianeidade, possibilitando a construção de ações refletidas que possam nos indicar caminhos para superação dessas situações. E nos apropriando da possibilidade de deslocalização do saber propiciada pelo uso das tecnologias digitais e do trabalho remoto, realizamos uma parceria com a Prefeitura de Paulínia, especificamente com uma docente da rede municipal de ensino.Como resultado da ação de extensão, produziremos a cada encontro um card para ser divulgado no Instagram do IFCE- Cedro, sintetizando as aprendizagens. Finalizaremos com o relatório final e um artigo cientifico no modelo relato de experiência.
Justificativa
Estamos inseridas em um contexto sócio-político e educacional, marcado por acentuados conflitos no tocante as questões de gênero que trazem nas linhas e entrelinhas a concepção de sociedade patriarcal de relações pautadas no sexismo. Com base nesses aspectos, esse projeto justifica-se por estar direcionado para uma causa imprescindível de grande impacto social que através das diversas formas de opressões, ideologia de gênero, feminicídio, dentre outras questões, atinge diretamente a saúde psíquica e física das mulheres. E pela necessidade de um constante processo de discussão sobre as incompreensões sobre o feminismo e na coletividade pautadas em uma literatura feminista, construirmos teorias e práticas feministas. Como explicita Hooks (2018, p.17) ‘” Feminismo é um movimento para acabar com o sexismo, exploração sexista e opressão”. Não é um movimento anti-homem, mas uma luta por respeito e equidade de gênero. Por isso, é pertinente essa busca coletiva pela desmitificação do feminismo e pela reflexão sobre as diversas formas hegemônicas de opressões para que, na coletividade, possamos fazer da nossa voz a reverberação de muitas outras vozes e assim corroborarmos para produção e circulação desses conhecimentos. Nesse diálogo pretendemos no apropriar do entendimento de que, […] o feminismo nos dá uma biografia. Ele é a narrativa de si, auto avaliação crítica e autocrítica das mulheres. A narrativa daquelas pessoas que não tiveram narrativa, que não tiveram direito de uma história. Por meio dessa história que vem sendo construída e que tem um longo caminho pela frente, o feminismo nos dá a chance de nos devolver ao nosso tempo, aos nossos pensamentos, ao nosso corpo (TIBURI, 2018, p. 103). E nessa perspectiva de conhecimento e reconhecimento de narrativas, lutar contra as expectativas de gênero, violência, dominação dos corpos entre outros aspectos, nos instrumentalizando de forma teórica e metodológica como forma de resistência e de reexistência.
Público Alvo
-Movimentos sociais e ativistas com intento de prospectar parcerias futuras. - Demais interessados/das na temática.
Objetivo Geral
Fomentar o diálogo e sensibilizar as/os participantes para a relevância da construção, difusão e troca de conhecimentos sobre as principais abordagens feministas.
Objetivo Específico
- Refletir sobre as diversas formas de opressão a partir de situações cotidianas apresentadas nos questionários respondidos durante a inscrição. - Analisar e discutir os processos históricos de desigualdade que marcam as expectativas de gênero no âmbito escolar e na nossa sociedade, através das leituras guiadas e das reflexões sobre as práticas cotidianas. - Oportunizar a construção teórico e prática do fortalecimento e empoderamento para o exercício dos direitos das mulheres no ambiente institucional e na sociedade. - Produzir materiais educacionais como proposta de “introdução aos feminismos” que permitam a difusão das experiências para espaços escolares e não escolares.
Metodologia
O projeto será executado em três etapas, em que estaremos diretamente envolvidas atuando de forma dialógica com cuidado à apropriação metodológica e teórica da proposta. Para tanto, seguiremos a seguinte logística. Trilha de aprendizagem 01 (preparação) –Apropriação teórica e prática da literatura feminista, elaboração de questões reflexivas sobre a temática que serão parte integrante do processo de inscrição e problematizadas ao longo dos encontros. Elaboração, divulgação e disponibilização do formulário de inscrição (google forms) com 40 vagas, através das redes sociais oficiais do campus e das redes sociais das coordenadoras. Trilha de aprendizagem 02 (execução) - Os encontros acontecerão de forma virtual e terão 1hora de duração através do google meet. Os materiais serão compartilhados pelo e-mail e aplicativo de mensagem Whatsapp. Serão 07 encontros, um encontro por mês, para debates e reflexões sobre os capítulos do livro “HOOKS, Bell. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Ventos, 2018.” E problematização das questões reflexivas apresentadas no ato de inscrição. Como material complementar faremos o uso de mídias áudios visuais sobre a temática como forma de identificar diversas formas de opressão que ainda sofremos no cotidiano. E a cada encontro, produziremos um card para ser divulgado no Instagram do IFCE- Cedro, sintetizando e divulgando as aprendizagens. Trilha de aprendizagem 03 (Socialização)- Finalizaremos com o relatório final e a produção de um artigo cientifico no modelo relato de experiência.